Passadas 10 jornadas, o Popular da 1ª divisão volta a ter um líder isolado, trata-se dos Leões da Serra, a última vez que houve um líder isolado foi o Leocadenses à 5ª jornada, na altura era Leocadenses em 1º e Leões da Serra era 2º, agora as posições foram invertidas. Leocadenses que perdeu pela 1ª Vez no campeonato, e no único jogo que marcou menos de 3 golos perdeu! Invictos continuam Leões da Serra e Águas Santas.

Duro golpe sofreu o Remelhe em Bastuço Sº João ao não ir além de um empate perante o clube local.  O Remelhe não só perdeu uma grande oportunidade de aproximar do pódio como ainda viu o Perelhal escapar para o 4º Lugar. Estes foram os principais destaques desta 10ª Jornada, porque tudo se conjuga que daqui para baixo existe um campeonato à parte, onde a os clubes olham mais para baixo (lugares de despromoção) do que entrar no comboio dos candidatos ao título.

 O fundo da tabela e lugares de descida está mais claro após esta jornada, pois não há clubes com os mesmos pontos entre o 9º e 11º classificados. Palme e S Martinho foram derrotados em Carapeços e Perelhal, e ficaram em zona de despromoção 11º e 12ºclassificados. O Bastuço Sº João e Pereira não foram além de um empate e ficaram exatamente nas mesmas posições em 13º e 14º Lugares respetivamente.    

Marcaram-se 26 golos nesta 10 ª Jornada. O destaque vai para Guilherme (Edu) do Carapeços único jogador a bisar nesta jornada.

Na lista dos melhores marcadores os jogadores dos primeiros 4 lugares não marcaram, mas mantém posições, com Zé Carlos do Leocadenses ainda líder com 9 golos e Hélder Ribeiro do Águas Santas segue em 2º com 8 golos. Nuno Novais do Macieira em 3º foi apanhado nesta jornada por, Daniel Coelho do Perelhal, sem marcar mantiveram-se Lopes do Negreiros, Reko do Leocadenses, e Rivaldo dos Leões e somam todos 6 golos do 3º ao 7º Lugar.  

Leões da Serra 4-2 Leocadenses

Este era sem dúvida o jogo onde estavam concentradas todas as atenções, ambos os clubes estavam a par no topo da classificação, e apesar do fator casa dar algum favoritismo aos Leões, era sempre um jogo para tripla no totobola.

O jogo começou de feição para a equipa da casa com André a inaugurar o marcador á passagem dos 15 minutos de grande penalidade, 1-0.  Aos 30 já Edu elevava para 2-0 e com este resultado se chegava ao intervalo.

Os Leões com esta vantagem foram levando com cautelas a água ao seu moinho, e ainda contaram com Manu o Ex. Creixomil que deu cartas na época passada com arte para fazer golos, ao elevar a fasquia para 3-0 aos 70 minutos, e a vidinha começava a andar para atrás para a turma Leocadenses. No entanto quem segue o Leocadenses sabia que estes marcaram 3 ou mais golos em todos os jogos até aqui disputados. E a reação acabou por acontecer. Com a carne todo no assador o Mister Joel Arantes abriu a frente de ataque, e em dois lances procedentes de dois cantos marcou dois golos de rajada, e colocou como é natural, os leões apreensivos. Raul e Joãozinho marcaram aos 85 e 87 minutos! E se surgisse o 3-3 que não espantaria ninguém dado o trajeto que o Leocadenses tinha tido até aqui, mas os Leões acabaram com a audácia dos jogadores do Leocadenses ao contar com Casais para dar o cheque mate, ao fazer o 4-2 aos 92 minutos. Com o espetáculo terminado dentro das quatro linhas, tempo ainda para assistir a algumas escaramuças e dois jogadores do Leocadenses ao irem tirar algumas satisfações com o árbitro do encontro,  este não esteve com meias medidas e ambos tiveram ordem de expulsão.  Há muito campeonato para jogar, nada ficou decidido, apenas vimos os Leões chegarem à liderança de forma isolada pela 1ª vez com 28 pontos e o Leocadenses fica no 2º lugar com os seus 25 pontos, mas viu o Águas Santas chegar perto de si ao passar a somar 24 pontos e apenas 1 ponto os separa!   

Macieira 0-3 Águas Santas

Grande vitória foi alcançar o Águas Santas no campo Limarinho em Sº Pedro de Rates casa emprestada do Macieira.

Sem incidências desta partida o resultado parece-nos demasiado pesado para a equipa da casa, tendo em conta que só aos 70 minutos o Águas Santas inaugurou o marcador por intermédio de Hugo Ferreira. O 2-0 foi apontado por Jeff aos 79 minutos e aos 92 Zé Maria fixou o resultado final em 3-0. Com esta vitória o Águas aproximou-se do 2 º classificado o Leocadenses que segue em 2º com 25 pontos. O Águas passou a somar 24 pontos no 3º lugar que já era seu à partida para esta jornada. O Macieira com esta derrota caiu para 7º lugar com os mesmos pontos do Carvalhal (13) que passou a ocupar o 6º lugar.  

Perelhal 3-1 Sº Martinho

O Perelhal recebeu e venceu o Sº. Martinho, mas não foram favas contadas. Pelo contrário levou um susto ao ver-se em desvantagem à passagem dos 13 minutos com o golo da vantagem do Sº Martinho apontado por Né 0-1. Foi preciso suar as estopinhas para dar a volta ao resultado que aconteceu no final da 1ª parte.  Dani Coelho restabeleceu a igualdade 1-1 aos 42 minutos, e Chora deu a cambalhota no marcador ao apontar o 2-1 aos 45 minutos.

Na 2ª parte decorria o minuto 70 quando Salgueiro apontou o tento da tranquilidade ao colocar o Perelhal a vencer por 3-1. Resultado que não sofreria alteração até final.  

O Perelhal depois da derrota na jornada anterior perante o Remelhe não podia desperdiçar pontos, com esta vitória mantem-se no 4º lugar com 21 pontos menos 3 que o Águas Santas que segue em 3º com 24 , e menos 4 pontos que o Leocadenses que segue em 2º com 25. A diferença para o líder Leões da Serra é que é ainda de 7 pontos.

Bastuço Sº João 2-2 Remelhe

O Remelhe partiu para esta jornada motivado, depois de vencer um forte candidato o Perelhal na jornada anterior, e deslocou-se ao terreno do último classificado.

Entrou demasiado confiante, confiando apenas na classificação do adversário e levou com o golo do Bastuço Sº João aos 25 minutos através do avançado Lopes, que anda muito longe da veia goleadora da época passada em que se sagrou como o melhor marcador com 23 golos. 1-0 e o jogo foi para o intervalo.

O jogo caminhava para o seu final, e vieram as emoções fortes. Aos 85 minutos Cenoura restabelece a igualdade 1-1. E aos 90 minutos Edu deu mesmo a reviravolta ao marcador colocando o Remelhe em vantagem 1-2 só com os descontos para jogar. E foi já ao minuto 94 que Pato conseguiu voltar a empatar o jogo 2-2.

Da forma como se entregaram e discutiram o resultado podem a partir daqui os jogadores do Bastuço Sº. João começarem a arrepiar caminho para sair do último lugar.  Já o Remelhe sofreu um duro golpe nas suas aspirações onde em 1ª classe só andam 5 clubes, sendo o Remelhe um deles. O Remelhe continua em 5º lugar com 18 pontos e a diferença para o Líder leões já é de 10 pontos.  

Carvalhal 2-1 Negreiros

O Carvalhal voltou às vitórias depois de estar 3 jogos sem vencer, tenho amealhado duas derrotas nessa série de jogos.

Recebeu o Negreiros que vinha de uma vitória moralizadora por 8-0 perante o Bastuço na jornada anterior, e previa-se equilíbrio.

Sem incidências desta partida sabemos que os pupilos de Piloto se adiantaram no marcador à passagem dos 35 minutos por intermédio de Jardel, e aos 40 minutos já Bruno Fernandes dilatava para 2-0, resultado com que se atingiu o intervalo.

No inico da 2ª parte aos 50 minutos Hugo reduziu para o Negreiros 2-1, e com muito tempo para jogar o resultado não sofreu alteração até final. Com esta vitória o Carvalhal subiu ao 6º lugar com os mesmos 13 pontos do Macieira que se encontra no 7º lugar. O Negreiros viu-se ultrapassado pelo Carapeços e caiu para 9º Lugar.     

Carapeços 2-0 Palme

O Carapeços recebeu e venceu o Palme por 2-0, golos obtidos na 1ª parte no espaço de 4 minutos. Aos 9 minutos Gui aproveitou uma desatenção do redes do Palme para inaugurar o marcador, e aos 13 o mesmo Gui bisava ao fazer o 2-0 com que se chegou ao intervalo.

Na 2ª parte estivemos presentes e vimos um Palme sempre mais esclarecido a ter mais posse de bola, jogando mais no meio campo adversário, praticando um futebol alargado a todo o retângulo do jogo, mas apesar da sua supremacia nunca conseguiu ter oportunidades claras de golos eminente. Rematou mais, bateu mais cantos, bateu livres à entrada da aérea, mas se um setor esteve bem foi o da retaguarda da equipa de Sérgio Gameiro que obrigava o Palme a rematar de longe e mais das vezes fora do enquadramento da baliza. O Carapeços muito concentrado na defesa ia jogando em linha e apanhou diversas vezes os jogadores do Palme em fora de jogo. Houve ainda alguns lances que os adeptos de Palme pediam grande penalidade, mas o árbitro muito próximo dos lances mandava jogar. O Carapeços aproveitou alguns contragolpes, mas também não teve muito acerto na hora de rematar à baliza adversária.

Nem sempre a equipa que melhor joga marca golos e foi na nossa opinião o que se passou, o Palme dominou o jogo na 2ª parte, mas ficou-se só pelo domínio e saiu derrotado em Carapeços.

O Carapeços está a melhorar e face a isso tem vindo a subir na classificação. Depois desta vitória chegou há melhor classificação da época, o 8º lugar com 12 pontos. O Palme pelo que jogou vai na nossa opinião sair da zona de despromoção 11º lugar com 7 pontos, os mesmos do 12º classificado.

Pereira 2-2 Oliveira

Mais um jogo que parecia ter um rumo definido, mas que acabou por resultar num empate.

O Oliveira inaugurou o marcador aos 30 minutos por intermédio de Toya, 0-1 e tudo pareceria correr bem à equipa de Ricardo Araújo que chegou ao 0-2 aos 45 minutos.

Na 2ª parte o Pereira veio com a disposição de dar um pontapé na crise e conseguiu reduzir à passagem dos 62 minutos através de Jorge Tiago. Com esta margem mínima se chegou perto do final, mas sem que antes que o Pereira restabelecesse a igualdade 2-2 aos 90 minutos através de Diogo Martins.

Este empate não serviu ás duas equipas que se veem no fundo da tabela. O Oliveira com este pontinho respira fora da linha de água ao ocupar o 10º Lugar com 8 pontos. Já o Pereira continua no 13º lugar com 6 pontos.