No último domingo, durante o confronto entre o Baluganense e São Mamede na série B da 2ª Divisão do Campeonato Popular de Barcelos, o árbitro Rui Sá foi protagonista por uma razão improvável.

Devido à chuva forte que se fez sentir um pouco por todo o município este fim de semana, as linhas do campo desapareceram em Balugães no decorrer da primeira parte, havendo a necessidade de fazer a remarcação durante o intervalo.

Quando as equipas regressaram ao terreno de jogo para a segunda parte, este ainda não estava totalmente marcado. Rui Sá decidiu então intervir e auxiliar na marcação do campo, completando a grande área que estava por finalizar, dando um exemplo notável de dedicação e demonstrando um elevado grau de humildade. Talvez outra equipa de arbitragem decidisse apenas esperar, escrever no relatório de jogo o atraso, o que provavelmente resultaria numa multa aplicada pelo conselho de disciplina à equipa da casa.

Ambas as equipas reconheceram o gesto do juiz da partida nas redes sociais, e não é para menos. Numa altura em que se criticam as atuações das equipas de arbitragens, desde o nível mais baixo à elite do futebol Português, faz falta também reconhecer atitudes como esta, não só apontar o dedo quando erram. Foi até mostrado o famoso cartão branco, só que de forma invertida, quem o recebeu desta vez foi o árbitro Rui Sá.