9ª jornada Popular da 2ª Divisão, série B
Esta 9ª Jornada da série B veio dar mais favoritismo aos dois líderes da classificação. O Várzea despachou o Cristelo por 4-1, e o Grimancelos viu-se aflito para sair de Cambeses com uma vitória tangencial por 3-2. O Fonte Coberta cedeu um empate caseiro com o Carvalhas 1-1 e atrasou-se em relação aos dois cubes da frente, e viu ainda o Fragoso aproximar-se depois destes de irem vencer ao S. Mamede por 5-1. O Cristelo apesar da derrota na Várzea manteve ainda o 5º Lugar, mas viu aproximar-se o Paradela que também venceu o Chorente por 3-1. Bé Palheiras já mostrou serviço no comando técnico do Milhazes com uma vitória perante o Silva 3-1, que também teve como novo técnico Ricardo Gomes “Barrega”
Marcaram-se 26 golos nesta 9 ª Jornada. Nesta série B o destaque vai para o Hat-Trick de Luís Queirós do Fragoso, bisaram ainda nesta série B Daniel Cruz “Dê” do Milhazes, e Rui Faria do Várzea.
Na lista dos melhores marcadores. Rui Faria do Várzea com o bis alcançado perante o Cristelo assumiu a liderança passando a somar 10 golos. Dani do Pedra Furada sem hipóteses de marcar porque a sua equipa folgou nesta jornada ainda mantém o 2º lugar com 9 golos e Gatão do Sequeade mesmo ficando em branco nesta jornada manteve o 3º lugar com 8 golos.
Várzea 4-1 Cristelo
Começamos com o líder Várzea que entrou no novo ano dando comunidade à boa forma que tem vindo demostrando desde do início de época.
O Várzea entrou no jogo a todo o gás e logo ao minuto dois, Rui Faria na cobrança de um livre direto junto à linha lateral, atirou a bola em arco diretamente para o ângulo da baliza do Cristelo e estava feito o primeiro da partida.
O Várzea aproveitando o embalo ofensivo fez o segundo golo à passagem do minuto 20. Fábio Castiço num remate forte à entrada da área, atirou colocado, fora do alcance do guardião do Cristelo.
A primeira parte foi toda dominada pelo Várzea e dois golos de vantagem justificavam o resultado com que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte o Cristelo voltou com outra atitude e com vontade de discutir o resultado. Numa das primeiras aproximações à baliza de São Bento, um defesa do Várzea cortou a bola já em cima da linha de golo e logo de seguida, o guarda redes do Várzea, com uma boa defesa atirou para canto. Mas o golo acabaria mesmo por aparecer. Um ressalto de bola na sequência de um canto e o jogador do Cristelo à entrada da área a reduzir para 2-1.
O golo do Cristelo teve o efeito despertador na equipa do Várzea e logo na reposição de bola, Rui Faria atirou do meio campo e acertou em cheio no poste.
Nuno Rodrigues mexeu no onze e refrescou a frente de ataque. Vítor e Vilaça trouxeram mais dinâmica à partida e Vítor com um remate à meia volta viu o golo ser negado por uma grande defesa do guardião do Cristelo. Já no período de descontos, contra-ataque conduzido na esquerda por Bessa, e este a servir Hugo Vilaça que só teve que encostar para o 3-1. Tempo ainda para Rui Faria bisar no encontro e novamente de livre direto.
Numa cobrança exemplar fechou as contas fazendo o 4-1 final.
De assinalar também a excelente moldura humana no apoio a ambas as equipas que deu um colorido especial a jogo de futebol bem disputado.
Com esta vitória o Várzea é líder com os mesmos 22 pontos do Grimancelos, tem ainda a vantagem de ter vencido o confronto direto entre si, e ainda tem menos um jogo que o Grimancelos. O Cristelo ao sair derrotado foi ultrapassado na classificação pelo Fragoso e caiu para 5º lugar.
Cambeses 2-3 Grimancelos
O Grimancelos foi vencer a Cambeses para não deixar escapar o Várzea na classificação. Com a missão bem estudada Dida abriu o marcador para a equipa visitante 0-1, e aos 30 Já Tomás elevava para 0-2. A equipa de Cambeses na resposta reduziu para 1-2 á passagem dos 40 minutos por intermédio de Costinha, e com este resultado se chegou ao intervalo.
Na 2º parte o jogo caminhava para os 75 minutos quando Tiago Mirando consegue dilatar o marcador para 1-3. Mas aos 80 minutos o Cambeses voltou a reduzir para 2-3 por intermédio de Pedro Faria. O Grimancelos esteve sempre em vantagem na partida, mas não deixou de ter cautelas nos 10 minutos finais para arrecadar os 3 pontos. O Grimancelos está bem posicionado em 2º lugar com os mesmos 22 pontos do Várzea, mas tem mais um jogo. E beneficiou ainda do deslize do Fonte Coberta que segue em terceiro e se deixou empatar em casa com o Carvalhas. O Cambeses com esta derrota manteve o 11º Lugar com 5 pontos.
Fonte Coberta 1-1 Carvalhas
O Fonte Coberta não entrou com pé direito no novo ano, pois não foi além de um empate caseiro com a equipa do Carvalhas. A equipa da casa até entrou bem na partida, e conseguiu chegar à vantagem à passagem dos 20 minutos por intermédio de Tozé, e com o resultado de 1-0 se chegou ao intervalo.
Na 2ª parte a equipa forasteira entrou determinada e conseguiu restabelecer o empate por intermédio de Sousa à passagem dos 60 minutos. E com o resultado de 1-1 se chegou ao final da partida. Este empate deixa o Fonte coberta mais distante de lutar pelo seu objetivo, pois manteve o 3º lugar com 17 pontos, mas já está a 5 pontos dos líderes, e ainda viu o Fragoso aproximar-se no 4ª lugar apenas a 1 ponto.
O Carvalhas com este empate manteve o 7º Lugar com 11 pontos.
Sº Mamede 1-5 Fragoso
O Fragoso foi vencer a Vilar do Monte o Sº Mamede, e reforçou as suas aspirações de subida de divisão. Na 1ª parte a equipa da casa ainda conseguiu equilibrar, pois a equipa forasteira apenas conseguiu levar o jogo para o intervalo a vencer pela margem mínima com o tento de Queirós aos 38 minutos. Foi só na 2ª parte que o Fragoso embalou para a goleada. Queirós bisa aos 48 minutos 0-2 e o mesmo Queirós fez o Hat-Trick aos 70 minutos 0-3. O Ruben dilatou o resultado para 0-4 aos 82 minutos. O São Mamede chega ao tento de honra aos 89 minutos por intermédio de Ricardo Ferreira, mas Minhoca ainda foi a tempo de fixar o resultado final em 1-5. O Fragoso com esta vitória ultrapassou o Cristelo na classificação e ascendeu ao 4º lugar com 16 pontos, ficando apenas a 1 ponto do 3º classificado o Fonte Coberta que soma 17 pontos.
O Sº Mamede é último classificado e soma apenas 1 ponto.
Paradela 3-1 Chorente
O Paradela venceu o Chorente por 3-1, mas não saiu do 6º lugar com 14 pontos. O Paradela é uma das 3 equipas da 2ª divisão que ainda não conhece a derrota, mas os 5 empates consentidos fazem toda a diferença para não estar ainda num dos lugares do pódio.
O Paradela entrou forte na partida e aos 4 minutos Já Joel colocava a sua equipa na frente do marcador 1-0. Aos 17 minutos foi a vez de Pedro dilatar para 2-0, resultado ao intervalo. ´
Na etapa complementar o jogo caminhava para o final quando Paulo Miranda colocou o Paradela em sentido ao fazer o 2-1 aos 87 minutos. Mas Ricardo Loureiro sossegou os adeptos de Moinhos com o 3-1 final aos 90+2.
Milhazes 3-1 Silva
Este jogo tinha como curiosidade ver a performance dois treinadores que assumiram os seus cargos nestas mesmas equipas nesta longa paragem das Festas Natalícias e ano novo, Bé Palheiras treinador do Milhazes levou a melhor sobre Barrega novo treinador do Silva, mas a decisão de jogo podia pender para qualquer dos lados.
O Silva adiantou-se no marcador pelo Gyokeres ou Cabral da 2ª divisão “João Paulo” aos 25 minutos 0-1. E foi mesmo no cair do pano da 1ª parte (45 minutos) que o Milhazes chega ao empate por intermédio Passos. E com este resultado se chegou ao intervalo.
No início da 2ª parte (50 minutos) Adélio desperdiçou um penalti que poderia dar a vantagem ao Silva. À passagem dos 65 minutos Dê faz a reviravolta no marcador ao fazer o 2-1, e aos 70 minutos o mesmo Dê bisa e fixa o resultado em 3-1. O Silva ainda teve mais um contratempo ao ver expulso o seu jogador mais influente João Paulo aos 85 minutos, por acumulação de amarelos.
Ainda longe dos lugares de acesso á 1ª divisão, o Milhazes ultrapassou o Silva e ocupa o 9º Lugar com 7 pontos o Silva desceu ao 10º Lugar com os seus 7 pontos.