Tudo ou quase tudo como dantes, depois de realizada a 9ª Jornada! Leocadenses, Leões da Serra, Águas Santas e Remelhe entraram com o pé direito no novo ano ao vencerem os seus adversários. O Perelhal perdeu pela 1ª vez e viu-se ultrapassado na classificação pelo Águas Santas que passou a ocupar o 3º lugar. Os invictos são os clubes que estão no pódio! Leocadenses, Leões da Serra e Águas Santas. Para já a luta pelo título está resumida a 5 clubes e há 9 equipas que estão em situação um pouco semelhante a lutar pela melhor classificação na tabela de forma a não passar por calafrios fugindo dos lugares de despromoção.
No fundo da tabela Bastuço Sº João é último, Pereira penúltimo, São Martinho e Oliveira ou Palme porque tem todos os mesmos 7 pontos estão na zona de despromoção, mas nada está perdido porque uma ou duas vitórias destes clubes muda tudo de figura.
Marcaram-se 30 golos nesta 9 ª Jornada. E o destaque vai para Manu do Leões da Serra que bisou em Oliveira, Jason e Lopes bisaram na goleada do Negreiros imposta ao Bastuço S. João.
Na lista dos melhores marcadores os jogadores do pódio ficaram em branco, mas mantém posições, com Zé Carlos do Leocadenses ainda líder com 9 golos e Hélder Ribeiro do Águas Santas segue em 2º com 8 golos. O Rivaldo dos Leões foi apanhado no 3º Lugar por Reko do Leocadenses, Lopes do Negreiros, e Nuno Novais do Macieira, passando todos as somar 6 golos.
Leocadenses 3-0 Carapeços
Em Lijó jogou-se o derby entre equipas do Vale do Tamel. O Carapeços está a fazer um arranque de campeonato aquém do esperado e anda por zonas da classificação que não condiz com o seu estatuto. Já o Leocadenses depois de se sagrar campeão, está a fazer um início de temporada muito provavelmente o melhor da sua história, por isso assumiu um dos lugares da liderança e de lá não saiu, quando contamos já 9 jornadas. O Leocadenses é equipa de golos fáceis, e nunca marcou menos de três golos por jogo, até no jogo da taça em que foi eliminado pelo Carvalhal apontou 3 golos, e não espanta que tenha o melhor ataque com 34 golos no campeonato, seguido pelo seu parceiro os Leões da Serra com 24.
Mas vamos ao jogo. O Leocadenses era favorito, mas apesar de derrotar o Carapeços por 3-0, o jogo foi ganho por detalhes que acompanham os campeões. O jogo começou com uma oportunidade para cada lado, passavam uns 5 minutos quando Sono aparece isolado na cara do Guardião do Carapeços, mas este fez bem a mancha e evitou o golo do Leocadenses. O Carapeços na resposta fez uma boa jogada pelo flanco esquerdo e já muito perto da linha de fundo Gui consegue o cruzamento rasteiro, os defesas do Leocadenses falham o corte, a bola vai direitinha aos pés do avançado Pedro, que ao querer rematar com o seu melhor pé, o esquerdo, quando estava à mão de semear o remate de pé direito, chutou na marca de penalti ao aldo da baliza. Estava dado o mote para um equilíbrio entre as duas equipas e foi o que aconteceu, tendo o Carapeços tido mais posse de bola no meio campo do Leocadenses até aos 30 minutos, no entanto, essa supremacia não deu para criar grandes oportunidades de golo, . Este equilíbrio durou até aos 35 minutos de jogo quando surge o golo inaugural. O Guarda redes do Carapeços com a bola nos pés ao querer sair a jogar, tentou fintar o avançado Sono, este rouba-lhe a bola, e fez de forma fácil o 1-0 para o Leocadenses. Este golo desconcentrou os jogadores da retaguarda do Carapeços que até ali estavam a ter um bom desempenho, deixam logo a seguir escapar o avançado do Leocadenses nas costas, e este ao entrar na área o guarda redes do Carapeços sai aos seus pés, não chega à bola, derruba o adversário e penalti que Postiga não desperdiçou fazendo o 2-0. 5 minutos depois chegou o intervalo e o Leocadenses sem ter feito muito mais que o Carapeços, chega com uma vantagem de 2-0, resultado injusto para o futebol praticados por ambas as equipas.
Na 2ª parte o Leocadenses não esforçou no ataque, o Carapeços trocou de avançado com a entrada de Jorge Gomes, o possante avançado ainda levou a melhor em alguns lances, mas não conseguiu arranjar espaço para rematar à baliza. Nakata mais tarde alargou a frente de ataque do Carapeços e a defesa ficou com menos um homem, e ficou mais frágil e no contragolpe o Leocadenses, poderia ampliar a vantagem, depois de Coutada fazer um cruzamento rasteiro do lado esquerdo e na entrada da área surge Hulk a rematar à barra da baliza do Carapeços. Estavam decorridos aproximadamente 70 minutos. Aos 75 minutos o Carapeços teve uma boa oportunidade ao rematar para o lado direito do guardião Leocadenses, mas este atento defendeu com segurança, já antes Samuel ao 2ª poste de cabeça poderia ter dado melhor seguimento ao lance e desperdiça o que seria o 2-1. Por volta dos 80 minuto a bola metida pelo Leocadenses em profundidade, esta é intercetada pelo defesa do Carapeços de cabeça, a bola sai para trás junto da lateral, o estremo do Leocadenses ganha posição e quase junto à linha de fundo faz o cruzamento rasteiro para surgir Reko recém-entrado para fazer o 3-0 final. Foi um resultado pesado, para o Carapeços que não esteve nos seus melhores dias na zona defensiva.
Não foi um bom jogo, longe disso, com a bola a ser muito disputada no meio campo onde não parecia haver espaço para fazer circulação. Jogo muito mastigado sem ideias, quer duma quer doutra equipa. Chegamos ao fim do jogo e não vimos nos 26, 27 jogadores nenhum que sobressaísse em termos individuais com uma grande exibição.
O Leocadenses jogou com apenas um defesa central de raiz, não teve Zé Carlos na frente por castigo, e Reko começou o jogo no banco, depois de estar a recuperar de uma gripe. Sono hábil sem ser preciso correr muito, pressionou alto, e foi o jogador que se limitou aproveitar as falhas do adversário.
O Carapeços sentiu a falta de Araújo (castigado) no meio campo, sendo ele um pensador de jogo, e não teve Marco lateral esquerdo (lesionado).
O Carapeços está a pagar caro a reconstrução do plantel. Dos onzes iniciais das duas equipas, o Carapeços apresentou 4 jogadores com 19 anos e 3 com 21, e teve uma média de idades de 23,72! Já o Leocadenses a média de idades foi de 28,45, e por aqui se vê que a experiência ainda dá resultados.
Oliveira 1-5 Leões da Serra
O Leões da Serra foram vencer a Oliveira por 5-1. Ao intervalo já vencia por 2-0. Manu abriu o marcador por volta dos 20 muitos 0-1. Rogério elevou para 0-2 de livre direto com uma execução perfeita quase em cima do intervalo.
Na 2ª parte David elevou para 0-3 na recarga de fora da área, após a cobrança de um livre. Aos 60 minutos Manu bisou ao elevar para 0-4. O Oliveira ainda reduziu pouco depois para 1-4 por intermédio de Joel. E o 1-5 final foi apontado por Casais.
Sem mais incidências desta partida vamos ao destaque que é a não descolagem dos Leões ao Leocadenses que repartem a liderança com 25 pontos. Já o Oliveira não passa por uma boa fase que leva 7 jogos sem vencer e está a contas com os clubes que estão na linha de água com 7 pontos.
Remelhe 2-1 Perelhal
O Perelhal perdeu pela primeira vez neste campeonato na sua deslocação ao Remelhe. O Remelhe adiantou-se no marcador por volta dos 20 minutos por intermédio de Vilas e com este resultado de 1-0 se chegou ao intervalo.
Na 2ª parte o Perelhal ainda conseguiu chegar ao empate à passagem dos 65 minutos por intermédio de João Nuno, mas aos 75 minutos o Remelhe passou de novo para a frente do marcador ao chegar ao 2-1 por intermédio de Kiko.
Sem mais incidências da partida, apenas destacamos a primeira derrota do Perelhal na presente época, e ao mesmo tempo perdeu o 3º lugar para o Águas Santas. O Perelhal soma 18 pontos no 4º Lugar, e já está a está a 7 dos líderes Leocadenses e Leões da Serra. O Águas soma 21 pontos em 3ºLugar.
O Remelhe está a fazer uma recuperação fantástica e já está apenas a 1 ponto do Perelhal ao somar 17 pontos no 5º Lugar.
Palme 2-3 Macieira
O Macieira foi vencer o Palme no Campo 13 de Maio em Fragoso (casa emprestada).
O Macieira inaugurou o marcador por volta dos 20 minutos por intermédio de Sousa 0-1. Respondeu o Palme ao restabelecer o empate aos 36 minutos por intermédio de Pimenta.
Já muito próximo do intervalo o Macieira voltou de novo para a frente do marcador, desta vez por intermédio de Bruno Miranda 1-2. Já no decorrer da 2ª parte O Macieira ampliou a vantagem por volta dos 65 minutos por intermédio de Nuno Novais 1-3. Aos 80 minutos Palme desperdiçou um penalti que lhes poderia dar o 2-3. Não foi de penalti, foi de jogada normal que Gaio de volta aos golos reduziu para 3-2 o que acabaria por ser o resultado final.
Sem incidências da partida, o Macieira apesar de não estar na luta do título, parece ser uma equipa que se adivinha não ter sobressaltos de cair muito na tabela, encontra-se no 6º lugar com 13 pontos mais 6 que os clubes que estão em zona de despromoção. O mesmo não se pode dizer do Palme que está no leque das equipas com 7 pontos e duas delas estão na zona de despromoção.
Negreiros 8-0 Bastuço Sº João
O Bastuço S. João foi goleado no campo do Negreiros. Esta não é a primeira goleada por estes mesmos números. O Leocadenses já tinha vencido o Palme pelo mesmo resultado. 1-0 ou 8-0, o Negreiros só ganhou 3 pontos, no entanto para a equipa goleada, não é nada motivador.
Apesar da goleada os golos só começaram a surgir por volta dos 30 minutos 1-0 por Lopes, e o mesmo Lopes a bisar aos 35minutos a elevar para 2-0. Com este resultado normalíssimo se chegou ao intervalo.
Na 2ª parte tudo descambou. Aos 50 minutos Vítor Hugo fazia o 3-0, e aos 54 foi Huguinho a fazer o 4-0. Aos 75 minutos Jason elevou para 5-0. Ricardo fez o 6-0 aos 77 minutos. Aos 80 minutos Jason bisava ao fazer o 7-0, e o 8-0 foi apontado por Lipinho aos 85 minutos.
O Negreiros depois dum início de campeonato atribulado está a recuperar na tabela e chegou ao 10º Lugar com 10 pontos. O Bastuço somou a sua 8ª derrota consecutiva e é último classificado com 3 pontos.
S. Martinho 2-1 Pereira
O Juventude de S. Martinho recebeu o Pereira e venceu por 2-1. O Pereira adiantou-se no marcador na 1ª Parte, fazendo o 0-1 por intermédio de Salvador aos 24 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo. O S. Martinho virou o resultado na 2ª parte com Emer restabeleceu o empate 1-1 aos 69 minutos e Nelson Cruz deu a cambalhota no marcador ao apontar o 2-1 aos 75 minutos e que seria o resultado final. O S. Marinho com esta vitória passou a somar 7 pontos, e apesar do nosso site o ter a ocupar o 12º lugar, mas em diferença de golos está melhor que Palme e Oliveira e estará fora da linha de água. O Pereira está no 13º lugar com 5 pontos. E muito provavelmente contribuiu para que Dany Fernandes deixasse o cargo de treinador.