21ª Jornada 1ª divisão

Esta 21ª jornada deixou os Leões da Serra mais confortáveis na liderança, depois de vencerem em São Martinho por 3-2, enquanto viram o seu único adversário direto, o Leocadenses, não ir além de um empate caseiro a duas bolas com o Macieira, por culpa própria, visto que falharam uma grande penalidade no último minuto de descontos. A distância agora é de 5 pontos para os Leões, e eles já não dependem apenas de si próprios para conquistar o título. O Perelhal consentiu um terceiro empate consecutivo em Bastuço, mantendo o 3º lugar, mas está a perder gás nesta fase final do campeonato. O Águas Santas perdeu em Negreiros por 1-0, mantendo-se ainda em 4º lugar, mas o Carapeços está muito próximo depois de vencer o Oliveira por 3-1. Em 6º lugar está o Remelhe, que também venceu em casa o Pereira por 2-0. O Palme voltou às vitórias desta vez contra o Carvalhal, por 4-2, e segue em 7º lugar. Com 5 jornadas para o final, apenas os seis primeiros classificados garantiram a permanência; o Palme está a 4 pontos de o conseguir. O Macieira, em 8º lugar com 25 pontos, tem grandes possibilidades de assegurar a permanência. São Martinho e Pereira, equipas derrotadas nesta jornada, estão fora da linha de água com 20 pontos, enquanto o Negreiros, com 19 pontos abaixo da linha de água, está muito próximo e pode aproveitar o embate Pereira x São Martinho da próxima jornada para tirar proveito, mas não será fácil, dado que a deslocação é  a Bastuço,  equipa que luta igualmente para fugir à despromoção.

No fundo da tabela estão Oliveira e Carvalhal, com 14 e 13 pontos, respetivamente. Mesmo que a diferença para a zona de manutenção seja de 6 e 7 pontos, ainda é matematicamente possível, embora a missão comece a tornar-se muito difícil.

Nesta 21ª jornada, foram marcados 24 golos! Hugo Pombo do Leocadenses esteve novamente em destaque ao bisar pela sua equipa. Também bisaram Jorge Gomes do Carapeços e Chita dos Leões da Serra.

No topo da lista dos melhores marcadores, Hélder do Águas Santas, apesar de não ter marcado, não foi incomodado na liderança com os seus 15 golos. Zé Carlos do Leocadenses, mesmo sem marcar, mantém igualmente o 2º lugar com 13 golos. Para o 3º lugar saltou Paulo César do Palme, somando os mesmos 11 golos de Rivaldo dos Leões e Daniel do Perelhal.

Negreiros 1-0 Águas Santas  

O Negreiros conquistou uma vitória importante no passado sábado, num jogo antecipado contra o Águas Santas, um triunfo que abre as portas à zona de manutenção. O único golo da partida foi marcado por Limpinho aos 60 minutos. Com esta vitória, o Negreiros passou a somar 19 pontos, ocupando o 11º lugar e encontrando-se ainda na zona de despromoção. No entanto, está próximo do Pereira e S. Martinho, ambos com 20 pontos, estes em zona de manutenção. Acresce ainda que na próxima jornada o Pereira e o S. Martinho vão defrontar-se, o que pode ser favorável para o Negreiros. No entanto, o Negreiros não tem uma tarefa fácil, pois terá que se deslocar a Bastuço São João, que também luta pelos mesmos objetivos.

Quanto ao Águas Santas, ainda no 4º lugar com 37 pontos, com esta derrota viu o Carapeços, com 36 pontos, e o Remelhe, com 35, aproximarem-se na tabela classificativa.

Palme 4-2 Carvalhal

No embate entre Carvalhal e Palme, as emoções saltaram desde os primeiros minutos. Aos 8 minutos, o Carvalhal abriu o marcador com um golo rápido de Gonzalez, mas aos 19 minutos, o Palme respondeu com Pimenta a rematar. Cardoso defendeu, porém a bola, caprichosamente, encontrou o caminho para a baliza após um desvio num defensor, igualando o placar em 1-1.

A batalha prosseguiu e aos 40 minutos, o Carvalhal recuperou a liderança. Um jogador da equipa visitante arriscou um remate de fora da área, a bola embateu em Saquetes e surpreendeu o guarda-redes, colocando o Carvalhal novamente na frente, agora por 2-1.

O intervalo chegou e com ele, talvez um novo fôlego para o Palme. Na segunda parte, aos 60 minutos, João Barbosa mostrou oportunismo ao surgir ao segundo poste após um cruzamento de Jota, igualando o marcador em 2-2.

Mas o Palme não estava satisfeito com a igualdade. Aos 74 minutos, Paulo César fez o terceiro golo, colocando o Palme em vantagem pela primeira vez no jogo, 3-2.

E a exibição do Palme não parou por aí. Aos 87 minutos, Jota apareceu isolado e, com uma finalização sublime, colocou a bola por cima do guarda-redes adversário, marcando um golo de belo efeito e estabelecendo o resultado final em 4-2.

Foi uma segunda parte eletrizante, onde o Palme se mostrou superior em todos os aspetos do jogo. Uma vitória merecida.

Com este resultado, o Palme cimentou o 7º lugar com 31 pontos, estando matematicamente a 4 pontos de garantir a permanência. Já o Carvalhal está a ter a pior época de toda a sua história no popular desde 1998-1999, ano da sua estreia. Leva 11 derrotas consecutivas e já não vence há três meses.

Leocadenses 2-2 Macieira

Ao que parece, o Leocadenses não teve um jogo bem conseguido perante um Macieira que, por sua vez, esteve a um bom nível. Assistiu-se a uma primeira parte sem golos, com destaque para o desperdício de Zé Carlos pelo Leocadenses e também para duas boas oportunidades de golo por parte do Macieira. O Leocadenses entrou bem na segunda parte e inaugurou o marcador aos 55 minutos, por intermédio de Hugo Pombo, ficando o resultado em 1-0. No entanto, Nuno Sousa restabeleceu a igualdade aos 68 minutos, fixando o placar em 1-1. Com o jogo a caminhar para o seu final, o Leocadenses arriscou mais e, num contra-ataque, o Macieira deu a volta ao marcador ao marcar o 1-2 aos 80 minutos por intermédio de Pinillha . Pouco depois, aos 85 minutos, Hugo bisou e restabeleceu a igualdade em 2-2. O jogo já estava nos descontos quando foi assinalada uma grande penalidade a favor do Leocadenses por mão na bola. Postiga, encarregado de marcar o castigo máximo, atirou por cima.

Ainda se jogaram mais dois minutos, mas o resultado não se alterou.

O Leocadenses cedeu os primeiros pontos em casa. Na jornada anterior venceu nos descontos, e neste jogo teve uma boa chance de voltar a vencer.

 Com este resultado, o Leocadenses deixou escapar os Leões na liderança, agora com uma vantagem de 5 pontos, e já não depende apenas de si próprio para ser campeão. Os dois próximos jogos, contra o Carapeços fora e os Leões em casa, podem ser decisivos na atribuição do título desta época. Quanto ao Macieira, com este empate, continua a ser a equipa intermédia entre os aflitos e os clubes com quase a permanência garantida. Soma 25 pontos, ocupando o 8º lugar, e a zona de descida ocupada pelo Negreiros está ainda a 6 pontos de distância.

Oliveira 1-3 Carapeços

O Carapeços demonstrou sua superioridade e conquistou sua 6ª vitória consecutiva, desta vez em Oliveira, por 3-1. O jogo foi equilibrado, com ambas as equipas tentando marcar, mas foi o Carapeços que abriu o placar. Jorge Gomes avançou pela lateral, aproximou-se da área e rematou. O guarda-redes do Oliveira não conseguiu segurar a bola e Salgado aproveitou para recuperá-la e passá-la novamente para Jorge Gomes, que marcou o primeiro golo aos 10 minutos. Apesar de o Carapeços ter mais controlo de bola, o Oliveira teve pelo menos 4 boas oportunidades para empatar o jogo. No entanto, o guarda-redes do Carapeços fez pelo menos uma defesa incrível, evitando o empate, e o jogo foi para o intervalo com a vantagem mínima para o Carapeços.

No início da segunda parte, o Oliveira aproveitou algum relaxamento do Carapeços e restabeleceu a igualdade através de Alennichev, aos 55 minutos, fixando o placar em 1-1. Contudo, pouco depois, não passou um minuto e o Carapeços voltou novamente para a frente do marcador, com Nuno Salgado a marcar o 1-2. A jogada foi toda de Jorge Gomes, que avançou pelo seu corredor e cruzou para Salgado marcar. O 3-1 nasceu de outra jogada individual de Jorge Gomes pelo seu corredor, desta vez ele fez tudo sozinho, rematando junto ao poste aos 80 minutos, bisando na partida e tornando-se no melhor jogador em campo com dois golos e uma assistência. É importante notar que o 3-1 aconteceu após a expulsão de um jogador do Oliveira, deixando a equipa reduzida a 10.

Este Carapeços está imparável e já conquistou tantos pontos nos últimos 6 jogos quanto nos restantes 15! Sem pressão, encontra-se no 5º lugar com 36 pontos, com o Águas Santas em 4º lugar, apenas a 1 ponto, com 37, e o Perelhal em 3º, com 38 pontos, a 2 pontos de distância! O Oliveira, com esta derrota, fica ainda mais em dificuldade para evitar a descida de divisão.

S. Martinho 2-3 Leões da Serra.

Os Leões deslocaram-se a S. Martinho da vila e trouxeram de lá os 3 pontos.

Curiosamente, todos os golos, e não foram poucos, aconteceram durante a primeira parte.

Sem incidentes nesta partida, sabemos que Luís inaugurou o marcador aos 17 minutos, colocando o marcador em 0-1. O S. Martinho empatou a partida através de uma grande penalidade aos 18 minutos, com Caldas a marcar, ficando o resultado em 1-1. Chita recolocou os Leões na frente do marcador aos 20 minutos, fazendo o 1-2. O mesmo Chita bisou ao dilatar a vantagem para 1-3 aos 25 minutos. Aos 37 minutos, o S. Martinho reduziu para 2-3 com um golo de Daniel Guedes.

Com esta vitória, os Leões conseguiram aumentar a vantagem na liderança de 3 para 5 pontos, passando a somar 54 pontos, ao constatar o empate dos Leocadenses. O S. Martinho, fora da zona de despromoção com 20 pontos, enfrentará uma tarefa difícil na próxima jornada contra o Pereira, clube que também soma os mesmos 20 pontos, enquanto o Negreiros, na zona de descida, acumula 19 pontos.

Remelhe 2-0 Pereira

O Remelhe, após duas derrotas consecutivas, regressou às vitórias ao vencer o Pereira por 2-0, com um golo em cada parte. Sem incidentes nesta partida, cumpre-nos mencionar que o primeiro golo surgiu aos 30 minutos, por intermédio de Vilas, enquanto foi já durante a segunda parte que Ruben Ribeiro fechou a contagem aos 80 minutos, fixando o resultado final em 2-0. Com esta vitória, o Remelhe mantém o seu 6º lugar com 35 pontos. O Pereira encontra-se com 20 pontos, numa posição de permanência, enquanto o Negreiros, em zona de descida, acumula 19 pontos.

Bastuço Sº João 1-1 Perelhal

 O Perelhal, afastado do título, mas apurado para a final da taça, encontra-se numa fase moderada. Acumulou o terceiro empate consecutivo e já não vence há cinco jogos. Desta vez, deslocou-se a Bastuço São João e o resultado foi um empate 1-1. O Perelhal tem contado com a veia goleadora do médio-ofensivo Flávio, que já marcou em três jogos consecutivos, sendo ele a inaugurar o marcador aos trinta minutos, levando o jogo para o intervalo com a sua equipa a vencer por 1-0. Na segunda parte, o Bastuço restabeleceu a igualdade aos 72 minutos, com Lopes a marcar o golo. O Perelhal mantém-se em 3º lugar, com 38 pontos, mas o Águas está muito próximo com 37 pontos, seguido pelo Carapeços com 36 e o Remelhe com 35!

O Bastuço São João encontra-se em dificuldades para sair da zona de despromoção, com 16 pontos, e irá receber o Negreiros na próxima jornada, que soma 19 pontos. Em caso de vitória, poderá abrir-se uma oportunidade para a zona de manutenção.