Disputou-se na manhã de ontem domingo, os jogos da 2ª mão das meias finais para o apuramento do Campeão. Em Vilar do Monte o Leocadenses recebeu os Leões da Serra e o resultado terminou sem golos. Valeu a vantagem do Leocadenses ter empatado com golos em Airó 2-2, onde os golos desempatam em caso de igual resultado.
O Leocadenses vingou assim a eliminação da época passada com esta mesma equipa dos leões, que puseram fora o Leocadenses da final.
Em Macieira a equipa da casa recebeu a equipa do Negreiros, mas não foi capaz de virar o resultado a seu favor, depois de ter perdido no jogo da 1ª mão por 2-0. O Negreiros voltou a vencer por 2-1, com todos os golos a surgir na 2ª parte. Hugo Ferreira abriu o marcador aos 70 minutos, aos 82 minutos Hugo Ferreira bisou e dilatou a vantagem para o Negreiros 2-0. O Macieira reduziu por intermédio de Saises de grande penalidade aos 90 minutos.
O Macieira repete a mesma prestação da época passada ao ser eliminado nas meias finais. Já o Negreiros que na época passada não discutiu a fase final, junta-se ao Leocadenses para discutir a decisão do título no próximo domingo 11, no campo da devesa em Galegos Santa Maria.
Estas duas equipas nunca se encontraram numa final. Ambas as equipas tem muita coisa em comum. Jogaram em campos pelados e relvados alternadamente! O Negreiros não teve um início de época brilhante, tendo vindo a ocupar o 6º lugar à 8ª jornada a 7 pontos do líder. Depois daqui foi sempre a subir na tabela e conseguiu chegar ao 1º lugar da série C a duas jornadas do final da fase regular.
O Leocadenses iniciou bem a época e chegou ao topo até à 9ª jornada. Depois caiu na tabela e à 15ª jornada ocupava a 5ª posição. Depois voltou a recuperar e foi ocupando entre o 2 e 4º lugar terminando em 3º lugar no final na série C .
Na Taça de Barcelos ambas as equipas não foram longe. O Leocadenses ficou fora na 1ª Eliminatória derrotado 3-0 na secretaria, depois de um empate 2-2 em casa com o Perelhal, num jogo que não chegou ao fim.
O Negreiros passou a 1ª eliminatória, mas foi afastado na 2ª eliminatória em casa, ao ser derrotado por 3-0 pela equipa do Águas Santas.
Curiosamente o título vai ser disputado pelo 1º e 3º classificados da mesma série a C
Na antecâmara desta final, o Leocadenses se vencer somará o 3º título, de campeão. Já o Negreiros poderá passar a ser 13º clube a escrever a história de campeão naquela que será a 28 ª edição.