Chegou ao fim mais uma época de futebol popular. Já falamos da taça, e da final do campeonato, vamos agora fazer um balanço do que foi o minitorneio ou torneio de encerramento para as equipas que quiseram participar, porque 12 terminaram mais cedo, alguns clubes porque queriam entrar em obras nos seus campos, outros haviam que tinham que jogar em campos emprestados. Esta última jornada até parecia a liga Profissional, com jogos à sexta à noite e Sábados à tarde, foi uma semana em cheio de futebol popular.
Uma vez ser um torneio oficial, os amarelos transitaram da fase regular para este torneio. O Águas Santas, ou que fosse desconhecimento, ou ter interpretado mal em dialogo com AFPB , jogou com jogadores a cumprir castigo, e não só perdeu um jogo na secretaria pelos mesmos golos que tinha vencido na 1ª Jornada em Paradela por (3-0) e como se não bastasse, foi púnico com perda de caução ao abrigo do artigo 33º em consonância com o ponto 8 do artigo 27º!
Falando ainda em coisas negativas. A lamentar as agressões que aconteceram no jogo Palme Aborim sendo o agressor jogador do Palme a ser foi punido com 4 jogos de castigo.
Falando nas coisas positivas. O São Martinho cilindrou todos os adversários da sua série B e teve o melhor ataque da prova com 17 golos em 5 jogos! Somou 15 pontos conseguindo o pleno. Uma boa prestação duma equipa que aproveitou o balanço que vinha da ponta final da fase regular, onde em cima da meta ultrapassou o Águias do Neiva para ficar na 1ª divisão.
Prestações positivas tiveram também O Palme na série C que permitiu apenas um empate com a equipa sensação o Cambeses, foi campeão de série ao ter conseguido somar 13 pontos. O Cambeses foi 2º classificado desta mesma série com 11 pontos e sem derrotas! Teve ainda a melhor defesa do Torneio com apenas 3 golos. Grande prestação desta equipa de Cambeses neste torneio de encerramento.
Passamos agora à série A onde o vencedor foi o GDR Campo: GDR Campo que beneficiou de 3 fatores! Beneficiou do Águas Santas ter perdido na secretaria o jogo da 1ª Jornada, caso contrário era o Águas o vencedor da Serie! Beneficiou ainda de ter jogado em casa com a equipa de Os Estrelas porque estes tinham o seu recinto interdito, e ainda para terminar, porque tinha melhor diferença de golos em relação ao 2º classificado o Sequeade. Ambos os clubes somaram 10 pontos.
No geral. Paradela, Várzea e Pedra Furada ficaram aquém do que se esperava pelo estatuto que tinham da fase regular.
Pela positiva vimos Carvalhas, Baluganense, Silveiros, Cristelo (este sem surpresa) Feitos , Cambes e Aborim.
Na lista dos melhores marcadores deste torneio (mesmo sem troféu em disputa) de assinalar Pedro Gatão do Sequeade arrecadou o 1º lugar com 8 golos. Tiago Silva do Palme ficou em 2º Lugar com 7 Golos. Jorge Miranda do Cristelo fechou o pódio com 5 golos. Manu o goleador (que era desconhecido) do Creixomil aparece em todas e faz parte de um leque alargado de jogadores com 4 golos.
Resultados e marcadores do torneio de encerramento série A
Pardela 4 (Mateus 2, Tiago Campos, Pedro Lopes) - Estrelas 1 (Chefinho)
GDR Campo 5(Zeca 2,Chico, Santas e Maciel) - 2 Sequeade (Pedro Gatão)
Águas Santas 6 (Ferreira 2, Samu, Zé, Hélder,Cascalho) -0 Feitos
Resultados e marcadores do torneio de encerramento série B
Baluganense 0-2 Sº Martinho ( Dimas)
GD Santa Eugénia 3 (Chico, Bisonte, Salvador) -3 Cristelo (Jorge Miranda, Bruno Macedo 2)
Pedra Furada 3 ( Dani, Coiago, Bertinho) -2 Silveiros (Pinto 2)
Resultados e marcadores do torneio de encerramento série B
Carvalhas 3 (Tozé, Diogo Ferreira e Cigano9)-2 Aborim (Pedro Carreira)
Várzea 6 (Rui Faria 2,Grilo,Bessa,Cris,Miguel)-3 Creixomil (Manu,Diogo Sousa,Tiago Silva)
Palme 1(Tiago Silva)-1 Cambeses (Pedrinho)