Disputou-se no dia de ontem domingo 07 de maio de 2023 pelas 17h00, a final da Taça Cidade de Barcelos, no estádio com o mesmo nome. Com uma assistência a rondar os 4000 espetadores. O Perelhal saiu vencedor por 2-1 sobre o Carapeços. Ao intervalo registava-se uma igualdade de 1-1.

O jogo iniciou-se com as equipas a estudar-se mutuamente e aos poucos o Carapeços foi crescendo e teve alguma supremacia no último terço do terreno. O Carapeços com o seu futebol apoiado a fazer circular a bola, mesmo sem ter oportunidade de golo e criava algum perigo junto à área do Perelhal. À passagem dos 23 minutos o Carapeços já somava a 4 pontapés de canto a seu favor enquanto que o Perelhal não tinha tido nenhum. Há passagem dos 27 minutos um atraso de um jogador do Perelhal com alguma força, fez com que o Guarda redes Berto amortecesse a bola com o peito, a bola sobra para Jorge Gomes, este fez o passe atrasado par Samuel que sem o guarda redes na baliza fez o mais difícil que foi atira ao lado. O Carapeços teve a melhor oportunidade de golo do encontro até ao momento.  E foi já um pouco contra a corrente do Jogo que aos 32 minutos o Perelhal chega à vantagem, com Kiko a entrar bem com a bola controlada a rematar e a bola a passar por baixo do braço direito do Guarda redes do Carapeços Luís, que nos pareceu mal batido. Estava feito o 1-0 para o Perelhal.

O Perelhal com o golo agigantou-se ainda mais, pressionou o Carapeços e criou mais alguns lances de perigo, mas sem remates enquadrados com a baliza. Nos últimos minutos da 1ªparte o Carapeços conseguiu sacudir a pressão atacou com algum perigo, ganha um canto que foi batido do lado direito do ataque, há um remate de cabeça que foi intercetado pela mão de um defensor do Perelhal dentro da área e na recara Jorge Gomes restabelece o empate1-1 aos 45+2.

Na etapa complementar o Perelhal começou a ter mais supremacia em todos os setores do terreno do jogo. O Carapeços não conseguia fazer a boa circulação de bola como o tinha feito em grande período da 1ª parte.

 Os jogadores do Perelhal atacaram com mais intensidade os jogadores do Carapeços portadores da bola e com passes longos abriam para os flancos, e o Carapeços a jogar no esquema de três centrais abria espaços nos corredores que os jogadores do Perelhal souberam explorar. O domínio era do Perelhal e aos 55 minutos a bola entra na baliza do Carapeços, mas supomos que o golo foi anulado por ter havido fora de jogo no início do lance, já que a bola pareceu tabelar no defensor do Carapeços e seria autogolo!

Não valeu o golo aos 55 minutos valeu aos 60, com mais uma boa jogada do Perelhal pela esquerda do ataque a bola foi cruzada e rematada, houve ainda a intenção dos defensores do Carapeços afastar o perigo, mas a bola sobra para Hugo que rematou forte, sem hipótese de defesa para o guardião do Carapeços, estava feito o 2-1 para o Perelhal.

Entretanto os treinadores mexiam na equipa fazendo as substituições. O Mister do Carapeços Sérgio Gameiro a retirar defesas e médios para refrescar com jogadores de ataque. Mas o Carapeços nunca foi capaz de rematar enquadrado com a baliza do Perelhal. O Perelhal ainda teve uma grande oportunidade de fazer o 3-1, de livre direto, mas Luís com uma grande defesa desviou para canto. Já sobre dos descontos a última oportunidade para o Carapeços, com o defesa Matos na sequência de um canto batido do lado esquerdo a rematar de cabeça fazendo a bola passar pouco ao lado do poste direito de Berto.

O Perelhal foi um justo vencedor, pelo que fez nos 90 minutos, nomeadamente na 2ª parte e pelo número de oportunidades criadas, teve ainda a supremacia em ganhar as segundas bolas no meio campo e em todo o terreno, jogadores mais frescos, mais perspicazes, na abordagem de recupera bolas.

O Perelhal fez a festa da sua primeira conquista da taça de Barcelos, naquela que foi na 20ª Edição. O Carapeços perdeu a sua 4ª final em 10 disputadas. Carapeços e Perelhal estão ainda na luta pelo campeonato, e quem sabe se irão encontrar, mas se acontecer será nos jogos das meias finais.

Sobre a arbitragem. Ambas as equipas se queixaram do trabalho. Aos 15 minutos de jogo os jogadores do Carapeços queixam-se que guarda redes do Perelhal Berto terá supostamente defendido uma bola com as mãos fora da área, que obrigaria o Perelhal a ficar reduzido a 10 unidades os restantes 75 minutos do encontro! Se fosse já na 2ª parte não sabemos se a decisão seria a mesma. Os do Perelhal também se queixam do golo anulado, porque a bola é introduzida na baliza por um jogador do Carapeços. A nível técnico houve essas possíveis duas falhas. A nível disciplinar se calhar também podia ter ido mais além, houve alguns rodeios em forma de pressão sobre o árbitro que se poderiam ter evitado. O melhor do árbitro é que deixou jogar e não apitou a pedidos de faltinhas por tudo e por nada.

Positivo do jogo foi também o tempo útil de jogo na 1ªparte. Não tanto na 2ª parte, mas compreende-se quando uma equipa queria deixar passar o tempo, simulando aqui e ali uma paragem por suposta lesão.   

Positivo também o muito público assistir nas bancadas afetas aos adeptos das duas formações.  Foram abertas ainda as bancadas do topo Norte e topo Sul, dizer que estiveram mais adeptos de um clube do que outro também não se pode avaliar, já que estiveram muitas pessoas ligadas os outros clubes do popular presentes.

Para entrega da taça marcou presença o Dr. Mário Constantino Presidente da Câmara de Barcelos. Afinal sem o apoio da Câmara não seria possível fazer este campeonato Popular, e nem seria possível pisar este maravilhoso Estádio Cidade de Barcelos. O Popular agradece, estão todos de parabéns, os vencedores, os vencidos e pelo espetáculo dentro das quatro linhas e nas bancadas.