O Grupo Desportivo e Recreativo de Campo inaugurou em 21 de Maio passado, as obras de reconstrução do seu parque de jogos. Compreendeu esta requalificação a colocação de um relvado sintético e novos balneários orientados para o século XXI. Uma construção feita de raiz. Do existente apenas foi aproveitado o espaço.


Teve como convidados, as seguintes entidades oficiais: Presidente da Câmara de Barcelos, Excelência Reverendíssima D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, o Presidente da Junta da União de Freguesias Campo e Tamel e o Pároco de Campo, Sr Padre José Granja, entre outros convidados.

A cerimónia de inauguração foi presenciada por cerca de duas centenas de curiosos, amigos e simpatizantes do GDR Campo.

Depois de uma oração feita pelo Pároco Sr Padre Granja, a sufragar a alma e memória de todos os Fundadores, Directores, Sócios e Atletas falecidos foi guardado um minuto de silêncio, ao qual se seguiram os discursos protocolares.

Discursando o presidente do Clube, Sr Armindo Freitas e referiu-se ao Presidente da Camara Municipal de Barcelos, afirmou que interpretava a sua “presença como um sinal de consideração, respeito e apreço pelo Clube”. Cumprimentando o Bispo Auxiliar da Diocese, D. Delfim Gomes, ressalvou que a sua presença mais não era do que a observância do conselho da “sereníssima pessoa do Papa Francisco” que diz que “os pastores devem sentir o cheiro das suas ovelhas” e congratulou-se destacando, que a sua pessoa e comparência era “uma agradável sensação de proximidade e empatia que muito apreciamos”.

Realçou que a execução das obras foi um “caminho duro de trilhar, só possível com o apoio da autarquia, dos patrocinadores, dos amigos, e com um trabalho resiliente e gigante dos órgãos sociais do clube”. O presidente da Direcção Armindo Freitas aproveitou a ocasião para agradecer aos fundadores do clube afirmando que o seu esforço não foi em vão. “O clube continua vivo, pujante e rejuvenescido. O nosso projeto continuará por um futuro longínquo”. Agradeceu ainda, “a presença dos adeptos e simpatizantes”, bem como a presença do presidente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia “que apoiaram e acompanharam de perto esta obra”.

Encerrou o desfile protocolar dos discursos o Dr Mário Constantino, recordando os tempos da década de 1980, quando ali jogou algumas vezes no campo pelado, e contrastou o que é ver agora um campo de jogos moderno, com todas as condições para a prática e treino desportivo e local de convívio. Afirmou: “…é um orgulho muito grande ver quão bem foi concebido o projeto e realizada a execução da obra”. O edil da Comarca de Barcelos referiu também que “o impossível acontece desde que o queiramos fazer acontecer”, e que as novas instalações do Grupo Desportivo e Recreativo de Campo são “um sinal inequívoco de desenvolvimento da freguesia e do concelho, concretizado através de equipamentos de qualidade para o futuro”. Lembrou os presentes que “o desporto é uma forma fundamental de ocupação dos tempos livres”, O Sr Presidente da Camara Mário Constantino exortou as famílias a incentivarem os seus filhos a praticarem desporto, dado que não é apenas bom para a saúde e desenvolvimento das crianças e jovens, mas constitui-se como “uma escola de valores, de socialização, e de educação”.  
O ponto alto da cerimónia aconteceu quando o Presidente da camara descerrou a lápide comemorativa da efeméride, acompanhado pelo Presidente da Junta, pelo Bispo Auxiliar e pelo Presidente do Clube, ao som do estralejar de foguetes e a largada de balões biodegradáveis com as cores emblemáticas e estatutárias do Clube: vermelho, branco e azul.

De seguida as instalações foram benzidas pelo Bispo auxiliar de Braga, Excelência Reverendíssima D. Delfim Gomes, acompanhado pelo Pároco da freguesia, Sr Padre José Barbosa Granja, seguidamente as instalações ficaram abertas para visita de todos os interessados.

Foi servido um almoço para os convidados e interessados inscritos dando-se por encerrada esta cerimónia e este dia memorável para a freguesia de Campo, para os Órgãos Sociais do Clube, Sócios e simpatizantes, que se perpetuará na memória de quem presenciou.