Realizou-se este dominoasdez, 21 de maio de 2023 os jogos da 2º mão para o apuramento do Campeão. Todas as equipas que ganharam vantagem na 1ª mão, acabaram por segurar na 2ª mão, jogando com o resultado que lhe era favorável para passarem às ½ finais.

 O Leocadenses foi perder a Perelhal por 4-3 no total 6-4 a seu favor.

O Negreiros venceu o Oliveira 2-1 e já havia vencido 2-0 na casa do adversário em jogo da 1ª Mão.

Os Leões da Serra foram empatar a Carapeços 1-1, valeu a vantagem do jogo da 1ª mão 3-1

O Bastuço Sº João foi empatar a Macieira 1-1, mas o Macieira tinha a vantagem de ter ido vencer na casa do seu adversário por 2-1

Nas meias finais jogam a 1ª mão no próximo domingo 28 às 10h00

Leões da Serra x Leocadenses

Negreiros x Macieira

Carapeços 1 (Né) -1 Leões da Serra (Malheiro)    

Em Carapeços a equipa da casa tinha uma tarefa algo complicada, que era virar o resultado a seu favor, que era marcar 2 golos e não sofrer nenhum, mas com o golo dos Leões a surgir à passagem dos 15 minutos através de Malheiro a missão do Carapeços ficou ainda mais difícil. Foi uma primeira parte dominada pelos Leões da Serra, mas com poucas oportunidades claras de golo. O Carapeços ainda teve uma meia oportunidade para o empate, mas foi já nos últimos minutos da 1ª parte que os leões tiveram perto de dilatar a vantagem, depois de uma série de 3 cantos consecutivos e num deles Luís, Redes do Carapeços teve que fazer uma defesa enorme evitando o 2-0.

Na 2ª parte depois do Mister Sérgio Gameiro ter feito uma alteração antes do intervalo e outra no descanso, voltou a mexer já com a 2ª parte em andamento e foi depois ter feito 4 alterações que o Carapeços passou a jogar mais no meio campo dos Leões da Serra. Apesar do domínio do jogo, o Carapeços não conseguia criar oportunidades de golo. Os jogadores de Carapeços rematavam à entrada da área, mas as bolas iam esbarrando na bem escalonada muralha defensiva dos Leões, e o tempo ia passando. Passavam 25 minutos da 2ª parte quando o Carapeços chega ao empate através de um remate de meia distância de Né a fazer a bola entrar rente ao poste esquerdo do redes da baliza dos Leões. Os Leões limitavam-se a defender e ainda viram nos descontos uma bola a ser rematada de livre direto por Postiga a bater com estrondo na barra da baliza, que poderia dar o 2-1 para o Carapeços, mas ainda insuficiente para discutir a passagem às meias finais. Este jogo teve algum equilíbrio entre ambas as equipas, o mesmo não aconteceu em Airó onde os Leões foram muito superiores e estão por isso com toda a justiça nas meias finais. A final da época passada tinha sido renhida com o Carapeços a sair vencedor nos penaltis , sobre a equipa dos Leões , estes que tem agora nova oportunidade de chegar a final.   

Perelhal 4 (Chora 2, Guéu, Abel) -3 Leocadenses (Hélder Reko e Ricardo)  

Este era um jogo que parecia difícil ao Perelhal anular uma desvantagem de 3-0 do jogo da 1ª Mão. Mas quando chora abre o ativo aos 10 minutos e Guéu faz o 2-0 aos 15 minutos, com tanto tempo para jogar e à distancia de um golo para igualar a eliminatória, o sonho voltava a ser possível ao Perelhal virar a eliminatória a seu favor. O jogo arrastou-se até aos 35 minutos e o Leocadenses reagiu com dois golos de rajada, gelando os adeptos da equipa da casa. Hélder reduziu para 2-1 aos 35 minutos e aos 36 minutos Já Reko estabelecia a igualdade 2-2, depois de uma assistência de Hulk . As equipas regressavam aos balneários e com o Leocadenses a manter a vantagem que levava da 1ª mão. No reatamento Chora voltava a dar esperanças ao Perelhal ao fazer o 3-2 aos 50 minutos. Este resultado insuficiente para a equipa da casa arrastou-se até aos 85 minutos, quando Abel voltou a fazer renascer a esperança ao apontar o 4-2, mas o Leocadenses deu a machadada final ao apontar o 4-3 já encima do minto 90 por intermédio de Ricardo.

O Perelhal fica pelo caminho, mas já com o troféu da taça na sua posse. Já o Leocadenses vai medir forças a exemplo do que sucedeu na época passada com a equipa dos Leões da Serra nos jogos das meias finais, sendo o jogo da 1ª Mão próximo domingo. Na época passada os Leões levaram a melhor e marcaram presença na final, o Leocadenses vai tentar a desforra.

Negreiros 2 (Hugo Ferreira e Nando) -1 Oliveira (Alenichev)

A equipa do Oliveira tinha uma desvantagem de 2-0 do jogo da 1ª mão em casa com o seu adversário Negreiros, mas não se deu por vencido e montou uma grande flange de apoio ao fretar um autocarro para levar os seus adeptos até Negreiros para apoiar a sua equipa.

Se a desvantagem era de 2-0 do jogo da 1ª mão, mais complicado ficou depois de Hugo Ferreira inaugurar o marcador aos 10 minutos, e foi com esta magra vantagem que se chegou ao intervalo. O golo da igualdade apontado por  Alenichev no início da 2ª parte ainda deu esperanças  ao Oliveira em discutir a eliminatória, mas  Nando  elevou para 2-1 aos 90 minutos fixando o resultado final . Um resultado que colocou o Negreiros  nas ½ finais da prova. O Oliveira voltou a cair nos ¼ de final a exemplo do que sucedeu na época passada aos pés do Leocadenses. O Negreiros substitui o Carapeços nas ½ finais. Já o Macieira volta a repetir a presença nas ½ finais a exemplo do que sucedeu na época passada.

Desta partida é de realçar atitudes das duas equipas e acima de tudo dos adeptos. Bancada cheia e toda a gente a se saber respeitar.

 Macieira 1(Nuno Novais) -1 Bastuço Sº João (Kastanheira)

Com uma desvantagem de 2-1 do jogo da 1ª Mão  o Bastuço Sº João tinha a difícil tarefa de virar a eliminatória a seu favor no terreno do Macieira.

Sem incidências desta partida supomos que o jogo foi jogado com cautelas porque o golo que deu vantagem ao Macieira aconteceu já muito perto do final da 1ª parte apontado por Nuno Novais . Sem sermos precisos o golo que deu o empate 1-1 para a equipa do Sº João aconteceu também muito perto do final da partida apontado por Kastanheira . O que quer dizer que o S. João ficou a um golo de poder igualar a eliminatória. O Macieira volta a repetir a presença nas meias finais a exemplo do que sucedeu na época passada, sendo depois eliminado pelo Carapeços que acabaria por sair vencedor na final. O S. João fez uma excelente época, mas ficou pelo caminho.