Terminou este fim de semana a fase regular do Popular de Barcelos. Não se pode dizer que foi uma boa experiência, muito embora há quem diga que foi saudável devido a dar a oportunidade a certos clubes chamados grandes jogar com clubes (supostamente) pequenos, mas foi a pandemia que obrigou a isso.

 Também lembramos que o que se fez esta época, poderia ser acautelado na época anterior, em ficar definido à partida este figurino para saber quem descia à  2ª divisão e não ter que passar uma época a ver tanto desnível entre os 5º ou 6º clubes melhores classificados da cada série em relação a todos os restantes. Se repararem, com a exceção do Negreiros e Bastuço Sº João, clubes que substituíram Pereira e Remelhe (clubes também garantiram a 1ª divisão) tudo se repetiu em relação à época passada, com os repetentes, Carapeços, Oliveira, Perelhal, Macieira, Leões das Serra, e Leocadenses a disputar o play-OFF.

A primeira divisão 2022-2023 reduzida a 14 clubes conta com o Carapeços, Oliveira, Remelhe, Palme, Juventude de Sº Martinho, Perelhal, Macieira, Leões da Serra Águas Santas, Negreiros, Bastuço S. João, Leocadenses, Pereira e Carvalhal. Destes 14 só Bastuço Sº João, S. Martinho Águas Santas, não faziam parte da 1ª divisão em 2019-2020 (último campeonato suspenso com 18 clubes)

Recordamos ainda que Juventude Sº Martinho e Águas Santas estavam em zona de subida a 08-03-2020, data da paragem definitiva do campeonato, devido à pandemia, estávamos na 23ª Jornada. Como curiosidade o Bastuço S. João também lutava pela subida, estando apenas a 3 pontos da subida no 4º Lugar! Feita esta apreciação só o GDR Campo que estava em posição de subida cedeu agora o seu Lugar ao Sº João, o que quer dizer que só o GDR Campo se pode queixar deste sistema de 3 séries destes últimos 2 anos, ao perder a carruagem da 1ª divisão!

Voltando agora a esta jornada. O Oliveira foi vencer a Milhazes por 2-0 e garantiu o passaporte para o play off. De nada valeu as vitórias do Remelhe em Paradela 3-1, e do Palme sobre o Águias de S. Mamede 4-0, porque o 3º classificado da série A ficou de fora.

Já o S.º Martinho, foi como lhe competia empatar em Sº Salvador do Campo 1-1 , depois de ter estado a vencer por 1-0. Em momento algum dos 90 minutos o Sº Martinho viu ameaçado o seu lugar, porque para isso era preciso estar a perder e o Águias do Neiva estar a vencer! E com este empate garantia à partida a presença na 1ª divisão da próxima época. Os baldes de água gelada deste campeonato aconteceram em Palme no jogo em que o Palme perdeu com o Oliveira a duas jornadas do fim. E o outro aconteceu em S. Martinho com o Águias do Neiva a perder com a equipa local a uma jornada do fim e perder o lugar de acesso à 1ª divisão para o seu adversário direto.

Ou se quiserem utilizar outra expressão. O Palme e o Águias do Neiva morreram na praia. O Palme porque esteve em 2º lugar da 17º à 23ª jornada.  E o Águias do Neiva que esteve em zona de permanência da 13ª à 24 ª Jornada.

Os restantes jogos poderiam serem postos em causa se os clubes já apurados jogassem para escolher os seus adversários para a 1ª ronda do apuramento do campeão. Mas os resultados finais ) Perelhal 6-0 Estrelas, Macieira 1-0 Silva,  e ainda o Negreiros 5-0 Santa Eugénia, e Aborim 1-4 Bastuço S .João  vieram provar que não havia por onde escolher, numa fase em que todos os clubes estão por mérito neste play-off, e não há favoritos.

Marcaram-se 64 golos nesta jornada 26, na série A foram apontados 18, na série B 19 e na série C 27 golos.

A nível individual o destaque vai para Kiko jogador do Perelhal, único a fazer Hat-Trick.

Bisaram ainda nesta jornada Gaio e Adriano do Palme, Rui Faria do Várzea, Bertinho do Pedra Furada, Hélder do Águas Santas, Marquinho do Negreiros, Zé Gomes do Lijó., e Rui Figueiredo do Perelhal.   

No TOP 10 dos melhores marcadores. Gaio do Palme igualou Lopes do Bastuço Sº João. Ambos somam 22 golos no 1º e 2º Lugar. Manu do Creixomil subiu ao 3º lugar de forma isolada com 19 golos!

A partir de agora Lopes do Bastuço Sº João tem pelo menos mais 2 jogos para marcar um golo para poder vencer o troféu de melhor marcador. Gaio (vencedor da época passada) está fora do play-off. Hugo Ferreira do Negreiros é a principal ameaça! Soma 18 golos no 4º Lugar e precisa de 4 golos para chegar ao topo.  

 

O calendário do Play-off ditou por esta ordem  os jogos para 14 de Maio.

Leões da Serra x Carapeços

Leocadenses x Perelhal

Oliveira x Negreiros

Bastuço SºJoão x Macieira

 

Resultados e marcadores da 26ª jornada série A

Palme 5 (Adriano 2,Gaio 2,AG) -0 Águias de Sº Mamede

Fonte Coberta 2 (Rubinho,Minhoca)-0 Chorente

Milhazes 0-2 Oliveira (Serginho e Lucas)  

Águias do Neiva 1(Joel)-2 Várzea (Rui Faria2)

GDR Campo 1 (Coelho)-1 Sº Martinho (Rick)

Paradela 1(Rafinha)-3 Remelhe (Queirós,Vilas,Cenoura)  

 

Resultados e marcadores da 26ª jornada série B

Perelhal 6 (Carlinhos, Rui Figueiredo 2,Kiko3) -0 Estrelas

Águas Santas 5 (Hélder 2,João,Jorge,Dida) -1 Cambeses (Pedrinho)

Carvalhas 1 (Cigano)-3 Fragoso (Duarte, Hélder, João Neiva)

Macieira 1(Raúl)-0 Silva

Cristelo 1(Jota)-1 Cossourado (Leiras)

 

Resultados e marcadores da 26ª jornada série C

Negreiros 5 (Lipinho,Jason,Marquinho 2,Bruno Vale)-0 Santa Eugénia

Aborim 1 (Miguel Lopes) - 4 Bastuço Sº João (Afonso, Brocas, Bruninho e Carlinhos)

Creixomil 2 (Manu e Tiago Silva) -1 Baluganense (Tiago Lima)

Pereira 3 (AG,Nuno Campinho,Huguinho) -1 Carvalhal (Liedson)  

Pedra Furada 4 (Bertinho 2,Tiaguinho e Dê) -2 Silveiros (João Ribeiro, Hugo Silva))

Feitos 2 (Paulo Batista e Rui Gonçalves) -2 Lijó (Zé Gomes 2)