Disputou-se no passado domingoasdez, a 1º mão dos ¼ de final para o apuramento do Campeão do Popular de Barcelos 2022-2023. Há quem declare que foram resultados surpreendentes! Da nossa parte surpreendente só se for pela margem dos golos apontados pelas equipas vencedoras, que em 3 jogos (Leões da Serra 3-1 Carapeços, Leocadenses 3-0 Perelhal e Oliveira 0-2 Negreiros, as equipas vencedoras venceram por margens consideráveis que os coloca em grande vantagem para passar às ½ finais. O resultado mais tangencial, mas que não deixa de ser uma vantagem crucial porque foi fora de casa foi a vitória do Macieira em S. João sobre o Bastuço por 2-1, já com o golo da equipa da casa a surgir nos descontos!

Ainda sobre estes resultados, não havia equipas favoritas, a não ser avaliar pelo palmarés da cada uma, sabemos sim que todas elas fizeram um grande campeonato para chegarem até aqui, e sendo a bola redonda supressas podem até acontecer na 2ª mão, pois há ainda a 90 minutos a disputar nos jogos da 2ª Mão e tudo pode vir acontecer!

Leões da Serra 3 (Rivaldo, David e André) -1 Carapeços (Nakata)

Nakata abriu o marcador, mas Leões ferozes viraram  o jogo nos últimos 12 minutos da 1ª parte 

Em Airó defrontaram-se os finalistas da época passada com os Leões da Serra a jogar em casa no jogo da 1ª mão. Os Leões vinham com fome de bola porque estavam sem competir desde há cerca de um mês, depois do último jogo em Cristelo para o campeonato disputado a 16-04-2023. Já o Carapeços vinha de uma derrota do domingo anterior do jogo da taça em que perdeu para o Perelhal 2-1. De orgulho ferido o Carapeços foi à procura do golo e adiantou-se no marcador aos 17 minutos por intermédio de Nakata. Mas os leões responderam de imediato e Rivaldo restabelecia o empate 1-1, 2 minutos depois. Os leões deram a cambalhota no marcador aos 34 minutos por intermédio de David, e aos 40 já André dilatava para 3-1. Foram fatais os últimos 12 minutos da 1ª parte para o Carapeços que se viu de empatado a uma desvantagem de 2 golos.

Na segunda parte nada se alterou. Sem incidências desta partida, limitamo-nos a escrever apenas pelo resultado em si, e não pelo jogo jogado entre ambas as equipas. Os Leões partem em vantagem para a 2ª mão a jogar em Carapeços no próximo domingo. O Carapeços terá que vencer 2-0 ou por margem superior a 3-1 onde os golos foram continuam a contar em caso de desempate. O vencedor desta eliminatória vai defrontar o Leocadenses ou Perelhal

Oliveira 0-2 Negreiros (Janson e Hugo)  

Golos na 2ª parte dão vantagem ao Negreiros .

O 2º classificado da série A Oliveira recebeu o 1º da série C Negreiros e a vitória surgiu para os visitantes no decorrer da 2ª parte. Sem incidências desta partida, apenas sabemos que ao intervalo registava-se um empate sem golos, e foi já na 2ª parte que os golos vieram acontecer para a equipa do Negreiros. Jason adiantou o Negreiros no marcador aos 65 minutos, e por volta dos 75 minutos Hugo dilatou a contagem para 2-0 para o Negreiros. Um resultado que não sofreria alteração até final.  

Com este resultado o Negreiros a jogar em casa no próximo domingo tem uma vantagem considerável, mas no futebol não há vencedores antecipados e tudo pode vir acontecer. O resultado de 2-0 para o Negreiros coloca estes com um pé nas ½ finais. O vencedor desta eliminatória vai defrontar o Macieira ou Bastuço S. João!  

Bastuço Sº João 1 (Lopes) -2 Macieira (Nuno Novais)  

Nuno Novais em destaque ao bisar na partida.

O Bastuço Sº João foi uma bela surpresa neste campeonato, liderou a sua série C durante várias jornadas, só perdendo na parte final o 1º lugar para o Negreiros. O Sº João aproveitou este jogo quase decisivo para estrear o seu novo relvado sintético, depois de ter jogado toda a fase regular no campo emprestado do Viatodos. Este era o único jogo onde se defrontava os dois 2º lugares da cada série. O Bastuço 2º na série C e o Macieira 2º da série B. Sem sabermos o pendor atacante de cada equipa ou a supremacia, apenas nos regemos pela marcha do marcador, e neste capítulo o Macieira adiantou-se no marcador aos 25 minutos por intermédio de Nuno Novais 0-1. Com esta magra vantagem as equipas regressaram ao balneário. Na etapa complementar o 0-1 para o Macieira teimava em persistir, e só por volta dos 85 minutos o marcador voltou a funcionar depois de Nuno Novais bisar na partida e colocar o Macieira a vencer por 2-0. Já na entrada para os descontos, Lopes reduziu para o Bastuço Sº João 1-2.

Este resultado deixa o Macieira em clara vantagem, tendo a seu favor o jogo da 2ª mão ser jogada no seu terreno, mas o sª João não se vai dar por vencido, mas terá que apontar pelo menos dois golos no terreno do Macieira se quiser disputar passagem às ½ finais. Já que os golos foram contam a dobrar em caso de igualdade, e o Macieira marcou dois fora de casa.

O Vencedor desta eliminatória vai defrontar o Negreiros ou Oliveira nas ½ finais.     

Leocadenses 3 (Joãozinho, Moura, e Reko) - 0 Perelhal 

Reko esteve em destaque ao apontar o 3-0 de canto direto. 

Este terá sido o resultado mais surpreendente da jornada, sem desrespeitar o valor da equipa Leocadenses, mas sim pelo brilharete com que esta equipa do Perelhal tinha batido o Carapeços por 2-1 no final da taça no domingo passado e tendo sido uma equipa dominadora em todos os aspetos. Não sabemos se foi por excesso de confiança, sabemos sim que saiu derrotado pela equipa do Leocadenses por 3-0 e deixa esta equipa do Perelhal em maus lençóis para ter um lugar nas ½ finais da prova.

O Leocadenses chegou à vantagem por volta dos 14 minutos, depois de um canto batido do lado esquerdo do ataque do Leocadenses, a bola vem por alto, é ainda desviada por Zé Carlos, e já rasteira sobra para Joãozinho que em plena pequena área faz uma emenda preciosa para o 1-0. O 2-0 surgiu aos 35 minutos. Ataque da equipa da casa com o jogador do Leocadenses a ir à linha de fundo e fazer uma assistência para a entrada da grande área, onde aparece na passada Moura a rematar forte, Berto ainda tentou defender, mas tal era a violência no remate a bola acabou por entrar. Com 2-0 se chegou ao intervalo

Na etapa complementar o jogo já caminhava para o deu final, quando Reko faz uma obra de arte ao apontar de canto direto o 3-0 aos 70 minutos. Já tivemos a oportunidade de ver as imagens do lance, houve clara intenção de Reko marcar direto. Toda a equipa do Perelhal estava bem posicionada no terreno de jogo, inclusive o seu guarda redes Berto, que deu um passo em frente para fazer o impulso para se elevar e tentar intercetar a bola, mas esta ia suficiente alta para entrar na gaveta junto do 2º poste, e a bater nas redes do interior da baliza a uns 50 centímetros do poste! Um golo que se marca uma vez na vida, e contou claro está, com o vento a favor.

Um golo que pode fazer toda a diferença para o jogo da 2ª mão. O Perelhal tem que fazer 3 golos e não sofrer nenhum no jogo da 2ª mão para empatar a eliminatória, uma tarefa deveras difícil, mas não há impossíveis no futebol. O vencedor desta eliminatória irá defrontar o Carapeços ou Leões da Serra.