Realizou-se no passado fim de semana os jogos da 23ª Jornada, e as coisas em vez se ficarem mais definidas tudo se complicou com a exceção do Carapeços que já fica à espera do seu adversário no play- off . O Carapeços venceu o Águias por 2-1 e garantiu o Play-off, pelo facto de Palme e Oliveira se defrontarem na próxima jornada. Palme que ao perder no Várzea por 2-1, ficou com missão complicada, depende apenas de si, mas se perder o próximo jogo em Palme na receção ao Oliveira, perde o 2º lugar e pode ir parar ao 4º Lugar se o Remelhe for vencer o Águias do Neiva na próxima jornada. O Oliveira venceu o Águias de Mamede por 1-0, e também depende de si para passar ao play Off. Basta vencer os 3 jogos que faltam realizar, começando por vencer o Palme na próxima jornada. Quem não depende apenas de si é o Remelhe que em franca recuperação, venceu o Milhazes por 4-1, e na próxima jornada, em caso de empate do Palme & Oliveira e se vencer o Águias em Abade do Neiva pode saltar para o 2º Lugar e fica a depender de si. Ao Águias do Neiva basta um empate para assegurar o 2º melhor 5º das 3 séries, mas não garante a 1ª divisão. Em caso de derrota na próxima jornada com o Remelhe,e caso o S. Martinho vença em Milhazes, fica a 1 ponto, e na 25ª Jornada o Sº Martinho recebe o Águias e em caso de vitória fica também a depender de si para ficar na 1ª divisão.  Ficou definido nesta jornada que Carapeços, Palme, Oliveira e Remelhe disputam a 1ª divisão da próxima época, e o 5º classificado vai ficar na 1ª divisão. Já apurar  da série A um dos melhores 3ºs classificados está muito difícil, dado aos confrontos diretos entre clubes do topo que vai roubar as hipóteses de somar os pontos necessários em relação às séries B e C.       

Marcaram-se 57 golos nesta jornada 23, sendo que a série A foram apontados 22 golos.

A nível individual o destaque nesta série A vai para Rui Faria do Várzea, Cunha do GDR Campo, Vilas e Luís Macedo do Remelhe jogadores a bisar nesta jornada,  

No TOP 10 dos melhores marcadores. Luís do S. Martinho foi apanhado no 2º Lugar por Manu do Creixomil (17 golos) e Gaio do Palme desceu ao 3º lugar com 16 golos.   

O Líder é Lopes do Bastuço Sº João, que mesmo folgando nesta jornada mantém  a liderança com 22 golos. 

 Nota: A nossa lista dos melhores marcadores é provisória, a da AFPB pode ter algumas pequenas diferenças. Nas nossas contas Lopes já soma 22 golos, enquanto que na AFPB soma apenas 21!

Carapeços 2 (Marco e Rego)-1 Águias do Neiva (Nuno Simões)

Começamos pelo Líder Carapeços que recebeu e venceu o Águias do Neiva por 2-1 , com 1-0 ao intervalo. Foi uma vitória pela margem mínima, mas muito enganador, porque o Carapeços desperdiçou uma grande oportunidade de golear a equipa do Águias, porque foi um festival de golos falhados pelos pupilos de Sérgio Gameiro ou mérito de quem os evitou. O Carapeços tomou sempre a iniciativa do jogo e depois de ameaçar inaugurou o marcador de grande penalidade, depois de Ruizinho ser rasteirado na área. Marco Silva bateu para o 1-0 aos 29 minutos. E com este resultado se chegou ao intervalo. Ainda no decorrer da 1ª parte o Águias também colocou o Redes do Carapeços à prova

Na 2º parte o Carapeços aumentou para 2-0 à passagem dos 60 minutos, numa cavalgada do lateral direito Rego a entrar em diagonal pela direita e a rematar cruzado ao poste mais distante das redes do Águias do Neiva.

 O Carapeços dominava o meio campo e jogou sempre no meio campo adversário, tiveram muitas oportunidades de chegar ao 3-0. Lembramos 2 ocasiões em que o redes defende por instinto, e ouras duas que já com o redes batido a bola foi salva em cima da linha de golo pelos defensores do Águias do Neiva. O Águias só depois de fazer algumas alterações, e depois de todo aquele desperdício do Carapeços, começou a atacar com mais superioridade numérica na frente nos minutos finais. E reduziu aos 85 minutos, depois de algumas cerimónias dos defesas de Carapeços em afastar o perigo, a bola sobrou para o avançado do Águias que obrigou o guarda redes do Carapeços a fazer a única defesa em toda a 2ª parte! A bola voltou a ressaltar para os pés de Nuno Simões que em chapéu perfeito fez a bola pingar junto à barra e de nada valeu estarem lá dois defensores do Carapeços a tentar cortar de cabeça, mas sem qualquer hipótese, dada a boa colocação do esférico que se anichou para o 2-1 do Águias do Neiva. Ainda foram jogados 6 minutos de desconto e o Carapeços jogou intranquilo até ao apito do árbitro. O Águias bateu-se bem. O Carapeços foi demasiado perdulário. E na baliza esteve um jovem guarda redes inspirado que foi só o melhor jogador em campo, não fora ele o Águias sairia de Carapeços com um resultado mais desnivelado.  O Carapeços já está no play off porque com 8 pontos de avanço sobre o 2º Palme e 9 sobre o 3º Oliveira, beneficia do próximo jogo entre o Palme e Oliveira onde não podem vencer os dois, qualquer resultado que seja, o Carapeços garante no mínimo o 2º lugar.

Já o Águias do Neiva depende de si para ficar na 1ª divisão. O 5º da série A vai ser apurado é o lugar que o Águias ocupa, mas se no próximo jogo perde em casa com o Remelhe e na jornada seguinte voltar a perder em casa do S. Martinho (casos estes vençam em Milhazes) pode ser despromovido à 2ª divisão.  

  Várzea 2 (Rui Faria) -1 Palme (Tiago Silva)

O Várzea mesmo com o objetivo de fazer parte da 1ª divisão na próxima época começar a ser uma miragem, bateu-se por outro que foi honrar a camisola e o emblema que representa e que faz com que este campeonato seja disputado até ao fim. Por isso conseguiu os 3 pontos.  

O Várzea adiantou-se no marcador à passagem dos 15 minutos por intermédio de Rui Faria 1-0. E com este resultado se chegou ao intervalo.

O descanso fez bem aos pupilos de André Silva que vieram para a 2ª parte com vontade de virar o resultado. E conseguiram chegar ao empate à passagem dos 59 minutos por intermédio de Tiago Silva 1-1. O Jogo caminhava para o seu final quando Rui Faria bisava na partida e colocou de novo o Várzea em vantagem 2-1 aos 90 minutos. Sabemos que houve alguma crispação no final do jogo, mas isso é assunto para o delegado e árbitro da partida. Esta derrota veio colocar o Palme sobre uma grande pressão para o próximo e os restantes jogos que faltam até final, não tanto sobre a sua presença na 1ª divisão que já ficou garantida. O Palme depende apenas de si para aguentar o 2º Lugar porque o 3º não é garantido dar acesso ao play off. O Palme que estava até bom pouco tempo confortável, em caso de derrota no próximo jogo em que vai receber o Oliveira, e caso o Remelhe vença o seu jogo em Abade do Neiva, pode cair para o 4º Lugar. O Palme soma 45 pontos. Oliveira 44 e Remelhe 43 pontos!  

Oliveira 1 (Mendes) -0 Águias de Sº Mamede

O Oliveira também arrancou uma vitória importante sobre o Águias de Sº Mamede por 1-0. O golo que valeu o triunfo foi apontado por Mendes à passagem dos 73 minutos. Com esta vitória o Oliveira beneficiou da derrota do Palme na Várzea e ficou em boa posição para atacar o 2º Lugar na próxima jornada! Para isso é obrigatório vencer em Palme a equipa local, e passar a depender de si. Em caso de derrota o Oliveira fica em maus lençóis para disputar o play-off. Pois caso o Remelhe vença o próximo jogo em Abade do Neiva salta para o 3º ou 2º se o jogo Palme Oliveira terminar empatado! O Oliveira já garantiu o 1º objetivo que é a presença na 1ª Divisão.

Remelhe 4 (Vilas 2, Luís Macedo 2)- 1 Milhazes (Sérgio Garrido

O Remelhe goleou o Milhazes por 4-1, continua no 4º lugar colado ao Oliveira a 1 ponto de distância. Garantiu a presença na 1ª divisão, e ainda viu com bons olhos a derrota do Palme 2º Classificado na Várzea com a equipa local. O Remelhe que começou um campeonato bastante atribulado, com muitos empates, e até longe dos lugares que davam direito à 1º Divisão, já está em condições de atacar o play off. Mas não depende apenas de si. Na próxima jornada vai jogar com o Águias do Neiva, uma deslocação difícil, por se tratar de uma equipa que ainda não garantiu a 1ª divisão para a próxima época. O Remelhe se vencer esse jogo e o Palme & Oliveira terminarem empatados salta de 4º para o 2º lugar e aí sim pode depender de si. Se um dos clubes vencer (Palme ou Oliveira) ainda terá que esperar até á última jornada para saber se pode chegar ao 2º lugar para disputar o Play-Off. Porque o 3º da série A está em desvantagem para poder disputar o play off. Embora o trabalho do anterior técnico Ricardo Gomes  seja de louvar , porque teve que apanhar os cacos depois de uma equipa desfeita: Paulo Gomes com mérito, mas também com trabalho feito anteriormente,leva já 5 vitórias consecutivas.   

GDR Campo 5 (Cunha 2,Mouro,Zeca, Nuno Maciel)-2 Paradela (Mateus e Tiago)

Neste jogo ficou mais uma vez refletido, o que é andar com a casa às costas e a jogar sempre fora. Estamos a fazer referência à vitória do GDR Campo sobre o Paradela por 5-2. O GDR Campo depois do jogo estreia no seu terreno que deu uma boa resposta ao Palme depois de estar a perder 4-0 reduziu para 3-4 . já leva 4 vitórias consecutivas somou quase tanto nos últimos 4 jogos 12 pontos, que nos 15 jogos anteriores 13! Ai se o campeonato começasse hoje, dirão os seus diretores e todo o Staff!!: Mesmo vencendo todos os jogos e são 4, só poderia vir a somar 38, o 5º Águias do Neiva soma 38. Para isso o Águias tinha que perder todos os jogos, e contar ainda com S. Martinho, Fonte Coberta e Várzea, equipas   que seguem na sua frente.     

Sº Martinho 2 (Estevão e AG) -1 Fonte Coberta (Minhoca)

O Sº Martinho venceu em casa o Fonte Coberta por 2-1 e com esta vitória e a derrota do Águias do Neiva em Carapeços pode sonhar em ficar na 1ª divisão. Mas a tarefa é muito, mas muito difícil. Para isso terá que vencer o próximo jogo em Milhazes, e na jornada seguinte vencer em casa o Águias do Neiva, mas não é só, ainda precisa que o Águias perca em casa com o Remelhe e não é tão fácil o Remelhe vencer em Abade do Neiva. Depois disso o S. Martinho ainda tinha que ir vencer a casa do GDR Campo, isto é vencer todos os jogos, é quase uma missão impossível. Já o Fonte Coberta com esta derrota, tem uma missão muito difícil. Ao Águias do Neiva bastará vencer um jogo, para não ser alcançado pelo Fonte Coberta na classificação.

Resultados e marcadores da 23ª Jornada Série A  

Oliveira 1 (Mendes) -0 Águias de Sº Mamede

Várzea 2 (Rui Faria) -1 Palme (Tiago Silva)

 Sº Martinho 2 (Estevão e AG)-1 Fonte Coberta (Minhoca)

Remelhe 4 (Vilas 2, Luís Macedo 2)- 1 Milhazes (Sérgio Garrido

Carapeços 2 (Marco e Rego)-1 Águias do Neiva (Nuno Simões)

GDR Campo 5 (Cunha 2,Mouro,Zeca, Nuno Maciel)-2 Paradela (Mateus e Tiago)