Realizou-se no passado Domingoasdez , os jogos da 24ª Jornada. E houve um volte face na classificação que coloca os favoritos de há umas jornadas para cá, sujeitos a morrer na praia! Nomeadamente o Palme que numa semana viu esfumar-se dois  grandes objetivos. Perdeu no sábado de Páscoa perante o Carapeços a possibilidade de garantir o passaporte para a final da taça. E este domingo perdeu em casa com o Oliveira 1-2 , e desceu ao 4º lugar da classificação, passando o Oliveira ao 2º lugar e a depender apenas de si para marcar presença no play OFF para o apuramento do campeão. O golo da vitória do Oliveira aconteceu no último minuto, e retirou do 2º lugar o Remelhe que vencia o Águias do Neiva à mesma hora por 2-1. O Remelhe é agora 3º , mas ao ser o pior terceiro das três séries , fica de fora do play OFF . Só uma escorregadela do Oliveira poderá levar o Remelhe a discutir o título de campeão. Já o Líder Carapeços foi vencer o GDR Campo por 3-2, é o clube com mais pontos conquistados e com o 1º lugar garantido espera agora o seu adversário para jogar o apuramento do campeão. Mas as surpresas podem não fica por aqui? O Águias do Neiva que chegou a ter uma vantagem considerada sobre o 6º classificado, com a derrota de domingo viu S. Martinho (que venceu por 5-0 o Milhazes) aproximar-se perigosamente, pois passou a somar 37 pontos menos 1 que o Águias do Neiva e na próxima jornada vão jogar entre si, com o S. Martinho a receber o Águias do Neiva. O Várzea remotamente ainda pode chegar ao 5º lugar, mas para isso tem que vencer e esperar um empate entre o Sº Martinho e águias do Neiva. E esperar que os seus adversários diretos percam ambos na última jornada, uma missão pouco provável.

Esta jornada veio agravar que o 3º da série A vai ficar  fora da passagem à fase seguinte por se tratar dos piores terceiros das três séries.       

Marcaram-se 84 golos nesta jornada 24, sendo que na série A foram apontados 21 golos. Esta foi a jornada com mais golos marcados, provavelmente devido às equipas que já não tem objetivos. Estes resultados mais parecem de jogos de oquei em patins.

A nível individual o destaque nesta série A vai para Ricky do S. Martinho único jogador da serie A a bisar.

No TOP 10 dos melhores marcadores. Luís do S. Martinho marcou, mas foi apanhado no 2º Lugar por Hugo Ferreira do Negreiros (18 golos) Gaio do Palme marcou, mas desceu ao 4º lugar com 17 golos.  

O Líder é Lopes do Bastuço Sº João, que mesmo não marcando nesta jornada mantém a liderança com 22 golos. 

 Nota: A nossa lista dos melhores marcadores é provisória, a da AFPB pode ter algumas pequenas diferenças. Nas nossas contas Lopes já soma 22 golos, enquanto que na AFPB soma apenas 21!

Palme 1 (Gaio)-2 Oliveira (Carlos e Marco)

Se no Sábado de Páscoa o jogo entre o Palme e Carapeços para a taça foi impróprio para cardíacos, com o Palme a ter a possibilidade de passar à final da taça ficando apenas a um golo de conseguir esse objetivo! Neste domingo era um jogo de mata mata, com o Palme a receber o Oliveira e só uma vitória poderia colocar os pupilos de André Silva na senda do título. Ao Oliveira também só a vitória interessava, pois ainda estava atravessada a derrota com este mesmo Palme em casa por 3-1 no jogo da 1ª volta. As coisas começaram a correr bem para o Oliveira que se adiantou no marcador à passagem dos 30 minutos, sendo Carlos o seu autor, e com este resultado se chegou ao intervalo. Na 2ª parte Gaio ainda tentou virar os acontecimentos ao restabelecer a igualdade aos 75 minutos. Mas mesmo no cair do pano Marco voltou a colocar o Oliveira em vantagem, carimbando uma vitória que pode vir a ser o passaporte em definitivo para discutir o título de campeão, porque passam a depender apenas de si, quando faltam apenas duas jornadas. Com a impossibilidade do 3º classificado da série A ser apurado, Remelhe e Palme esperam uma escorregadela do Oliveira. Estando o Remelhe mais bem colocado para chegar ao 2º lugar.    

Águias do Neiva 1 (Queiroz) -2 Remelhe (Queiroz e Luís Macedo)

Este era outro jogo impróprio para cardíacos, pois ambos o clube tinha objetivos embora que diferentes. O Águias do Neiva precisava de vencer para garantir a presença na 1ª divisão, enquanto que o Remelhe com os ouvidos em Palme só a vitória interessava para tentar chegar ao 2º lugar. Apesar da vitória de um e a derrota de outro, nada ficou definido. O Remelhe ficou em boa posição para atacar o 2º lugar ao Oliveira, mas não dependem apenas de si, e com o 3º lugar que ocupa não está fora, mas basta ao Macieira vencer um dos dois jogos para o 3º desta série ficar fora do apuramento para o campeão, resta-lhe vencer os dois jogos que faltam e esperar uma escorregadela do Oliveira. Já o Águias do Neiva é obrigado a vencer ou pelo menos não perder em S. Martinho na próxima jornada, pois soma 38 pontos no 5º lugar, e o S. Martinho (6º) soma 37 pontos. Vai ser um final de campeonato terrível este da série A.  Com o Águias do Neiva a receber o Várzea equipa que ainda não atirou a toalha ao chão na última jornada, e o S. Martinho vai ao GDR Campo.       

GDR Campo 2 (Cunha e Santas) -3 Carapeços. (Samuel, Jorge Gomes e Araújo)

O Carapeços partiu para esta jornada a precisar de 1 ponto para garantir o 1º lugar no grupo, pois tem apenas mais um jogo para disputar, porque vai folgar na última jornada. Mas sabia que ia encontrar um GDR Campo com uma força anímica muito alta, pois vinha de 4 vitórias consecutivas e com 14 golos marcados nesses mesmo triunfos. O Carapeços fez valer o seu estatuto e entrou a tomar a rédeas do jogo desde do início, e chegaria ao golo que o colocou em vantagem aos 20 minutos por intermédio de Samuel, com este a isolar-se e inaugurar o marcador. O GDR Campo não acusou o golo, pelo contrário agigantou-se e passou a equilibrar a partida e até a superiorizar-se ao Carapeços, com um futebol mais direto com bolas a serem bombeadas a cair perto da área carapecense  que viria a dar os seus frutos aos 35 minutos com a obtenção do tento da igualdade , com Cunha aparecer na cara do guardião do Carapeços e a colocar o resultado em 1-1 com que se chegou ao intervalo.

No reatamento da partida o Mister Sérgio Gameiro alagou a frente de ataque ao colocar dois avançados com a entrada de Jorge Gomes, e o Carapeços dominava e criava perigo junto da baliza do GDR Campo. Mas contra a corrente do jogo foi o GDR Campo a passar pela primeira vez para a frente do marcador, depois de uma bola recebida por Santas que com um gesto técnico consegue virar-se e isolar-se e bateu o guardião do Carapeços fazendo o 2-1. O Carapeços continuava a dominar com inúmeras oportunidades de marcar e foi Jorge Gomes a restabelecer a igualdade 2-2 depois de aproveitar rum ressalto em plena pequena área, estavam passados 65 minutos. Sempre em cima da baliza do GDR Campo o 3-2 para o Carapeços surgiu naturalmente aos 70 minutos, após uma boa jogada coletiva na zona frontal da baliza, já em plena grande área que Araújo assistido por um colega de equipa chutou fora do alcance do guardião do GDR Campo. Houve ainda uma expulsão para um jogador do GDR Campo por entrada duríssima sobre o jogador Marco do Carapeços.  O Carapeços vai cumprir calendário na próxima jornada à espera que lhe seja atribuído um 3º classificado ou um 2º da série B ou C. Tudo depende de ser o melhor ou pior primeiro. Sobre a equipa do GDR Campo demonstrou ter equipa para jogar na 1ª divisão, mas já não foi a tempo.

Milhazes 0-5 Sº Martinho (Riki 2, Estevão, Luís Nélson Cruz)

Por incrível que pareça todos os 6 jogos desta série A tinham em jogo objetivos.

Este era um jogo importante para o S. Martinho, pois sabia da dificuldade que teria o Águias do Neiva perante um Remelhe que lutava por chegar aos lugares de acesso ao play-Off. E foi com os ouvidos em Abade do Neiva que o S. Martinho teve que arregaçar as mangas e tentar vencer o jogo, para ficar em posição privilegiada de atacar o 5º lugar. Sobre esta vitória do S. Martinho apenas nos regemos pelo resultado, e partimos para as contas do campeonato. Assim sendo o S. Martinho ficou apenas a 1 ponto do Águias do Neiva e bastará vencer o jogo da próxima jornada ao receber o seu adversário direto Águias para puder saltar para o 5º lugar já na próxima jornada.  O jogo é em S. Martinho e quem vencer este jogo garante quase em definitivo a presença na 1ª divisão da próxima época. Um empate neste jogo poderá beneficiar o Várzea para partir para última jornada com a possibilidade de ficar na 1ª divisão. Mas só uma derrota de ambos na última jornada lhe poderá dar esse quase milagre.  

Fonte Coberta 0-1 Várzea (Vilaça)

E passamos ao jogo que ainda dá remotas esperanças ao Várzea de fazer parte do leque das equipas da 1ª divisão da próxima época.

Foi mesmo no cair do pano (95 minutos) que Vilaça apontou o golo da vitória do Várzea em Fonte Coberta. Com esta vitória e com o Águias do Neiva a perder em casa com o Remelhe. O Várzea em 7º Lugar ainda anda com a calculadora na mão, para ver se fica na 1ª divisão, mas precisa de vários milagres. Primeiro tem que vencer os seus dois jogos que faltam e um deles é com o Aguias do Neiva fora de casa! Mas só por uma vitória superior a 3 golos de diferença devido ao confronto direto, e esperar que o S. Martinho perca o jogo em Campo.  Antes disso tem que vencer o Milhazes e esperar que Águias e S. Martinho empatem entre si na próxima jornada. Matematicamente é possível, mas das 3 equipas é a que está em piores condições de o conseguir.   

Resultados e marcadores da 24ª Jornada série A

Águias de Sº Mamede 3 (Pedro Sousa, Gonçalo, Nuno Torres) -1 Chorente (André Garrido)

Palme 1 (Gaio)-2 Oliveira (Carlos e Marco)

Fonte Coberta 0-1 Várzea (Vilaça)

Milhazes 0-5 Sº Martinho (Riki 2, Estevão, Luís Nélson Cruz)

Águias do Neiva 1 (Queiroz) -2 Remelhe (Queiroz e Luís Macedo)

GDR campo 2 (Cunha e Santas) -3 Carapeços. (Samuel, Jorge Gomes e Araújo)