Realizou-se no passado fim de semana os jogos da 22ª Jornada.

Focados na série C,  O maior destaque foi  para o Bastuço Sº João e Negreiros que asseguraram a presença na 1ª divisão da próxima época. O Bastuço Sº João venceu o Baluganense por 4-0, e continua líder com 51 Pontos. Garantiu a manutenção, mas ainda não garantiu o Play Off. O mesmo se aplica ao Negreiros que venceu o Silveiros por 6-1, e soma 50 pontos menos 1 que o Sº João. O Pereira venceu o Feitos por 1-0 e manteve o 3º lugar com 45 pontos, os mesmos que o Leocadenses que segue em 4º Lugar, fruto da vitória por 2-1 nas Fontainhas. O Carvalhal venceu em Santa Eugénia por 5-0 e mantém o 5º Lugar com 42 pontos. Por fim o Lijó foi vencer o Aborim por 3-0, mantém o 6º lugar com 37 pontos e mantém a esperança de lutar por uma vaga na 1 ª divisão.

Do 6º lugar para baixo todas as equipas estão despromovidas, são elas.

Aborim, Pedra Furada, Creixomil, Santa Eugénia, Feitos, Baluganense e Silveiros.

Como garantiu o Negreiros (50) e o Sº João (51) a presença na 1ª divisão? O 5º Carvalhal soma 42 Pontos, e o pior 5º é o Silva da série B que no máximo só pode fazer 38 pontos, daí o Negreiros e Sº João fazem contas à diferença de pontos para o 6º Lijó. Na série A o Carapeços com 50 pontos ainda não garantiu a presença na 1ª divisão, porque o 5º da série A soma atualmente 38 pontos os mesmos pontos que o Silva pode alcançar se ganhar todos os jogos, tendo ainda a vantagem de ter no final menos dois jogos que o 5º da série A.

Marcaram-se 67 golos nesta jornada 22, sendo que a série C foram apontados 23 golos.

A nível individual o destaque nesta série C vai Lopes do Sº João, e Bilinho do Carvalhal, únicos jogadores a bisar nesta série C.

Na Lista dos melhore marcadores   Lopes lidera com 22 golos.

No TOP 10 dos melhores marcadores. Os jogadores mais bem posicionados desta série, além de Lopes, há Hugo Ferreira do Negreiros, Filipe campinho, e Manu do Creixomil a ocupar  o 4º5º6º Lugares todos com 15 golos.

Nota: A nossa lista dos melhores marcadores é provisória, a da AFPB pode ter algumas pequenas diferenças. Nas nossas contas Lopes já soma 22 golos, enquanto que na AFPB soma apenas 21! 

Bastuço 4 (Lopes 2,Bruno e Pato)-0 Baluganense

O Bastuço Sº João festejou no final do jogo a presença na 1ª divisão da próxima época, depois de levar de vencido o Baluganense equipa aguerrida que conseguiu levar o nulo até ao intervalo. Sé na 2ª parte o Bastuço Sº João começou a cimentar a sua 16ª vitória. O SºJoão assegurou a 1ª divisão, mas ainda não garantiu o paly-off.   

O São João começou naturalmente a assumir o jogo, tendo logo nos primeiros 5 minutos uma boa ocasião na sequência de um pontapé de canto a seu favor para se adiantar no marcador. Aos 18 minutos foi anulado um golo a Lopes num fora de jogo milimétrico. Respondeu o Baluganense em contra-ataque e aos 30 minutos um seu jogador apareceu isolado, mas Claúdio consegue a defesa. Aos 42 minutos marca o Baluganense, mas foi assinalado  um fora de jogo muito duvidoso também.

Depois de várias entradas ríspidas da parte do Baluganense um jogador é expulso por duplo amarelo aos 45 minutos.

Aos 49 minutos Lopes esteve perto do golo, mas a bola é tirada em cima da linha pelo defesa adversário.

Aos 52 minutos Pato faz o primeiro da Partida, depois de uma boa jogada individual de Álvaro, Estava aberto o marcador. Aos 60 minutos Bruninho fatura, e eleva para 2-0, depois de receber um passe em rotura de trás do meio campo de Márcio.

A partir daí o São João começou a abrandar o ritmo de jogo!

Aos 65 minutos depois de mais uma entrada dura da parte de um jogador de  Balugães  Álvaro saiu lesionado .

Aos 80 minutos Lopes faz o 3-0 num lance de insistência.

O 4-0 é já perto dos 90 minutos num golo num remate de Lopes a 30 metros da baliza adversaria.

Nota para o bom desportivismo dos dirigentes do Balugães!

Negreiros 6 (Lipinho,Jason,Vitor Hugo,Lopes,Gigio e Novais)-1 Silveiros (Pinto)

O Negreiros venceu o Silveiros por 5-1 e somou a sua 5ª Vitória consecutiva. Escapa-nos a marcha do marcador sabendo apenas que aos 50 minutos o resultado estava 1-1. Pelo Negreiros tinha marcado Janson e pelo Silveiros Pinto marcou da marca de Penalti. Com 1-1 se chegou ao intervalo.

Na 2ª parte Lipinho elevou para 2-1 aos 52 minutos. Aos 65 minutos Vítor Hugo dilatou para 3-1.Aos 62 minutos João Lopes aumentou para 4-1. O 5-1 foi apontado por Gigio aos 82 minutos. E Novais fechou a contagem ao apontar o 6-1 aos 90 minutos.  Com esta vitória o Negreiros manteve o 2º lugar com 50 pontos e assegurou a presença na 1ª divisão da próxima época, Está a 1 ponto do Líder e na próxima jornada em caso de vitória sobre o Carvalhal pode saltar para a liderança. Na última jornada desloca-se ao terreno do Sº João (Viatodos) um jogo que não deve por em risco o play-off e pode mesmo ficar em 1º da série.    

Pereira 1 (Sandro)-0 Feitos   

O Pereira venceu o Feitos por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado muito perto do final da 1ª parte por intermédio de Sandro. O Pereira manteve o 3º Lugar com 45 pontos, os mesmos do Leocadenses que segue em 3º mas tem menos 1 jogo! O Pereira depende de si para assegurar o melhor 3º da série que lhe poderá dar acesso ao Play-off. Tem ainda que se deslocar ao terreno do Leocadenses na próxima jornada. Este jogo pode ser crucial para a passagem à fase seguinte.  

Creixomil 1 (Manu)-2 Leocadenses (Carlos e João Paulo)

O Leocadenses venceu nas Fontainhas o Creixomil por 2-1 e manteve intactas as suas aspirações em passar à fase seguinte. O jogo caminhava para o final da 1ª parte quando Carlos adianta o Leocadenses no marcador aos 40 minutos. Mas no minuto seguinte (41) Manu restabeleceu a igualdade para o Creixomil com que se chegou ao intervalo.

Na etapa complementar o marcador só voltou a funcionar para o Leocadenses em cima do minuto 90, com João Paulo aparecer livre de marcação na grande área a rematar para o 2-1 final.

Do pouco que vimos na 2ª parte, vimos um Leocadenses com mais iniciativa de jogo e a jogar mais no meio campo adversário, no entanto nesse período não foram desperdiçadas oportunidades flagrantes de golo. A ocasião mais flagrante aconteceu para o Creixomil provavelmente aos 80 minutos, onde vimos uma confusão na área e numa série de ressaltos, a bola acabou por ser aliviada em cima da linha de baliza de Rafa. O Creixomil sempre que podia explorava bem o contra-ataque e criou algumas dificuldades aos defensores do Leocadenses.

O Leocadenses soma 45 pontos, está no 4º lugar com os mesmos pontos do Pereira que segue em 3º. O Pereira tem menos um jogo e na próxima jornada o Leocadenses terá que vencer o Pereira se quiser ter esperanças em discutir o título de campeão, porque o 1º Sº João e 2º Negreiros tem uma vantagem confortável para seguirem em frente.     

Santa Eugénia 0-5 Carvalhal (Bilinho 2, Maicon, Brayan)

O Carvalhal tem andado sempre atrás do prejuízo, estando por isso proibido de perder pontos se quiser chegar ao 3º lugar. Desta vez foi a Santa Eugénia vencer o Núcleo por 5-0. Bilinho inaugurou o marcador á passagem dos 17 minutos, e com o resultado de 0-1 se chegou ao intervalo.

Na etapa complementar, Liedson elevou para 2-0 aos 70 minutos. Aos 71 Maicon elevou para 3-0. Aos 82 minutos Bilinho bisou ao apontar o 4-0 . E aos 85 Foi Brayan a fazer o 5-0 final.

Com esta vitória o Carvalhal manteve o 5º Lugar com 42 pontos, tem mais 5 pontos que o 6º Lijó, e tem uma prova de fogo na próxima jornada ao receber o Negreiros. Em caso de Vitória pode aspirar em chegar ao 3º Lugar, porque Leocadenses e Pereira também vão jogar ente si nesta mesma jornada, mas em caso de derrota pode ver o Lijó aproximar-se. Um Calendário terrível nesta fase final para os pupilos de Piloto.  

Aborim 0-3 Lijó (Lopes, Rafa Miranda, Pedro Oliveira)

De todos os clubes desta série ao Lijó pode tocar a fava deste campeonato, porque pode vir a morrer na praia! Isto é! Tem 5 pontos de desvantagem para assegurar a presença na 1ª divisão da próxima época, lugar ocupado pelo Carvalhal. Já vimos que todos os primeiros 6 classificados desta serie vão defrontar adversários diretos. O Lijó por exemplo terá que se deslocar a Pereira equipa que luta por um melhor 3ºLugar. Os clubes mesmo que tendo jogos difíceis, como seja Negreiros e Sº João, estão mais confortáveis que os restantes 4 que os seguem. Tendo Leocadenses, Pereira, Carvalhal e Lijó os jogos que podem ser decisivos para a luta para o play-Off e na despromoção à 2ª divisão.

Resultados e marcadores da 23ª Jornada. Série C

Bastuço 4 (Lopes 2,Bruno e Pato)-0 Baluganense

Santa Eugénia 0-5 Carvalhal (Bilinho 2, Maicon, Brayan)

Negreiros 6 (Lipinho,Jason,Vitor Hugo,Lopes,Gigio e Novais)-1 Silveiros

Aborim 0-3 Lijó (Lopes, Rafa Miranda, Pedro Oliveira)

Creixomil 1 (Manu)-2 Leocadenses (Carlos e João Paulo)

Pereira 1 (Sandro)-0 Feitos