Realizou-se no passado fim de semana os jogos da 22ª Jornada.
Focados na série B, a maior surpresa foi o empate dos Leões na casa do Carvalhas 2-2, mas basta uma vitória na próxima jornada para garantir o 3º lugar, mas não é certo que seja um dos dois melhores 3ºs Lugares. Os Leões somam 44 pontos no 1º Lugar, mas só tem dois jogos por realizar um deles é já na próxima jornada em casa com o Macieira e pode ser decisivo para o apuramento de um lugar no play-off. Enquanto que Macieira que folgou nesta jornada soma 43 pontos e tem ainda 4 jogos para realizar um deles já com os Leões na próxima jornada. O Perelhal goleou o Cossourado por 6-0 manteve o 3º lugar com 42 pontos e tem a exemplo do Macieira 4 jogos por realizar. Teoricamente tem melhor calendário, e uma escorregadela do Macieira ou Leões porque não podem vencer os dois na próxima jornada, pode tirar dividendos na classificação. O Águas Santas está tranquilo no 4º Lugar e bastam 3 pontos em 12 possíveis para garantir a 1ª divisão na próxima época. O Play-off para o Águas Santas quase descartado. Quanto aos restantes 8 clubes do 4º Lugar para baixo podem na próxima jornada ficarem todos despromovidos à 2ª divisão.
As equipas que já estão despromovidas à 2ª divisão da próxima época. Cristelo, Sequeade, Fragoso, Cossourado, Cambeses, Carvalhas, Estrelas
Marcaram-se 67 golos nesta jornada 22, sendo que a série B foram apontados 16 golos.
A nível individual o destaque nesta série B vai para Hélder Ribeiro do Águas Santas, Rui Figueiredo do Perelhal e Dicas Ferreira do Carvalhas, únicos jogadores desta série a bisar.
No TOP 10 dos melhores marcadores. Os jogadores mais bem posicionados são Nuno Sousa do Macieira com 15 golos, David dos Leões com 14, Hélder Ribeiro do Águas Santas e Nuno Novais do Macieira com 13 golos.
O Líder é Lopes do Bastuço Sº João, passando a somar 22 golos.
Nota: A nossa lista dos melhores marcadores é provisória, a da AFPB pode ter algumas pequenas diferenças. Nas nossas contas Lopes já soma 22 golos, enquanto que na AFPB soma apenas 21!
Carvalhas 2 (Dicas Ferreira-2 Leões da Serra (David, André)
Começamos precisamente pela surpresa da jornada que foi este empate do Líder Leões com o Carvalhas último Classificado. Advinhava-se dificil porque tem sido uma constante os clubes ditos pequenos e piores classificados bater o pé aos grandes que seguem na frente. Na semana passada o Perelhal também não foi além de um empate em Sequeade. Neste jogo o Carvalhas entrou forte no jogo colocou-se em vantegem 1-0 resultado com que chegou ao intervalo. Na 2ª parte O Caravalhas elevou para 2-0. Passados alguns minutos os Leões da Serra reduziarm por intermédio de David para 2-1 e já muito perto do final da partida André marcou de grande penaliade o 2-2 final. Os Leões da Serra com este empate ainda aguentaram a liderança com 1 ponto de vantagem sobre o 2º Macieira e 2 pontos de vantagem para o 3º Perelhal. A diferença é que aos Leões só tem 6 pontos possíveis para ganhar nos 2 jogos que faltam, num deles recebe o Macieira já na próxima jornada e em caso de derrota pode comprometer a passagem à fase seguinte. O Macieira com 12 pontos possíveis nos 4 jogos que falta realizar e dependem apenas deles para discutir o 1º e 2º lugar da tabela.
Perelhal 6 (Rui Figeiredo 2, Rafa,Chora,Gueu,Kiko) -0 Cossourado
O Perelhal já recuperou do empate da semana passada em Sequeade e não teve dificuldades em vencer a equipa das terras do Neiva o Cossourado por 6-0. Rafa inaugurou o marcador aos 15 minutos. Aos 27 minutos Rui Figueiredo aumentou para 2-0 e aos 35 Rui Figueiredo bisava na partida para colocar o resultado em 3-0 com que se chegou ao intervalo.
Na 2ª parte o 4-0 surgiu aos 70 minutos por intermédio de Chora. Aos 76 minutos foi a vez de Guéu elevar para 5-0. E Kiko fechou a contagem 6-0 aos 85 minutos.
O Perelhal com esta vitória está confortável no 3º lugar com 42 pontos, mas não depende apenas de si para chegar ao 1º lugar, no entanto em caso de vitoria na próxima jornada pode chegar ao 2º lugar, tudo depende do desfecho entre os Leões da Serra e o Macieira da próxima jornada. O único clube a depender de si para chegar ao 1ª Lugar é o Macieira porque tem ainda 12 pontos em disputa tantos quanto o próprio Perelhal. Já os Leões da Serra mesmo vencendo o Macieira, só pode fazer no máximo 50 até final, e o Macieira mesmo perdendo pode chegar aos 52 pontos.
Águas Santas 3 (Hélder 2, Amorim - 0 Sequeade
O Águas Santas voltou às vitórias depois da derrota da semana passada nos Leões da Serra. Desta vez recebeu e venceu o Sequeade por 3-0 com 2-0 ao intervalo. Com esta vitória o Águas Santas (pelas nossas contas) se vencer na próxima jornada ou desde que o Núcleo da Siva não vença garante a presença na 1ª divisão.
Os Estrelas 2 (Bruno carvalho e Armindo) -1 Silva (Rafa)
Os Estrelas venceram o Silva por 2-1 depois de se ter visto em desvantagem. Os Estrelas mesmo vencendo já evitou a despromoção. Já o Silva tem quase a missão impossível que era vencer todos os jogos e esperar que o Águas Santas perdesse todos ou então que os 5º classificados das series A e C perdessem todos os seus jogos até final.
Cambeses 1(Pikolin)-1 Fragoso (Hélder)
Cambeses e Fragosos empataram 1-1 e com este empate o Fragosos ficou automaticamente despromovido à 2ª divisão. O cambes já estava despromovido à partida para esta jornada.
Resultados e marcadores da 23ª Jornada. Série B
Cambeses 1(Pikolin)-1 Fragoso (Hélder)
Os Estrelas 2 (Bruno carvalho e Armindo) -1 Silva (Rafa)
Perelhal 6 (Rui Figeiredo 2,Rafa,Chora,Gueu,Kiko) -0 Cossourado
Águas Santas 3 (Hélder 2,Amorim)-0 Sequeade
Carvalhas 2 (Dicas Ferreira-2 Leões da Serra (David,André)