Realizou-se no passado Domingo dia 05 de fevereiro a 15 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. Na série B o destaque vai para a 1ª derrota do Perelhal esta época em Rio Covo Santa Eulália por 2-1. O Macieira saltou para a liderança aproveitando o deslize do Perelhal com o Águas Santas, no entanto o Perelhal tem os mesmos 31 pontos e menos 1 jogo em relação ao Macieira. O Macieira passou a ser a única equipa do campeonato sem derrotas, mas não deixa de somar uma derrota, na qual o afastou da Taça Cidade de Barcelos, o que quer dizer que em termos absolutos não há invitos no popular 2022-2023 a partir da 15 jornada! Os Leões da Serra manteve o 3º lugar com 27 pontos que já era seu. Daqui para baixo à um fosso de 7 pontos, para o 5º e 6º 7º classificados Estrelas e Cristelo, e Silva um 5º lugar com 18 pontos que não daria acesso à primeira divisão da próxima época. O Silva tem um jogo a menos em relação aos seus adversários diretos, está em melhores condições de ficar mais perto do objetivo do 5º lugar.
Águas Santas 2 (Jorginho e Hélder) -1 Perelhal (Kikas)
Carlos Gaiteiro, o novo Mister do Águas Santas não podia ter melhor estreia, já que venceu nada mais nada menos o Perelhal, equipa que somava já 7 vitórias consecutivas, o único jogo onde tinha perdido pontos foi no jogo da 4ª jornada, precisamente em casa com o seu parceiro da liderança o Macieira, nesse jogo o resultado terminou 2-2. A equipa do Águas Santas entrou a todo o gás, e aos 10 minutos inaugurou o marcador por intermédio de Jorginho. Aos 30 minutos foi Hélder a elevar para 2-0, resultado com que se atingiu o intervalo.
Na etapa complementar o Perelhal de Quim Zé veio com a intenção de mudar o rumo dos acontecimentos e Kiko reduziu para 2-1 aos 50 minutos. Sem qualquer incidência da partida, apenas podemos dizer que até final não houve alteração no resultado e Águas Santas teve o prémio de ser o primeiro clube a derrotar o líder, e ao mesmo tempo relançou-se ao cimentar o 4º lugar com 25 pontos, estando a 2 pontos do 3º lugar. O Perelhal foi apanhado pelo Macieira na liderança, mas tem menos 1 jogo que toda a concorrência.
Macieira 6 (Nuno Novais 2, Vicente 2, Nuno Sousa) -0 Cambeses
O Macieira recebeu o último classificado Cambeses, e goleou estes por 6-0, mas a equipa forasteira, aguentou avalanche goleadora do Macieira na 1ª parte. Aos 20 minutos Nuno Novais inaugurou o marcador para o 1-0. O mesmo Nuno Novais bisou e elevou para 2-0 aos 45 minutos. Resultado de 2-0 com que se atingiu o intervalo. Na etapa complementar é que o resultado mais se desnivelou, com Nuno Sousa apontar o 3-0 estavam decorridos 50 minutos. Aos 65 minutos já Vicente aumentava para 4-0. Aos 75 minutos foi Rike a aumentar para 5-0. Vicente bisou ao fechar o resultado final em 6-0 já muito perto do apito final da partida. Como dissemos, não foi mais pela goleada, mas mais importante foram os 3 pontos que levou o Macieira à liderança com os mesmos 31 pontos do Perelhal, aproveitando da melhor maneira a derrota do Perelhal em Águas Santas. Cabe ainda ao Macieira o estatuto de ser a única equipa do campeonato sem derrotas, passadas que estão 15 jornadas (13 jogos).
Leões da Serra 5 (Luís 2, Rui Dias, Pimenta e Kikas) -0 Cossourado
Grande vitória alcançou os Leões da Serra perante o Cossourado. Foram 6 golos sem resposta. Ao intervalo os pupilos de Bruno Vilas Boas venciam por 3-0. Sem incidências desta partida apenas lembramos que os Leões efetuaram o último jogo do campeonato a 22 de Janeiro. Tinha já folgado duas jornadas, e voltou agora com uma goleada que promete. Os Leões da Serra mantiveram o 3º lugar com 27 pontos, ficando a 4 pontos do Perelhal e Macieira. Águas Santas está no 4º lugar com 25 pontos. O Cossourado somou a sua 7ª derrota em 12 jogos e está longe dos objetivos em 10º Lugar com 9 pontos.
Fragoso 3 (João Neiva, Dimas, Hélder) -1 Cristelo (Barroso)
O Fragoso recebeu e venceu o Cristelo por 3-1. Ao intervalo vencia por 2-0, com os golos a serem apontados por Hélder e João. Na etapa complementar o Fragoso ainda dilatou para 3-0 por intermédio de Dimas, e já muito perto do final da partida Barroso reduziu para o 3-1 final. Sem incidências da partida fazemos as nossas contas e concluímos que o Cristelo, escorregou e atrasou-se nos seus objetivos. Apesar da derrota ficou em 6º lugar com os mesmos 18 pontos do 5º Estrelas e do Silva em 7º também com os mesmos 18 pontos estes (Silva) com menos um jogo. O Fragoso apesar da vitória ainda ocupa o 8º lugar com 14 pontos, mas com grande possibilidade de reocupar os 4 pontos que os separa neste momento do 5º lugar.
Carvalhas 1 (Ricardo Sousa)-1 Estrelas (Cristiano)
Não foi uma grande jornada para os candidatos ao 5º lugar. O Núcleo da Silva folgou. O Cristelo perdeu com o Fragosos e os Estrelas não foi além de um empate nas Carvalhas. Mesmo assim foi a equipa que mais ganhou nesta jornada, porque subiu ao 5º lugar com os mesmos 18 pontos do Cristelo e Silva, estes com menos 1 jogo. Já o Carvalhas não vence desde da 1º jornada e ocupa o 11º lugar com 6 pontos.
Silva e Sequeade foram as duas equipas a folgar nesta jornada.
Resultados e marcadores da 15ª Jornada Série B
Fragoso 3 (João Neiva, Dimas, Hélder) -1 Cristelo (Barroso)
Leões da Serra 5 (Luís 2, Rui Dias,Pimenta e Kikas) -0 Cossourado
Macieira 6 (Nuno Novais 2,Vicente 2, Nuno Sousa)-0 Cambeses
Carvalhas 1 (Ricardo Sousa)-1 Estrelas (Cristiano)
Águas Santas 2 (Jorginho e Hélder) -1 Perelhal (Kikas)