Realizou-se no passado fim de semana dias 25 e 26 de fevereiro a 18 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. O único jogo antecipado realizado no Sábado foi o Cambeses 0-4 Leões da Serra.

Na série B, e focados no topo da tabela, apesar da derrota do Macieira não houve alterações, com os 4 primeiros classificados a manterem as suas posições, o 5º Estrelas folgou, o 6º   Cristelo perdeu e ficaram cada vez mais fora da corrida pela 1ª divisão. O Águas Santas venceu o Macieira por 2-1 e mantém intactas as aspirações de garantir a 1ª divisão e não descarta a possibilidade de chegar ao pódio passando a somar31 pontos. O Perelhal venceu o Cristelo por 3-1 e voltou a apanhar o Macieira na liderança com os mesmos pontos (37). Os Leões das Serra foram vencer o Cambeses por 4-0, mantiveram o 3º lugar com 36 pontos, e recuperaram pontos em relação aos líderes Macieira e Perelhal estão só com mais 1 ponto.

Marcaram-se no total das 3 séries 67 golos, sendo que na série B foram apontados 16. O destaque vai para Rivaldo dos Leões da Serra único jogador a bisar nesta série B. O jogador melhor posicionado desta série  na lista dos melhores marcadores, é Nuno Sousa do Macieira com 12 golos .O  líder  é Fábio Gaio do Palme com 16 golos.

Águas Santas 2 (Hélder e João Pedro) – 1 Macieira (Nuno Novais)

Não temos muita informação sobre este jogo, o melhor desta jornada. Com o Águas Santas 4º Classificado a defrontar o líder Macieira. Sabemos que ao intervalo o Águas Santas já vencia por 2-1 . O Águas Santas adiantou-se no marcador 1-0 por intermédio de Hélder 1-0 . Nuno Novais restabeleceu a igualdade para o Macieira 1-1, e ainda antes do intervalo o Macieira voltou para a frente do marcador desta vez por intermédio de João Pedro. O Macieira perdeu pela 1ª vez para o campeonato e o popular deixou de ter clubes invencíveis. Outro dado curioso era que o Macieira já não sofria golos há 7 jogos. Sofreu 2 e foram o suficiente para perder a invencibilidade. O Macieira perdeu o jogo, mas não perdeu a liderança, soma agora 37 pontos os mesmos do 2º Perelhal que os apanhou na liderança. Os Leões da Serra estão muito perto apenas a 1 ponto destes dois. O Águas Santas cimentou o 4º Lugar soma 31 pontos, tem o 5º classificado a 12 pontos e tem quase certa a sua presença na 1ª divisão da próxima época, não descartando ainda lutar pelo pódio que está 5 pontos que o pode levar ao play-off  

Perelhal 3 (Hugo,Daniel, Rafa) -1 Cristelo (Paulinho)

O Perelhal com  os ouvidos em Rio Covo Santa Eulália, queria vencer o Cristelo para tentar igualar o Líder Macieira, em caso de uma escorregadela. O jogo caminhava para o intervalo quando aos 40 minutos Hugo inaugurou o marcador. Aos 45 O Cristelo restabeleceu o empate por intermédio de Paulinho.  

Na 2ª parte o Perelhal chega ao 2-1 aos 50 minutos por intermédio de Daniel, e aos 80 minutos Rafa Carvalho fez o 3-1 com que terminou a partida.  Com esta vitória o Perelhal soma os mesmos pontos do Líder Macieira, mas tem menos 1 jogo. O Cristelo ficou mais longe do objetivo que é marcar presença na 1ª divisão da próxima época.

Cambeses 0-4 Leões da Serra (Rivaldo 2,Pimenta e Casais)

Os Leões da Serra foram vencer a Cambeses por 4-0 . Sem incidências desta partida. Verificamos que os Leões ganharam pontos ao líder estando agora com 36 pontos no 3º lugar. O Macieira e Perelhal somam 37 pontos. Os Leões da Serra têm quase garantida a 1ª divisão para a próxima época. O lugar de despromoção (5º)está a 17 pontos!  O Cambeses está no 11º Lugar com 7 pontos.

 Silva 1 (Vasco) - 2 Cossourado Diogo, e Bruno)

O Silva estava proibido de perder pontos se quisesse alimentar a possibilidade de galgar terreno para chegar a um 5º lugar com pontos suficientes para ser um dos melhores 5º classificados, mas esta derrota com o Cossourado veio complicar as contas. O Silva tem 19 pontos também faz parte dos 5º classificados, mas o pior 2º melhor 5º  das três séries soma 28 pontos. Há 9 pontos a separa-los e mesmo com as contas finais a ter que subtrair pontos ao 5º da série A por ter mais jogos ainda tem margem para garantir a 1ª divisão. O Cossourado já não vencia desde a 7ª Jornada, passou a somar 12 pontos no 10º Lugar.

Fragoso 1 (Hélder) -1 Sequeade (Dioguinho)

Fragoso e Sequeade dividiram os pontos e também não recuperam lugares na classificação. O Sequeade soma 18 pontos no 8º Lugar, e o Fragosos ocupa a 9ª posição com 15 pontos.

Resultados e marcadores da 18ª Jornada série B

Silva 1 (Vasco) - 2 Cossourado (Diogo, e Bruno)

Fragoso 1 (Hélder) -1 Sequeade (Dioguinho)

Cambeses 0-4 Leões da Serra (Rivaldo 2, Pimenta e Casais)

Perelhal 3 (Hugo,Daniel, Rafa) -1 Cristelo (Paulinho)

 Águas Santas 2 (Hélder e João Pedro) – 1 Macieira (Nuno Novais)