Realizou-se no passado fim de semana dias 25 e 26 de fevereiro a 18 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. O único jogo antecipado realizado no Sábado foi o Cambeses 0-4 Leões da Serra.

Na série C, e focados no topo da tabela, apesar do empate do Bastuço Sº João 0-0 com o Leocadenses, conseguiu manter a liderança com 39 pontos.  O Pereira foi vencer o Baluganense por 5-1 e manteve o 2º Lugar com 38 pontos. O Negreiros venceu o Pedra Furada por 3-0 e ultrapassou trocou de lugar com o Leocadenses é 3º com 38 pontos. O Carvalhal venceu em casa o Silveiros por 6-2, e igualou o Leocadenses, ambos somam 36 pontos no 4º e 5º Lugares. O Lijó foi vencer o Baluganense por 3-1, e mantem a distância de 5 pontos para o 5º lugar, lugar esse que poder dar acesso à 1ª divisão para a próxima época.   

Marcaram-se no total das 3 séries 67 golos, sendo que na série C foram apontados 26. O destaque vai para Maicon do Carvalhal, e Maurício do Lijó únicos jogadores a bisar nesta série C. O jogador melhor posicionado desta série na lista dos melhores marcadores, é João Lopes do Bastuço Sº João com 14 golos no 2º Lugar, jogador que se encontra lesionado. O líder é Fábio Gaio do Palme com 16 golos.

Bastuço Sº João 0-0 Leocadenses

Começamos pelo jogo que se adivinhava complicado para ambas as equipas, quem errasse menos podia ficar beneficiado.  O Bastuço Sº João era líder e não queria perder esse estatuto, o Leocadenses, também não podia perder para não descer na tabela. o jogo ficou 0-0 sem golos, mas ao que conseguimos constatar foi um jogo difícil para a equipa da arbitragem, e houve muita tenção quer dentro quer fora das 4 linhas.

Vamos ao filme do jogo. Aos 5 minutos houve um lance duvidoso na área do Sº João numa eventual falta sobre Reko, houve aí um sururu com Reko envolvido. Reko volta a ser protagonista à passagem dos 15 minutos, e acaba por ver o cartão amarelo. Nesse período conturbado há ressalvar duas boas oportunidades para o Leocadenses e outra para o S º João em que poderiam passar para a frente do marcador. Aos 60 minutos o treinador do Leocadenses acaba por substituir Reko, por este continuar a estar muito nervoso e já amarelado. Depois dos 60 minutos foi o Sº João a ter mais duas boas soberanas oportunidades para se adiantar no marcador.

Fora das 4 linhas houve quem se queixasse que um jogador do Leocadenses foi ameaçado e não dizemos o resto para não sermos mal interpretados. O futebol é uma festa, mas não foi isso o que se passou neste jogo. Apesar da crispação o empate até acaba por servir a ambas as equipas. O Bastuço Sº João continua na liderança com 39 pontos. O Leocadenses desceu um lugar e passou a ocupar o 4º lugar com 36 pontos, os mesmo do Carvalhal que segue em 5º Lugar  

Negreiros 3 (Lopes, Lipinho e Nando) -0 Pedra Furada

O Negreiros depois de ter ido arrancar um empate em Pereira na jornada anterior, voltou às vitórias ao receber e vencer o Pedra Furada por 3-0. Não temos muta precisão na análise da marcação dos golos, ma sabemos que Lopes inaugurou o marcador 1-0.  Lipinho elevou para 2-0.  E já muito perto do final da partida foi Nando a fixar o resultado em 3-0. Feitas as contas o Negreiros subiu um lugar na tabela ao ultrapassar o Leocadenses, passou de 4º para 3º lugar ao passar a somar 38 pontos. Com os mesmos pontos do Pereira que segue em 2º Lugar.  O Pedra Furada com 16 pontos no 8º Lugar está afastado da luta por um lugar na 1ª divisão da próxima época.

Carvalhal 6 (AG, Maicon 2, Liedson, Dionisio, Pena) -2 (Rodrigues, Tiago)

O Carvalhal também tinha que vencer para se manter focado nos seus objetivos, venceu o Silveiros por 6-2 , mas ainda viu o Silveiros a inaugurar o marcador aos 10 minutos.  O Carvalhal restabeleceu a igualdade aos 12 minutos 1-1 . O Carvalhal faz a reviravolta no marcador ao apontar o 2-1 aos 35 minutos. Aos 45 minutos dilata apara 3-1, resultado com que se atingiu o intervalo.

Na 2ª parte o Carvalhal aumenta para 4-1 aos 50 minutos. Aos 60 eleva para 5-1. Respondeu o Silveiros a reduzir para 5-2 aos 80 minutos, e aos 90 minutos o Carvalhal chegou ao 6-2 final. Com esta vitória, o Carvalhal não saiu do 5º lugar, mas igualou o Leocadenses com 36 pontos, e fica a 3 pontos da liderança. O Silveiros continua no 12º Lugar com 8 pontos.

Aborim 2 (Gui Ruizinho) – 5 Pereira (Nuno Campinho,Isac,Filipe Campinho, André, Reinaldo)

Com o empate cedido na jornada anterior o Pereira teve que arregaçar as mangas para não perder mais terreno na classificação. Foi a Aborim vencer por 6-2. Não temos o relato dos minutos que foram apontados os golos. Apenas nos vamos focar, na classificação. O Pereira, mante o 2º lugar agora com 38 pontos, mas ficou apenas a 1 pontos da liderança ocupada pelo Bastuço Sº João. O Negreiros está em 3º lugar com os mesmos pontos. O Aborim está fora da corrida do acesso à 1ª divisão ao ocupar o 9º Lugar com 14 pontos.

Baluganense 1 (David Faria) -3 Lijó (Maurício 2, Rafa)

O Lijó está sem margem para perder pontos se quiser aspirar chegar ao 5º lugar que lhe pode dar acesso á 1ª divisão da próxima época. Foi vencer o Baluganense por 3-1 e mantém intactas as suas aspirações. Apesar de somar duas vitórias consecutivas a diferença para o 5º classificado mantem-se em 5 pontos, mas com menos um jogo que O Carvalhal e Leocadenses, pode ainda se aproximar mais. Já o Baluganense voltou a perder, e continua no último lugar com 8 pontos.

ND Santa Eugénia 2 - Hélder Silva e Domingues) -2 Feitos (André e Alexandre)

Para a melhor classificação possível jogaram para o espetáculo, o Santa Eugénia 2-2 Feitos, e com 4 golos, foi provavelmente uma manhã por bem empregue, porque não temos dados que nos possa contrariar. A melhor classificação possível porque ambas podem aspirar em subir mais na tabela. O Feitos ocupa o 10º Lugar com 13 pontos e o Santa Eugénia ocupa o 11º Lugar 11 pontos. Aborim, Pedra Furada e Creixomil, são os clubes que estão mais próximos de alcançar na tabela.  

Resultados e marcadores da 18ª Jornada série C

Carvalhal 6 (AG, Maicon 2, Liedson, Dionisio, Pena) -2 (Rodrigues, Tiago)

Baluganense 1 (David Faria) -3 Lijó (Maurício 2, Rafa)

Bastuço Sº João 0-0 Leocadenses

ND Santa Eugénia 2 - Hélder Silva e Domingues) -2 Feitos ( André e Alexandre)

Negreiros 3 (Lopes, Lipinho e Nando) -0 Pedra Furada

Aborim 2 (Gui Ruizinho) – 5 Pereira  (Nuno Campinho,Isac,Filipe Campinho, André, Reinaldo)