Realizou-se no passado fim de semana dias 25  e 26 de fevereiro a 18 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. O único jogo antecipado realizado no Sábado foi o Cambeses 0-4 Leões da Serra .

Na série A, e focados no topo da tabela, não houve alterações, com os  4 primeiros da classificação a vencerem , o 5º e 6º perderam e também mantiveram as posições mas ficaram mais longe dos primeiros. O Carapeços foi ao Chorente vencer por 5-1 e manteve a liderança agora com 40 pontos. O Palme foi vencer o GDR Campo por 4-3 e manteve o 2º lugar com 38 pontos e menos um jogo. O Oliveira venceu o Remelhe 3-1 e manteve o 3º lugar com 37 pontos. O Águias do Neiva foi vencer o Fonte coberta por 2-1 e manteve o 4º lugar com 32 pontos. A lutar pelo melhor 5º Classificado estão os derrotados desta jornada Remelhe e Fonte Coberta com 28 pontos. Marcaram-se no total das 3 séries 67 golos sendo que na série A foram apontados 25. O destaque vai para Tiago Silva do Palme autor de um Hat-Trick , Maciel do GDR Campo e Samu do Carapeços bisaram nesta jornada. O jogador melhor posicionado na lista dos melhores marcadores, é Fábio Gaio do Palme com 16  golos, que mesmo ficando em branco nesta jornada mantém a liderança. Luís do S. Martinho com um golo apontado nesta jornada passou a somar 14 golos.     

GDR Campo 3 (Maciel 2, Coelho) -4 Palme (Tiago Silva 3 Pimenta)

Começamos pelo jogo onde estivemos presentes. Foi dia de jogo estreia no total renovado recinto do GDR Campo. Uma manhã com muito sol, tapete verde a estrear, umas instalações modernas top de gama a englobar balneários e bar , muito público assistir, as bifanas esgotaram, um espetáculo com 7 golos, fez vibrar os aficionados com um bom espetáculo de Futebol.

O jogo começou com o Palme a tomar a iniciativa do jogo e adivinhava-se o golo da equipa visitante que aconteceu aos 15 minutos. O GDR Campo tentava responder, mas bem escalonada a defesa do Palme, ia defendendo com acerto e aos 32 minutos o Palme dilata o resultado para 0-2. O 3-0 aconteceu aos 43 minutos, e com este resultado se chegou ao intervalo. O Palme entrou na 2ª parte com a mesma toada ofensiva e chegou ao 0-4 aos 55 minutos. Com uma vantagem de 4 golos pensou-se que o jogo estava ganho, mas O GDR Campo nunca baixou os braços e num livre direto cobrado à entrada da área o Campo aos 70 minutos reduz para 1-4 , vendo a bola a bater no poste ,Claúdio ainda se esticou  mas nem com asas poderia evitar o golo. A partir daqui O GDR Campo cresceu muito e passou a dominar completamente o jogo. As ocasiões iam surgindo junto da baliza do Palme, mas parecia que Claúdio defendia tudo, tendo num curto espaço de tempo feito duas ou 3 defesas do outro mundo. Os jogadores do Palme começaram a enervar-se com tanto caudal ofensivo da equipa da casa.  Tone Gomes o maestro da defesa até então perdeu a calma aos 85 minutos, e terá por palavras injuriado o árbitro da partida e recebeu ordem de expulsão. Se até aqui, Com Tone Gomes a equipa do Palme já se via às aranhas, então foi o caos total  na defesa, nos 5 minutos finais mais uns 5 de desconto. O GDR Campo chega ao 2-4 aos 90 minutos, e marca de seguida aos 90+3 o 3-4. O jogo terminou e foi um alívio para os jogadores do Palme, porque se o jogo duram mais 5 minutos provavelmente ainda poderia ver a equipa da casa a chegar ao empate, porque a defesa do Palme depois da saída de Tone Gomes não teve tempo sequer para se organizar na zona central da defesa. O resultado foi justo porque o Palme foi melhor na maior parte do tempo, teve ainda mais oportunidades de golo. Mas acabou com o credo na boca e graças ao Guarda redes Claúdio que fez uma portentosa exibição, sendo o melhor em campo.

O Palme está em 2º Lugar com 38 pontos menos 2 que o líder que irá receber em sua casa em jogo da 2ª volta e tem menos um jogo. O GDR Campo está afastado em definitivo da luta pela 1ª divisão, mas tem agora todas as condições para treinar no seu relvado e subir alguns degraus tabela.       

 Chorente 1 (Marques)-5 Carapeços (Roma, Jorge Gomes, Samu 2, e Pinto)

O líder Carapeços deslocou-se ao campo do Pedra Furada para ai defrontar o Chorente. O Carapeços venceu por 5-1 , mas esteve a perder 1-0, golo do Chorente  apontado de grande penalidade aos 38 minutos. O Carapeços restabeleceu o empate ao aos 44 minutos por intermédio de Romeu de livre direto.

Só na 2ª parte o Carapeços derrubou a bem escalonada defesa do Chorente dos primeiros 45 minutos.  Jorge Gomes de recarga aponta o golo da reviravolta 1-2 aos 60 minutos. Aos 70 minutos Samu eleva para 1-3 com assistência de Jorge Gomes. O 1-4 é novamente Samu a  bisar desta vez com assistência de Ruizinho, aos 80 minutos . Aos 85 minutos foi Pinto apontar o 1-5 com nova assistência de Ruizinho. O Carapeços depois de algumas exibições menos conseguidas no início da época, está agora a passar por um bom ciclo de resultados. Está no 1º lugar com 40 pontos. Mais 2 que o Palme que tem menos um jogo, equipas que se vão defrontar na 20 ª Jornada em Palme. O Chorente manteve-se no 11º Lugar.  

Oliveira 3 (Russo,Carlos,Toya) -1 Remelhe (Kiko)

Este era o jogo que se previa mais equilibrado, porque ambas a equipa tem objetivos bem definidos. O Oliveira a não querer deixar fugir o Carapeços e Palme na classificação. Já o Remelhe quer a todo o custo chegar ao 4º lugar. Ou pelo menos ser um dos melhores 5º classificados para fazer parte da 1ª divisão da próxima época.

Neste jogo não tivemos o nosso habitual correspondente a tempo interior e apenas sabemos que ao intervalo se registava um empate 1-1. E que a partida terminou 3-1 com a vitória para a equipa da casa, além dos marcadores dos golos que é de extrema importância. O Oliveira continua bem encaminhado para garantir um dos primeiros 3 lugares da tabela, lugares esses que podem dar acesso ao Play-Off, sendo que só o 1º e 2º tem a passagem garantida. O Oliveira soma 37 pontos no 3º lugar, e pode beneficiar do embate entre Palme e Carapeços da 20ª jornada para marcar melhor posição. O Remelhe entrou na época com alguns empates que os fez atrasar na tabela e agora tem andado no fio da navalha para garantir um lugar, para já, na luta por um lugar na 1ª divisão da próxima época. O Remelhe soma 28 pontos no 5º lugar, um lugar que se o campeonato tivesse terminado tinha lugar na 1ª divisão.  

Fonte Coberta 1 (Ruca) - 2 Águias do Neiva (Ricardo e Pedro Sá)   

Outro jogo de calibre idêntico aconteceu em Fonte Coberta, com o Fonte Coberta 6º a receber o Águias do Neiva 4º Classificado.

Para começar já avançamos que não foi um jogo pacifico, onde os vermelhos voltaram a ser mostrados com muita facilidade. Tendo os amarelos mostrados  no inicio da partida a jogadores do Fonte Coberta e um dirigente da equipa da casa e fez com que os ânimos começassem exaltados fora do Campo.

O Águias do Neiva chegou ao 0-1 mesmo quase a terminar a primeira parte por intermédio e Ricardo Fernandes. Os da casa ainda protestaram que haveria forna de jogo, mas o Águias foi para o intervalo a vencer por 1-0. Aos 55 minutos o Fonte Coberta tem uma soberana oportunidade de empatar a partida, mas na marcação do penalti a bola bateu com estrondo na barra e gorou-se a oportunidade de chegar ao 1-1 . Aos 75 minutos o Águias do Neiva dilata a vantagem com Pedro Sá de cabeça a fazer o 2-0 . Aos 85 minutos sai lesionado o melhor jogador do Fonte Coberta. O jogo é reatado depois de parado algum tempo e o Fonte Coberta reduz para 1-2 por intermédio de Ruca aos 86 minutos. Com ânimos exaltados um jogador do Fonte Coberta é expulso com o 2º amarelo, e mais dois jogadores do Fonte Coberta recebem ordem de expulsão com cartão vermelho direto. Desconhecemos as razões da mostragem de tantos cartões, mas chegou-nos a informação que foi o mesmo árbitro do Pereira  Palme (jogo da taça) que também mostrou muitos cartões e várias expulsões.

O Águias com esta vitória cimentou o 4º lugar com 32 pontos. O Fonte Coberta mantem o 6º lugar com 28 pontos,os mesmos do Remelhe que segue em 5º. Tudo está ainda em aberto.

Várzea 1 (Rui Faria) -2 Sº Martinho (Jorge Forte e Luís)

Ainda com esperanças de chegar ao melhor 5º lugar o S. Martinho foi vencer o Várzea no seu terreno por 1-2. Não tivemos informação desta partida ao minuto, daí só saber o resultado, e os marcadores dos golos. O Sº Martinho ultrapassou o Paradela na classificação, ao passar a ocupar o 7º lugar com 24 pontos. A luta pelo melhor 5º está a 4 pontos. O Várzea com esta derrota hipotecou definitivamente a possibilidade de chegar ao melhor 5º Classificado. Soma apenas 22 pontos no 9º Lugar.

Sº Mamede 1 (Diogo Sousa)- 1 Paradela (Mateus)

Por fim analisamos o resultado do Sº Mamede Paradela que terminaram empatados 1-1 .

O Paradela adiantou-se no marcador à passagem dos 25 minutos por intermédio de Mateus 0-1. Resultado ao intervalo. Na 2ª parte o Sº Mamede chega a igualdade aos 60 minutos por intermédio de Diogo Sousa. O Sº Mamede tem melhorado as suas prestações e somou pontos pela 2ª vez, o primeiro ponto conquistado em casa! Soma 4 pontos no último lugar. Já o Paradela com este empate começa a hipotecar em definitivo a possibilidade de chegar ao melhor 5º lugar, pois soma 23 pontos no 8º Lugar enquanto que o 5º lugar está a 5 pontos.

 

Resultados e marcadores da 18ª Jornada série A

GDR Campo 3 (Maciel 2, Coelho)-4 Palme (Tiago Silva 3 Pimenta)

Várzea 1 (Rui Faria)-2 Sº Martinho (Jorge Forte e Luís)

Oliveira 3 (Russo, Carlos, Toya) -1 Remelhe (Kiko)

Chorente 1 (Marques)-5 Carapeços (Roma, Jorge Gomes, Samu 2, e Pinto)

Sº Mamede 1 (Diogo Sousa)- 1 Paradela (Mateus)

Fonte Coberta 1 (Ruca) - 2 Águias do Neiva (Ricardo e Pedro Sá)