Jogou-se na passada terça feira de Carnaval pelas 10h00, os jogos da 1ª mão das meias finais da Taça de Barcelos 20ª Edição. Estiveram envolvidas 3 equipas da série A, Carapeços, Palme e Paradela e  1 equipa da série B, o Perelhal

O Carapeços venceu o Palme por 4-1 com 2-0 ao intervalo e o Perelhal venceu em Paradela, equipa local por 0-6 com 0-1 ao intervalo.

Os jogos da 2ª mão estão agendados para Sábado de Páscoa dia 08 de abril 2023

Carapeços 4-1 Palme

Assistimos ao jogo em Carapeços, e apesar de um dia que não era feriado para toda a gente, a exemplo do jogo realizado no passado Sábado para o jogo do campeonato com o Oliveira e ainda o valor das equipas, o recinto do Carapeços voltou a encher com muito público. 

Quanto a jogadores disponíveis para este jogo, e por força de alguns atletas trabalharem na sua vida profissional O Palme teve algumas ausências de peso, talvez 3 jogadores com lugar certo no onze. Já por parte do Carapeços tivemos a informação que tirando os lesionados que até estiveram de fora assistir ao jogo, todos estavam disponíveis para este jogo.

O jogo começou com uma toada algo calculista com a equipas a estudarem-se mutuamente, mas foi por escassos 5 minutos, porque a partir daqui começou o futebol de grande qualidade. Bola muito bem tratada por pare de ambas as formações, fazendo circular a bola, para de seguida serem lançados ataques, mais pelos flancos, com o Carapeços e Palme a dividirem as meias oportunidades, numa fase de grande equilíbrio, em que o golo poderia surgir para qualquer equipa. No entanto foi o Carapeços a fazer abrir o marcador aos 15 minutos, numa boa jogada pela direita junto à linha, em que o Jogador Samuel cruza rasteiro e  Nakata apareceu  na pequena área  oportuno a encostar para o 1-0 . Sem tempo de reação o Carapeços chega ao 2-0 5 minutos depois, com uma jogada a papel químico da do 1ª golo, a única troca foi o jogador do cruzamento, neste caso foi Rego o lateral direito a cruzar a meia altura para Nakata aparecer desta vez de cabeça a elevar para 2- 0. Este resultado era penalizador para a equipa do Palme, que teve uma grande resposta ao começar acercar-se com grande perigo junto da baliza de Carapeços , com algumas jogadas venenosas, mais pelo lado direto  do ataque com Paulo César em evidência, mas o defensores do Carapeços foram desviando as bola para a linha de fundo, tendo o Palme carregado com alguns pontapés de canto sucessivos. Por volta dos 40 minutos o Palme teve a melhor oportunidade do jogo com o seu avançado a isolar-se, mas o Redes do Carapeços saiu oportuno fez a mancha e defendeu o remate que poderia dar o 2-1.

Na 2ª parte o Carapeços surgiu com duas alterações, mas esses jogadores tiveram alguma dificuldade em entrar no ritmo do jogo, e o Palme cresceu, voltou a estar por cima no jogo e ia criando muito perigo, desta vez mais descaído pela esquerda do ataque. E foi aos 65 minutos que Tiago Silva aproveita um ressalto na área, depois de uma boa jogada pela esquerda com o avançado do Palme a surgir oportuno junto ao poste atirar para o fundo da baliza, não dando hipóteses ao guardião do Carapeços. 2-1 com 25 minuto para jogar.

O golo do Palme fez despertar os jogadores do Carapeços e 5 minutos depois numa boa jogada pela direita, Jorge Gomes cruza , e ao 2º poste surge Samuel a deferir um remate de primeira  sem deixar a bola cair  a fazer o 3-1 aos 65 minutos. Aos 75 minutos surge o 4-1 também com mais uma jogada pela direita, Ruizinho tenta o cruzamento e o defesa do Palme ao tentar intercetar a bola para afastar o perigo, pegou nas orelhas na bola e fez um autogolo. O Palme nunca se deu por vencido e os jogadores de Carapeços no meio campo tentavam evitar a saída  do Palme para o ataque e numa dessas disputas de bola mais ríspida, o médio Postiga fez falta e foi expulso por acumulação de cartões amarelos e o Carapeços ainda jogou 10 minutos dos 90 , mas 5 de descontos dados pelo árbitro da partida reduzido a 10 unidades . Mas apesar de estar em inferioridade numérica, o Carapeços conseguiu gerir bem a vantagem sem que o Palme tivesse muitas oportunidades, algumas de bola parada em zona frontal, mas destes livres não surgiu grande perigo para abaliza do Carapeços.

Foi um resultado pesado para o Palme onde em futebol praticado nos 90 minutos por ambas as equipas não se justificava essa diferença de golos. A eliminatória ainda está a meio, e o Palme ainda que difícil, tem uma palavra a dizer no jogo da 2ª mão, a realizar no sábado de Páscoa .

Paradela 0-6 Perelhal

O Perelhal foi golear o Paradela por 6-0 e fica com a via aberta para parar marcar presença pela 1ª vez no final da Taça Cidade de Barcelos.

Da parte do Paradela tivemos conhecimento que o plantel se apresentou para este jogo com muitas baixas devido a trabalho profissional que os seus atletas exercem nas suas vidas, dado que o dia 21 terça feira de Carnaval foi um dia normal de trabalho para muitas pessoas. Da parte do Perelhal ao que consta estiveram na sua máxima força.

 O Perelhal entrou forte no jogo com o domínio total. O golo inaugural surgiu logo ao minuto 5 da primeira parte por intermédio de Bruno Quintas, dando seguimento a um belo passe para se isola, rematando cruzado para o fundo das redes. Depois do golo o Paradela conseguiu equilibrar o jogo, mas era o Perelhal que dispunha das melhores oportunidades, onde Rui Figueiredo completamente isolado atirou ao lado da baliza. A segunda parte começou exatamente como a primeira, uma bela jogada pela esquerda do ataque, Quintas a fazer  o cruzamento, e Guéu só teve de encostar para o fundo da baliza. O 3º golo nasce de um canto, onde Gonçalo fez valer o seu jogo aéreo para ampliar a vantagem. No 4º golo novamente Bruno Quintas, a rematar forte já dentro da grande área, a bola sai colocada, sem hipótese para o guarda redes da casa. A equipa da casa não conseguia criar jogadas que causassem perigo no adversário, e o 5º golo apareceu à passagem do minuto 70, através de kiko, que nos últimos jogos tem feito várias vezes o gosto ao pé. O 6º golo apareceu já no minuto 80 através de uma grande penalidade convertida por Hugo.

O jogo da 2ª mão está agendado para o dia 8 de abril sábado de Páscoa em Perelhal. Com este resultado o Perelhal tem quase certa a presença pela 1ª vez na final da taça.