Realizou-se no passado fim de semana dias 18 e 19 de fevereiro a 17 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos.

Na série C, e focados no topo da tabela, houve algumas mexidas, das quais o Bastuço aproveitou a vitória em Feitos por 3-1 para aumentar a vantagem na liderança de 1 para 3 pontos sobre o Pereira que não foi além de um empate sem golos com o Negreiros. O Pereira não perdeu o 2º Lugar, mas foi apanhado pelo Leocadenses que venceu o Baluganense por 3-0 e juntou-se a estes dois (Pereira e Negreiros) e passam os 3 clubes a somarem 35 pontos. O Sº João soma 38 Pontos. O Lijó venceu o Carvalhal 3-2 manteve o 6º lugar e atirou com o Carvalhal para o 5º lugar.

NOTA:  Lembramos ainda que o Líder Bastuço Sº João tem já em andamento a colocação da relva sintética no seu campo, será que ainda vai haver estreia no novo tapete verde esta época ?    

Feitos 1(Vítor) -3 Bastuço (Lopes, Miguel, e Gatão) 

O Bastuço Sº João foi a equipa que mais tirou vantagem nesta jornada, ganhou pontos ao Carvalhal, Pereira e Negreiros.

A equipa da casa começou melhor onde teve duas excelentes oportunidades para abrir o marcador. Com vários jogadores lesionados a partir dos 20 minutos o São João tomou conta do jogo e marcou a passagem do minuto 35 por Miguel num lance de insistência.

O 2-0 foi marcado aos 45 minutos por Gatão num cruzamento remate!

A segunda parte, foi gerida pelo São João, onde marcou o 3-0 aos 80 minutos em que daí deu a lesão grave de Lopes, que teve que sair logo após esse lance!

O Feitos chegou com toda a justiça ao seu golo de honra já em cima do minuto 90! Ao fazer o 3-1 por intermédio de vítor.

Com esta vitória o Sº João cimenta o 1ª lugar com 38 pontos, é a equipa com mais pontos do popular. Na  Série A e B os líderes somam 37 pontos. Aproveitando o empate entre o Pereira e Negreiros, aumentou de 1 para 3 pontos. Pereira, Leocadenses, e Negreiros somam 35 pontos.   O Jogo entre o Bastuço & Leocadenses promete na próxima jornada. Já a equipa do Feitos, não saiu do 10º Lugar com os seus 12 pontos.

Lijó 3 (Zé Gomes e Félix) -2 Carvalhal (Carlos Dionísio e AG)

Jogo grande realizou-se em Lijó, a equipa da casa acabou por vencer por 3-2. Ao intervalo registava-se uma igualdade de 1-1. Zé Gomes inaugurou o marcador aos 30 minutos. De autogolo o Carvalhal restabeleceu a igualdade

Na segunda parte o Carvalhal deu a reviravolta no marcador por intermédio de Dionisio à passagem dos 60 minutos 1-2, aos 80 minuto Zé Gomes bisa e restabelece a igualdade e 2-2 e já sobre os 90 apontou o 3-2 com que se chegou ao final da partida.  O Lijó com esta vitória aproximou-se do 5º lugar, soma 28 pontos o Carvalhal ocupa o 5º lugar com 33 pontos 5 pontos separam estas duas equipas.

Da parte do Carvalhal queixaram-se do trabalho da equipa de arbitragem, mas nós não vamos entrar em detalhes que nos foram comunicados. Levantando um pouco a ponta do véu teve a ver com penaltis.  

Leocadenses 3 (Fábio Cunha, João Paulo e Moura) -0 Baluganense

O Leocadenses voltou às vitórias perante o Baluganense em que venceu por 3-0 com 1-0 ao intervalo. Fábio Cunha inaugurou o marcador por volta dos 30 minutos e com este resultado se chegou ao intervalo. O 2-0 surgiu por volta dos 65 minutos por intermédio de João Paulo, e já perto do final da partida foi Moura a fixar o resultado final em 3-0. O valor das duas equipas refletiu-se no resultado, tendo o Leocadenses sempre o controlo do jogo e soube gerir o resultado até final para garantir os 3 pontos. Esta série B é tipo ióió, em que tanto o Leocadenses   está em 5º lugar como sobe ao 3º com os mesmos pontos do 2º classificado. O Leocadenses ganhou pontos em mais dois campos, foi no empate entre o Pereira e Negreiros e ainda da derrota do Carvalhal em Lijó, e aproveitou para subir ao 3º lugar. Só não recuperou para o Líder Bastuço Sº João que também venceu, e é líder com mais 3 pontos que a equipa do Vale do Tamel. O Baluganense que tinha dado um ar da sua graça ao vencer há três jornadas atrás, amealhou duas derrotas consecutivas e estão no último lugar com 8 pontos.  

Pereira 0-0 Negreiros

Num jogo em que terminou como começou sem golos, e como não assistimos ao jogo, nem tivemos sequer uma microanálise ao jogo. Nem sequer soubemos os momentos mais dominadores de cada uma das equipas. Pedimos desculpa e só podemos olhar para a classificação e verificar que ambas as equipas ao perderem dois pontos, viram-se apanhadas pelo Leocadenses na classificação, Pereira 2º, Leocadenses 3º e Negreiros 4º somam todos 35 pontos, menos 3 pontos que o Líder Bastuço Sº João que também se aproveitou para fugir a este trio no topo da tabela.      

Creixomil 2 (Manu e Paulo Lopes) -1 Aborim (Ruizinho)

A equipa do Creixomil voltou a vencer o Aborim, desta vez em jogo da 2ª volta no recinto desportivo das Fontainhas por 2-0, com 0-0 ao intervalo.

O Creixomil inaugurou o marcador aos 55 minutos por intermédio do suspeito Manu.  Aos 72 Minutos foi Paulo Lopes a dilatar o resultado apara 2-0. Ruizinho ao reduzir para o Aborim aos 78 minutos para 2-1 ainda fez agitar a confiança dos homens do Vale do Neiva , mas o resultado não mais sofreu alteração até final. O Creixomil tem tido uma recuperação fantástica na tabela classificativa, ao ocupar o 7º lugar com 17 pontos, mas com uma missão impossível de chegar ao 5º lugar que está a 16 pontos. O Aborim encontra-se no 9º lugar com 14 pontos.

Pedra Furada 2(Coiago e Tiago Costa)  -0 Santa Eugénia

Por fim vamos ao jogo da vitória do Pedra Furada perante o ND Santa Eugénia. Também aqui não temos quaisquer   incidências da partida, e por ausência do nosso habitual colaborador nem sabemos os minutos em que foram apontados os golos. Basta-nos olhar para a classificação e verificar que o Pedra Furada manteve o seu 8º Lugar na tabela com 16 pontos e o Santa Eugénia aguentou o 11º Lugar com 10 pontos.  Ambas as equipas dificilmente se vão safar de jogar na 2ª divisão na próxima época.       

Resultados e Marcadores da 17ª Jornada serie B

Lijó 3 ( Zé Gomes e Félix ) -2 Carvalhal (Carlos Dionísio e AG)

Leocadenses 3 (Fábio Cunha, João Paulo e Moura )-0 Baluganense

Feitos 1(Vítor) -3 Bastuço (Lopes, Miguel, e Gatão)  

Pedra Furada 2 ( Coiago e Tiago)-0 Santa Eugénia

Pereira 0-0 Negreiros

Creixomil 2 (Manu e Paulo Lopes) -1 Aborim (Ruizinho)