Realizou-se no passado fim de semana dias 18 e 19 de fevereiro a 17 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. Com quatro desses encontros a serem realizados no sábado dia 18 por antecipação, devido aos jogos das meias finais da taça, a realizar na terça feira de  Carnaval 

. Na série A, e focados no topo da tabela, houve algumas pequenas alterações, com os mesmos 6 clubes a ocuparem as primeiras 6 posições. No entanto o Carapeços ao vencer o Oliveira por 2-1   passou a líder isolado com 37 pontos. O Palme venceu fora o Águias do Neiva por 2-1 e subiu ao 2º lugar em troca com o Oliveira que desceu ao 3º lugar. O Águias do Neiva mesmo perdendo manteve o 4º lugar. O Remelhe venceu em casa o Várzea 4-0 e manteve o 5º Lugar, e o Fonte Coberta venceu em Milhazes 1-0 e manteve o 6º lugar com 28 pontos. Com o jogo GDR Campo & S. Mamede a ser adiado, repetiu-se pela 2º vez consecutiva uma jornada sem empates na série A.  

Carapeços 2 (Nakata 2)-1 Oliveira (Carlos)

Começamos pelo jogo Carapeços & Oliveira, que punha frente a frente o 1º,e 2º classificados com os mesmos 34 pontos. Um dos 4 jogos realizados no Sábado por força do jogo das meias finais da taça a realizar pelo Carapeços na terça feira de Carnaval.

O Jogo começou muito lento com pouca intensidade por parte de ambas as equipas, e esporadicamente, lá víamos um rasgo com alguma velocidade e colocar em sentido as defesas. Foi num desses rasgos em que um jogador do Oliveira  aparece na esquerda do ataque, foi à linha de fundo, entrou com a bola controlada, e já na linha na pequena área, e quase sem angulo  tenta surpreender o Redes Luís ao primeiro poste.  O Redes do Carapeços defendeu e parecia ter a bola controlada, mas largou-a e Carlos oportuno aproveitou o ressalto e só teve que encostar para o 0-1.

Não se pode dizer que foi contra a corrente do jogo, porque o Carapeços também nada tinha feito para marcar até ao minuto 14, o minuto da inauguração do marcador. O Carapeços até ali meio adormecido, não despertou com muita intensidade após o golo , mas foi pondo em prática aquilo que sabe fazer bem, sair de forma organizada a jogar com futebol apoiado, fazendo circular a bola com paciência, e aos poucos foi-se acercando da baliza do Oliveira.

Depois de duas boas oportunidades para marcar, sendo uma dela uma grande defesa com o Redes a desviar a bola por cima da trave. E de canto nasce o golo do empate. Sem termos a certeza se foi desse canto que nasce o golo, mas foi nessa fase de domínio do Carapeços que Romeu bateu a bola no vértice direto do ataque e Nakata ao 2º poste cabeceou para o 1-1. Estavam decorridos 28 minutos de jogo. O Carapeços teve a partir dali o melhor período a jogar no meio campo adversário, e numa insistência e com alguma atrapalhação dos jogadores do Oliveira na pequena área ao tentar afastar a bola, e ao não conseguirem, a bola sobrou para Nakata que só precisou de empurrar para o 2-1. Estavam decorridos 42 minutos.

Na 2ª parte o Oliveira veio com outra disposição, com duas alterações nas alas, e foram esses jogadores que vieram criar muito perigo para o reduto Carapecense. Foram 15 minutos a todo o gás, com o Carapeços encostado às cordas, e o Oliveira poderia ter chegado ao empate nesse período, e vimos muitas vezes os jogadores do Carapeços a bater bombo para tirar a bola da área.

Talvez pelo esforço dos Jogadores do Oliveira em terem feito aquele pressing no início da 2ª parte , foram perdendo o fulgor, e a partir dos 15 minutos o Carapeços voltou a ganhar o meio campo, com Araújo e Postiga em grande plano a segurar o jogo e sair para o ataque. Dos 65 aos 90 minutos o Carapeços poderia ter feito o 3-1, como o Oliveira poderia ter chegado ao 2-2 , mas o Carapeços teve maior número de oportunidades, nomeadamente em alguns pontapés de canto e em  um ou dois lances de bola parada. O jogo foi muito bom a partir do golo que adiantou o Oliveira no marcador, onde juntamos uma terceira equipa a de arbitragem que fez um excelente trabalho, sem casos sem dúvidas. A vitória assentou em pequenos detalhes e pela avalização dos 90 minutos, haver um vencedor era o Carapeços, equipa que esteve ligeiramente à frente em posse de bola e até em oportunidades de golo.  O Carapeços volta a isolar-se na liderança com 37 pontos. O Oliveira desceu ao 3º lugar, com os seus 34, e ambas as equipa mantém intactas as suas aspirações   

Águias do Neiva 1(Ricardo) -2 Palme (Monteiro e Pimenta)  

Este jogo também foi realizado no sábado como foi o de Carapeços, curiosamente os vencedores destes dois jogos vão defrontar-se na terça feira de Carnaval em jogo da 1ª Mão das meias finais da taça de Barcelos.

Ao que conseguimos apurar, o Palme entrou a ganhar, já que Monteiro inaugurou o marcador para o Palme aos 5 minutos, 0-1. O 0-2 surgiu aos 17 minutos por intermédio de Pimenta. Ricardo  reduziu para os o Águias do Neiva aos  33 minutos para 1-2  E com este resultado se chegou ao intervalo.

Com a vantagem ao intervalo o Palme soube gerir o resultado e arrecadar os 3 pontos.

Sem termos mais incidências desta partida, apenas destacamos que o Palme aproveitou o deslize do Oliveira em Carapeços para chegar ao 2º lugar com 34 pontos, menos 3 que o líder Carapeços, mas menos um jogo! O Águias do Neiva é a equipa sensação desta época, perdeu o jogo, mas não perdeu o 4º lugar onde se encontra na tabela com 29 pontos, mais 1 ponto que Remelhe e  Fonte Coberta que surgem no 5º e 6º lugares com 28 pontos.   

Remelhe 4 (Vilas, Kiko, Daniel, Gonçalo GO)-0 Várzea

Foi uma vitória importante para os pupilo e Ricardo Gomes (Barrega), já que como se diz na gíria o Remelhe ocupa um lugar no fio da Navalha. Queremos com isto dizer que está no limite entre o 4º e 5º lugares que darão acesso à 1ª divisão da próxima época, e o Remelhe tem andado sempre à  procura do prejuízo, com Fonte Coberta e Águias do Neiva envolvidos para já nessa luta. Não temos qualquer incidência desta partida ao minuto. Sabemos apenas o que todos sabem que o Remelhe com esta vitória manteve o 5º lugar com os mesmos 28 pontos do Fonte Coberta que segue em 6º Lugar, e aproximou-.se do Águias do Neiva, ficando agora apenas 1 ponto do 4º Lugar. O Várzea com esta derrota, ficou no 7º lugar com os mesmos pontos do Paradela 22 que segue em 8º , e 7 pontos não estão fáceis de recuperar em relação ao 4º lugar da tabela  que dará acesso à 1ª divisão da próxima época

Milhazes 0-1 Fonte Coberta (Eminem)

Sem margem para desperdiçar mais pontos o Fonte Coberta voltou às vitórias ao ir vencer o Milhazes por 1-0. O golo que valeu os 3 pontos surgiu aos 75 minutos por intermédio de Eminen.

Sem mais incidências desta partida, lembramos que o Fonte Coberta continua colado ao Remelhe que soma 28 pontos no 5º lugar. O Fonte Coberta está em 6º lugar. Ambas as equipas estão à distancia de um ponto do 4º lugar ocupado pelo Águias do Neiva , daí estar tudo em aberto a luta pelo menos para já pela 1ª divisão da próxima época. O Milhazes continua numa prolongada crise de resultados e está no 12 lugar com 6 pontos.  

Paradela 5 (Ricardo, Fábio, Mateus, André, Vitor) - 0 Chorente

Por fim analisamos mais um dos 4 jogos realizados no sábado, por força da equipa do Paradela jogar a 1º mão das meias finas da taça na terça feira de Carnaval, onde recebe o Perelhal.

Mesmo tendo chegado ao 5-0, ao intervalo a equipa da casa só vencia por 1-0 , golo madrugador de Ricardo aos 7 minutos.

Foi só na 2ª Parte que o Paradela começou a arrumar com as dúvidas ao elevar para 2-0 aos 56 minutos por intermédio de Fábio. Aos 58 minutos Mateus elevou para 3-0. Já muito pero do final da partida o resultado avolumou-se com o 4-0 a surgir aos 88 minutos por intermédio de André, e a aos 90 minutos Vítor fechou a contagem em 5-0. O Paradela está em franca recuperação estando a ocupar o 8º lugar. Apanhou o Várzea que segue em 7º lugar com os mesmos 22 pontos. O objetivo da 1ª divisão está no mínimo a 6 pontos sendo que 7 garante a 1ª divisão.

O GDR Campo x S. Mamede foi adiado sem data ainda definida. Sendo quase certo que será no dia 08 de Abril Sábado de Páscoa a única data disponível.

Resultados e marcadores da 17ª Jornada série A

Remelhe 4 (Vilas, Kiko, Daniel, Gonçalo GO)-0 Várzea

Carapeços 2 (Nakata 2) -1 Oliveira (Carlos)

 Paradela 5 (Ricardo, Fábio, Mateus, André, Vitor) - 0 Chorente

Águias do Neiva 1(Ricardo) -2 Palme (Monteiro e Pimenta)  

Milhazes 0-1 Fonte Coberta (Eminem)

GDR Campo (ADIADO) S. Mamede