8ª jornada da Série A da 2ª Divisão

0 GD Creixomil 2 – 0 ND Santa Eugénia

Duas equipas de qualidade defrontaram-se em Creixomil com o objetivo de fazer um bom jogo e levar os 3 pontos. Por mais que tentassem, na primeira parte, nenhuma equipa chegou ao golo acabando a primeira parte com um empate a zero golo. A segunda começa com a equipa da casa mais forte e os golos surgem de rajada praticamente, após 10 minutos de jogo com um golo do veterano Xona. Passando 5 minutos, o muito conhecido Ninja aumenta a vantagem para 2 a 0. Vitória justa que faz com que o Creixomil ultrapasse o ND Santa Eugénia e ND Águias do Neiva na tabela classificativa.

Necessidades FC 1 – 0 ARC Cossourado

O Necessidades que apenas tem um empate como registo pontual nas primeiras 7 jornadas ia defrontar uma equipa bem trabalhada da ARC Cossourado com pretensão de chegar aos primeiros lugares e sobretudo não perder o comboio dos primeiros. Mas o jogo teve um pendor maior para a equipa da casa que soube defender num bloco baixo e partir para o contra-ataque. As melhores oportunidades até foram para a equipa caseira e o golo surgiu no fim da primeira parte num lance que mais parecia um canto onde a bola é desviada para o fundo da baliza de forma involuntária por um jogador da equipa visitante. Necessidades FC a vencer na recolha aos balneários. E na segunda parte mesmo com, aparentemente, maior posse de bola da equipa visitante, o marcador não sofre alterações. O Cossourado atrasa-se assim na luta no pelotão dos primeiros lugares enquanto que o Necessidades FC festeja a primeira vitória.

UCR Aborim 1 – 0 GDR Campo

Um dos jogos mais esperados na série A, um jogo entre duas equipas que querem ficar junto ao topo a espera que as duas equipas da frente começam a escorregar. Para isso, o GDR Campo foi à Aborim com vontade de manter a distância ao Lijó de 2 pontos apenas e afastar-se da UCR Aborim. Mas Aborim também queria mostrar que tem qualidade e que pode voltar aos lugares cimeiros. Foi um jogo bem jogado, com muita luta e tentativa de evitar sofrer golos. Se houve oportunidade de parte a parte, foi apenas o defesa João Pedro Silva a faturar e a pôr o marcador no 1 a 0 para a sua equipa logo nos minutos iniciais da partida, por volta do quinto minuto. Resultado que não se iria alterar apesar dos esforços do Campo para chegar ao empate que seria um mal menor, mas em vão visto que a UCR Aborim também trabalhou bem para tentar chegar ao golo da tranquilidade. Vitória da UCRA representa a criação de um fosso entre o segundo classificado, Lijó FC, e os terceiros onde já há 5 pontos de diferença, o que começa a ser uma diferença de pontos importante.

GD Feitos 2 – 2 ARC Sequeade

Jogo do primeiro contra um dos outsiders desta séria A, o jogo em Sequeade prometia ser de boa qualidade. A ARC Sequeade que pretende manter a sua série de jogos a vencer, 7 em 7 jornadas, sabe que as vitórias moralizam qualquer equipa, mas também sabe que mete alguma pressão sobretudo frente às equipas mais complicadas. O GD Feitos apresentou-se com a franca vontade de mostrar que é uma boa equipa, bem orientada e com objetivos definidos e foi desta forma que a ARC Sequeade teve mais dificuldades para impor o seu jogo, algo que se verificou na jornada anterior frente a UCR Aborim. No entanto, a dificuldade não implica que a melhor jogada o Sequeade consegue chegar ao golo, num lance definido pelo inevitável Gatão, que volta a faturar e já conta com 8 golos na totalidade das jornadas. O intervalo chega sem alteração no marcador, a equipa da casa não consegue finalizar e empatar. Só após o intervalo, o jogo ganhou maior dinamismo e o cansaço também foi razão para alguns erros. O GD Feitos chega ao golo do empate já perto da meia hora de jogo da segunda parte para a euforia dos adeptos presentes. o jogo intensifica-se de parte a parte e nem todas as ações são de valor, com mais luta e mais coração do que cabeça. A ARC Sequeade volta a adiantar-se no marcador com golo de Castanheira, mas no último minuto do tempo regulamentar da segunda parte, o Feitos volta a empatar com um golo de Carlos Marinho, mais conhecido por Káká. Empate justo, mas que representa uma quebra a série de jogos a vencer da ARC Sequeade. Para o GD Feitos, é o terceiro jogo sem vencer, 1 ponto em 9 possível e vê o Lijó FC vencer os jogos e ficar assim com 8 pontos de vantagem.

Lijó FC 3 – 0 ND Águias do Neiva

Após uma vitória épica nos últimos minutos do jogo da jornada anterior frente ao GD Feitos, os Águias do Neiva deslocaram-se à Lijó para defrontar a equipa da casa que apenas tem uma derrota, derrota pesada frente ao GD Feitos! Para Lijó, uma vitória era importante para não ver a ARC Sequeade distanciar-se e manter a segunda posição. O jogo foi bastante batalhador no meio campo, com boas oportunidades para ambas as equipas, mas com maior poder da equipa da casa. A primeira parte acaba com duas equipas empatadas a zero e a segunda parte promete ser muito parecida. No entanto, Pedro Lima é o marcador do primeiro e segundo golo do Lijó FC, aos 55 e 77 minutos respetivamente. Sem resposta da equipa visitante que se encontra sem esperança, é Camocha que sentencia o jogo já no último minuto do tempo regulamentar com o terceiro golo para Lijó FC. Desta forma, a equipa da casa mantém-se na segunda posição e cria um fosso de 5 pontos para as equipas concorrentes, UCR Aborim e a o GDR Campo que também têm apenas 7 jogos jogados.

GDR “Os Estrelas” 2 – 2 GD Pedra Furada

Um jogo em que o GD Pedra Furada não pretende perder os 3 pontos para continuar nos primeiros lugares e visto ter mais um jogo do que os seus principais concorrentes. Os Estrelas depois de uma entrada muito forte, ainda procuram recuperar a força que os caracterizou nas primeiras jornadas. Foi, portanto, um jogo bem disputado e quase de intensidade constante.  Os jogadores empenharam-se para que o espetáculo estivesse presente e tentaram criar muitas oportunidades para a alegria dos adeptos presentes. E foi a equipa da casa a adiantar-se no marcador com golo de Bruno Gomes a passagem do minuto 25. Mas a festa foi de muito pouco tempo visto que o jovem Lucas Abreu do GD Pedra Furada chega ao empate. E assim chegam ao intervalo com empate a uma bola. No segundo tempo, o jogo foi praticamente parecido com uma primeira parte, mas desta vez é a equipa visitante que adianta-se no marcador com golo do melhor marcador, o jovem de 20 anos Daniel Esteves que assim aponta o seu 9 golo no campeonato. E mais uma vez, a vantagem no marcador pouco durou visto que passado 3 minutos, o empate seria restabelecido por Rui Pedro Gomes. E apesar da intensidade continuar igual, não haveria mais golos a registar, ficando o empate entre duas equipas interessantes mas com este resultado ficam bastante afastadas do topo da tabela classificativa.

 

Gil Luso