Com a realização da 8ª jornada o Popular vai entrar em pausa devido à época Natalícia, e só voltamos a ter futebol no dia 07 de janeiro de 2024 com a realização da 9ª Jornada.
Esta jornada voltou a confirmar quem são os candidatos ao título e quem vai lutar pela permanência na 1ª divisão, no entanto quando chegar-nos ao fim da 1º Volta já poderemos ter outros dados que nos digam quem serão os clubes que vão estar numa situação intermédia, isto é, no meio da tabela sem grandes possibilidades de lutar pelo título e ter alguma almofada que os tranquilize de não estar perto dos cules que lutem pela permanência.
O Leocadenses está confirmado como campeão de inverno depois de ir amealhar mais uma vitória ao campo Limarinho em S.º Pedro de Rates, casa emprestada do Macieira enquanto decorrem as obras de requalificação no seu Recinto desportivo . Leões da Serra, Perelhal, Águas Santas e Remelhe também venceram, e começam a abrir espaço entre o 6º e 7º classificado. Sabemos que há quem questione o trabalho das equipas de arbitragem e temos duas situações em que os derrotados se queixam que foram prejudicados, mas isso não poderá ser a única razão destas 5 equipas de estarem num patamar superior a todas as restantes que compõe os 14 magníficos.
No fundo da tabela tudo está em aberto, basta uma ou duas vitórias sobre adversários diretos da classificação e podem logo se ver livres dos lugares de despromoção. Por exemplo há 3 clubes Oliveira, Negreiros e Palme com 7 pontos e só um está abaixo da linha de água, sendo o nosso sistema do site a fazer a classificação de forma automática que pode ainda não ser a mais correta enquanto não houver dois jogos entre duas equipas entre si. Os números não enganam. Do Carvalhal 6º com 10 pontos à 11º zona de despromoção está uma distância de 3 pontos! Uma vitória!
Marcaram-se 24 golos nesta 8 ª Jornada e o destaque vai para Araújo do Carapeços e Hélder Ribeiro do Águas Santas, únicos jogadores a bisar nesta 8ª jornada da 1ª divisão. Hélder Ribeiro chegou mesmo aos calcanhares do Zé Carlos do Leocadenses que já não marca há dois jogos, e vai ainda estar castigado no próximo jogo por ter sido expulso neste último jogo, mas ainda é o líder dos melhores marcadores com 9 golos, e o Hélder do Águas Santas está agora mais perto em 2º com 8 golos apontados.
Águas Santas 3-1 Negreiros (intervalo 2-0)
Sabendo que o Negreiros se apresentava para este jogo com algumas ausências forçadas, a equipa da casa entrou forte e pressionante, e inaugurou o marcado por volta dos 20 minutos, golo apontado por Dani 1-0. Com a mesma toada ofensiva o Águas voltou a faturar no final da 1ª parte por intermédio de Hélder Ribeiro 2-0 com que se chegou ao intervalo.
Na 2ª parte a equipa da casa entrou demasiado confiante com a vantagem conseguida na 1ª parte o Negreiros entrou muito forte, foi para cima deles e reduziu para 2-1 por intermédio de Vítor Hugo. A partir deste golo o Mister Carlos Gaiteiro reajustou os posicionamentos dos seus pupilos incutindo-lhes concentração e o Águas voltou a ter o controle do jogo, e num livre marcado por Cascalho e com a defesa do redes para a barra, Ferreira faz a recarga e Hélder bisa na partida ao fazer o 3-1. Com esta vitória o Águas Santas continua na perseguição ao Líder Leocadenses e ao 2ª classificado Leões da Serra a uma distância de 4 pontos. Estando 3º lugar com os mesmos 18 pontos do Perelhal.
Macieira 1-3 Leocadenses (intervalo 2-1)
Jogo bastante difícil para o Leocadenses, num campo de grandes dimensões, Jogo com início bastante dividido, com o Macieira a ter mais bola e o Leocadenses a criar lances de perigo através de transições rápidas, primeiros 20 minutos de maior domínio por parte do Macieira com muita paciência com bola e a trocar muito bem a bola no seu meio campo defensivo, conseguia através de jogadas rápidas e de variações rápidas de flanco incomodar o guarda-redes do Leocadenses. O Leocadenses por volta dos 25 minutos começava a ameaçar a baliza adversária e por volta dos 30 minutos chega ao 1º golo através de uma jogada coletiva que encontra Sono descaído para a esquerda do ataque, e com um remate soberbo faz um grande golo inaugurando assim o marcador. Estava feito o 1-0. O Leocadenses mais confortável no jogo, e com mais bola nesta parte do jogo, passados 6 minutos através de uma jogada pelo lado esquerdo do ataque, depois de um roubo de bola por parte do Leocadenses, jogada rápida pela esquerda, cruzamento e Coutada nas alturas ao segundo poste a emendar para o 2-0. Fantástica jogada de contra-ataque por parte do Leocadenses. Quando caminhávamos para o intervalo, já em cima dos 45 minutos o Macieira com muito mérito e algum adormecimento por parte do Leocadenses chega ao 2-1 por intermédio de Nuno Novais, que após uma bola metida nas costas da defesa do Leocadenses se isola e a saída do guarda-redes atira para o golo.
Chegávamos assim ao intervalo. Na segunda parte o Leocadenses entra mais forte no jogo, com uma melhor circulação de bola e a controlar melhor o adversário não dando a este, grandes oportunidades para chegar ao 2-2, o Macieira com algumas dificuldades ia tentando através de bolas longas metidas em profundidade criar perigo, mas os lances iam sendo controlados pela defesa do Leocadenses. A passagem do minuto 60’ Postiga depois de uma troca de bola no meio campo, com um remate forte e super colocado a mais de 35 metros da baliza, faz mais um grande golo com a bola a entrar ao angulo superior esquerdo da baliza do Macieira, estava feito o 3-1. Passados alguns minutos, através de um canto a favor do Leocadenses, o Macieira consegue um primeiro corte que apanha o Leocadenses completamente a dormir e o jogador do Macieira Afonso Santos aparece completamente isolado para fazer o golo, mas o guarda-redes Jhonny com uma saída rápida da baliza e já fora da sua grande área, fez muito bem uma aproximação rápida ao jogador do Macieira, deixando este sem angulo e com mais dificuldade para fazer o golo. Lance de muita sorte para o Leocadenses e de um desperdício enorme por parte do Macieira. Por volta do minuto 65 o lance que poderia ter mudado os acontecimentos, Zé Carlos após se isolar, adianta demasiado a bola e ao tentar disputar a bola com o guarda-redes adversário faz falta no entender do arbitro da partida mostra-lhe o vermelho direto. Lance bastante duvidoso pois não se consegue decifrar quem acerta em quem, e se este seria lance para vermelho direto. O que é certo é que o arbitro assim entendeu e o Leocadenses ficou a jogar com menos um jogador 25 minutos mais os 7 de descontos que ainda deu. Após a expulsão o Macieira com muito mais bola tentava aproximar-se da baliza do Leocadenses, mas estes com as linhas bem mais descidas e compactas acabaram por conseguir controlar o jogo a seu favor e ainda dispor de 2 ou 3 lances para aumentar a vantagem através de saídas rápidas para o ataque. Jogo bastante difícil, contra um Macieira bastante forte, com muita qualidade coletiva e individual, que em nada espelha a sua posição na tabela. O Leocadenses a imagem do que aconteceu em Oliveira, onde viu um jogador ser expulso ainda na primeira parte, deu mais uma grande resposta mesmo jogando com menos um jogador.
Com esta vitória o Leocadenses mantém a liderança em igualdade pontual com os Leões da Serra com 22 pontos. E tem um duo na perseguição Águas Santas e Perelhal a 4 pontos. O Macieira foi apanhado pelo Carvalhal na classificação e desceu ao 7º lugar com 10 pontos.
OBS. Por cortesia alguém nos enviou a ficha de jogo do Leocadenses: Leocadenses, alinhou para este jogo com Jhonny, Fábio, Cris, Joãozinho, Xavi, Campinho, Moura, Postiga, Coutada, Sono, e Zé Carlos.
Perelhal 6-0 Bastuço S. º João (intervalo 2-0)
O Perelhal a fazer crer no resultado volumoso, não teve dificuldades em derrotar o lanterna vermelhe Bastuço Sº João, equipa que não está ao nível da época passada onde surpreendeu pela positiva ao entrar no leque das equipas para o apuramento do campeão.
O Perelhal começou cedo a marcar, sendo Nuno a inaugurar o marcador aos 7 minutos, mas teve que esperar até quase ao final da 1ª parte para dilatar o resultado, foi Salgueiro o autor do 2-0 aos 40 minutos.
Na etapa complementar foi quando o Perelhal começou a golear. Aos 53 minutos Quintas eleva para 3-0. Aos 62 minutos foi Huguinho a dilatar para 4-0. Aos 80 foi Pedro a fazer o 5-0, e já sobre os 90 foi Coelho a estabelecer o resultado final em 6-0.
O Perelhal em 4º Lugar é a equipa que tem mais vitórias consecutivas (3) nesta fase. Persegue o Líder Leocadenses e Leões que tem mais 4 pontos. O Águas Santas também soma os mesmos 18 pontos do Perelhal no 3º Lugar. O Bastuço Sº João é a equipa que tem mais derrotas consecutivas, são 7 depois de vencer o jogo da primeira jornada que deu os únicos 3 pontos que o deixam isolado no fundo da tabela. É ao mesmo tempo a única equipa da 1ª divisão sem qualquer empate.
Leões da Serra 2-1 J.S.º Martinho (intervalo 1-1)
Os Leões da Serra não largaram o Leocadenses na liderança depois de vencer em casa o S. Martinho pela margem mínima. Gil colocou os leões em vantagem aos 20 minutos. Alegria empatou de grande penalidade aos 40 minutos 1-1, e com este resultado se chegou ao intervalo.
Na etapa complementar por volta dos 65 minutos O S.º Martinho queixam-se de um lance que daria o 1-2 num lance que deixa muitas dúvidas onde a bola já teria sido defendido pelo redes dentro da linha de baliza.
À passagem dois 80 minutos foi Mário a fazer o 2-1 uma vantagem que se manteve até final.
Os Leões da Serra estão em 2º lugar com os mesmos 22 pontos do Leocadenses que seguem na liderança devido a uma margem de 7 golos positivos em relação aos Leões da Serra.
Pereira 0-1 Remelhe (intervalo 0-0)
O Remelhe voltou às vitórias depois de ter perdido na jornada anterior em casa com os Leões da Serra, último jogo orientado pelo Mister Orlando Silva, e já foi anunciado o seu sucessor. Trata-se de Cacioli , que vai fazer a sua estreia como técnico no popular.
Não temos incidências desta partida e apenas nos regemos pelo resultado final. Apenas sabemos que o único golo da partida foi apontado por Vilas à passagem dos 60 minutos.
Com esta vitória e a mudança de técnico o Remelhe volta a apostar na perseguição aos 4 adversários na frente da tabela classificativa. O Remelhe soma 14 pontos no 5º lugar, menos 8 que o líder Leocadenses. O Pereira somou a sua 5ª derrota e encontra-se abaixo da linha de Águas com 5 pontos.
Carvalhal 1-1 Palme (intervalo 0-0)
O Carvalhal somou o seu 4º empate o 3º em casa no total de 4 jogos. O Carvalhal apenas venceu para o campeonato o Oliveira no seu terreno. O jogo foi para o intervalo 0-0. E foi já na 2ª parte que aconteceram os golos. Aos 77 minutos Duda colocou a equipa do Palme em vantagem e foi já muito perto do minuto 90 que Liedson restabeleceu o empate. O Carvalhal ainda marcou aos 90 minutos o que seria o 2-1. O árbitro ainda chegou a apontar o centro do terreno, mas voltou atrás ao anular o golo por uma suposta perturbação de um jogador do Carvalhal sobre o Guarda redes adversário. O Carvalhal com este empate está a perder o comboio do título, estando no 6º lugar com 10 pontos e imagine-se que o 11º e lugar de despromoção está a 3 pontos. Já o Palme com este empate fica fora da linha de água, mas tem os mesmos pontos do 11º classificado.
Carapeços 3-1 Oliveira (2-1 ao intervalo)
O Carapeços voltou à vitorias, a 2º do campeonato e a 1ª no seu terreno depois das três derrotas consecutivas. Foi sobre o Oliveira. A equipa do Oliveira adiantou-se no marcador aos 10 minutos por intermedio de Carlos, mas o Carapeços reagiu bem e passados 15 minutos em 7 minutos deu a reviravolta ao marcador. Araújo restabelece a igualdade aos 27 minutos e aos 36 minutos o mesmo Araújo bisa na partida ao fazer o 2-1 com que se chegou ao intervalo. Este resultado com a margem mínima arrastou-se até perto dos 90 minutos, altura em que após duas ou três recargas Samuel aponta o 3-1, selando desta forma a 2ª vitoria do Carapeços e o levou de forma isolado ao 8º lugar com 9 pontos. O Oliveira caiu para a zona de despromoção na nossa tabela, mas refazendo as contas o Negreiros seria o clube a ocupar o 11º lugar, no entanto são 7 pontos para Oliveira, Negreiros e Palme.