Realizou-se no domingo passado os jogos da 3ª eliminatória da taça de Barcelos. Depois das 4 equipas (Leocadenses, Palme, Negreiros e Águas Santas da 1ª divisão terem sido eliminadas na 2ª ronda, mais 5 (Pereira, Oliveira, Leões da Serra, S. º Martinho e Macieira) foram eliminadas nesta 3ª ronda. 4 equipas da 1ª divisão dado os confrontos diretos entre si teriam que ficar obrigatoriamente pelo caminho. Juntou-se as estas os Leões da Serra que de uma forma surpreendente foi eliminada por uma equipa (Várzea) da 2ª divisão. Com 3 equipas da 2ª divisão presentes no sorteio da 4ª eliminatória, só por sorte terá uma equipa da divisão secundária garantida nas meias finais se duas equipas se defrontarem entre si, mas também podem haver 3 equipas da 2ª divisão nas meias finais se cada uma vencer o seu adversário da 1ª divisão!   

Equipas apuradas da 1ª divisão.

Perelhal, Remelhe, Carvalhal, Carapeços e Bastuço S.ºJoão    

Equipas apuradas da 2ª divisão.

Várzea, Grimancelos, e GDR Campo

Macieira 1-1 Carvalhal (2-4 GP)

O Carvalhal começou praticamente a ganhar logo aos 5 minutos  de jogo, Zé Grande de forma inspirada de fora da área faz um chapéu ao guarda redes e colocou o Carvalhal a vencer por 0-1. Apesar do balde de água fria, a   partir desse momento o Macieira tomou conta do jogo com o Carvalhal a baixar linhas e a tentar sair um contra-ataque. O Macieira sempre com mais posse de bola criou perigo por volta da meia hora de jogo ao enviar uma bola ao poste.  O Carvalhal na resposta por Bilinho criar algum perigo junto à baliza do Macieira. Até ao intervalo o Macieira com mais bola sem criar grande perigo.

Na segunda parte Macieira continuo a carregar já a criar mais perigo, mas resolvido sempre pela defesa do Carvalhal ou pelo GR Cardoso que esteve em grande nível. Já nos descontos num canto o Macieira chega ao golo (o Carvalhal a reclamar falta sobre Cardoso, aliás o Carvalhal reclamou muito da equipa da arbitragem), o Carvalhal logo de seguida através de um canto Bruno ao segundo poste já com o GR batido é o defesa Ricardo a tirar a bola de golo. No prolongamento só a registar um lance de perigo por parte do Carvalhal, Ribas sozinho remata ao lado. Nos penaltis, Macieira falhou 2 (um defendido por Cardoso o outro a enviar por cima). Por parte do Carvalhal foram todos convertidos.

Realçar a bancada repletas de adeptos de ambas as equipas e também publico afeto de outros clubes que aproveitaram esta paragem do campeonato para ver o espetáculo de futebol.

Perelhal 3-1 S.º Martinho

O Perelhal venceu o S. Martinho e é dos clubes favoritos na conquista do campeonato a ficar nas duas frentes. O Leocadenses e Águas santas ficaram fora da prova na 2º eliminatória e os Leões da Serra foi afastado pelo Várzea nesta 3 ª eliminatória.

Não temos incidências da partida e gerimo-nos apenas pela marcha do marcador. Aos 25 minutos Quintas coloca o Perelhal na posição de vencedor ao fazer o 1-0. Aos 32 minutos já João Nuno elevava para 2-0 com que terminou a 1ª parte. Decorria o minuto 66 quando o Perelhal chega ao 3-0 de novo por Quintas com esta a bisar na partida. O S. Martinho marcou o seu tento de honra por intermédio de Diogo Oliveira aos 90 minutos 3-1.    

Várzea 1-0 Leões da Serra

Início de jogo equilibrado com muita disputa de bola a meio campo. Aos 5 minutos de jogo, grande oportunidade de golo para o Leões da Serra, cruzamento do lado esquerdo e David na cara do guarda redes a cabecear ao lado. No minuto seguinte oportunidade de golo para o Várzea, remate colocado de Rui Faria a bola sofre um desvio e sai a rasar o poste. Aos 27 minutos oportunidade para o Várzea, bom remate de Grilo de fora de área: Aos 45 minutos livre direto para o Várzea bem batido, e Manel a corresponder com uma boa defesa, 0-0 ao intervalo, resultado justo, mas destacamos o grande jogo coletivo do Várzea.

A 2ª parte começa com o golo do Várzea aos 55 minutos de jogo, bola bombeada para área, kadete aparece na cara de Manel assistir para  Rui Faria e este  encosta para 1-0. Aos 65 minutos de jogo cruzamento de Malheiro e Kikas quase emenda para o empate. Aos 70 minutos de jogo, canto para o Várzea, desvio ao primeiro poste, e Grilo ao segundo poste quase faz o 2-0, valeu um grande corte de Mário.  Até ao fim o Várzea baixou as linhas e deu a iniciativa de jogo ao Leões que reagiu, tentando criar perigo com vários cruzamentos para a área, mas o Várzea com uma boa coesão defensiva, não permitiu grandes chances ao ataque dos leões.
Num jogo equilibrado e muito público no derby, a vitória acabou por cair para o Várzea e acaba por premiar a maior intensidade que o Várzea impus durante todo o jogo.

GDR Campo 4-2 Águias do Neiva

Não podemos dizer que foi um jogo bem jogado por parte das duas equipas, a bola poderia passar por dois jogadores rasteira, mas o terceiro já a colocava mais em profundidade. Um jogo sem muito futebol apoiado, mas não deixou de ter emoção com os golos aparecer para ambos os lados, nomeadamente no decorrer da 1ª parte.  

O Águias do Neiva foram os primeiros a marcar e colocaram-se na frente do marcador por volta dos 5 minutos, foi seu autor Ricardo Ferreira 0-1. Mas volvidos poucos minutos Rui Jorge restabeleceu a igualdade 1-1 aos 12 minutos. Aos 25 minutos o GDR Campo deu a cambalhota no marcador ao fazer o 2-1 de forma caricata, a bola foi enviada por Coelho à parte inferior da barra da baliza, esta ganha um efeito contrário ao que era espectável e ao bater no relvado, sobe e entra na baliza com o guardião por perto a poder ter feito algo mais para evitar o golo. O jogo estava animado com parada e resposta e o Águias do Neiva com uma jogada individual de Sílvio junto à linha de fundo, colocou a bola entre o guarda redes e o 1º poste e restabeleceu a igualdade 2-2 quanto a nós um resultado justo pelo que ambas as equipas tinham feito no decorrer da 1ª parte.

A 2ª parte começou com o golo do GDR Campo aos 58 minutos através de uma grande penalidade que deixou muitas dúvidas. Os jogadores do Águias com alguma razão reclamaram, mas o árbitro muito autoritário não mudou a sua decisão e o penalti foi convertido por Jonas 3-2. A partir deste golo, o Águias do Neiva, nunca foi capaz de ter iniciativa para voltar a equilibrar o jogo e as oportunidades eram muitas para que o GDR Campo pudesse dilatar o marcador. O Guarda redes do Águias fez duas defesas sucessivas quase milagrosas a evitar o golo, mas logo de seguida, o defesa do
Águias entrega a bola na pequena área ao avançado do GDR Campo João Maciel , e este não teve dificuldade em elevar para 4-0 na cara do redes do Águias do Neiva. Foi uma primeira parte equilibrada, mas a 2ª parte foi pouco convincente por parte do Águias . O GDR Campo acabou por vencer com toda a justiça e merece estar a disputar os quartos de final da taça.   

Carapeços 2-0 Pereira

Este jogo colocava duas equipas que não estão bem no campeonato, pois ambas estão em lugares de descida. O Carapeços em casa ainda não tinha vencido nenhum jogo, e o Pereira ainda não tinha vencido nenhum jogo para o campeonato. Era um jogo de muita ansiedade para ambas as equipas ao tentar dar o pontapé na crise.

O Carapeços com muitas alterações em relação ao último jogo, devido a castigos e outras por opção, entrou melhor na partida, e poderia ter inaugurado o marcador por volta dos 6 minutos, depois de uma incursão do jovem Silva que em pequena pequena área de peito dá atrasado para Nakata rematar, mas o Redes do Pereira fez uma grande defesa desviando a bola com as pontas dos dedos para canto. O Carapeços continuava a ter as melhores jogadas e num livre direto em zona frontal aos 12 minutos, Nakata rematou forte com o pé direito a bola passou a barreira e ainda raspou tinta do poste esquerdo do redes do Pereira sem hipóteses de defesa, estava feito o 1-0 para o Carapeços. O Pereira, entretanto, conseguiu subir com algumas boas jogadas e esteve muito perto de empatar a partida, há um remate de fora da área, a bola ainda sofre um desvio tanta era a floresta de pernas na grande área, e a bola ainda bateu no poste direito do Redes do Carapeços para sair de seguida pela linha de fundo. O Pereira nas bolas paradas e bolas aéreas criou muitas dificuldades ao Carapeços. Não conseguiu marcar e sofreu desta vez de grande penalidade. O Carapeços mesmo só com dois avançados na frente. O Lateral Rego ajudou no transporte de bola pela direita, este serviu o Jovem Silva que já em plena área de um para um é derrubado e o árbitro apontou a marca dos 11 metros.

Nakata de novo chamado a bater, não desperdiçou e colocou o Carapeços a vencer por 2-0 aos 40 minutos.

Na 2ª parte o Carapeços tentou gerir o resultado, e ainda teve algumas meias oportunidades para   dilatar o resultado. Mas o Pereira cresceu e por volta dos 75 minutos obrigou Luís o Redes do Carapeços a fazer uma grande defesa a responder a um bom cabeceamento do jogador do Pereira, evitando o 2-1. O Mister do Carapeços mexeu bem apenas refrescando a equipa trocando um médio e um avançado, e a equipa do Carapeços voltou a estar por cima no jogo. O Pereira subiu as linhas e o avançado recém-entrado Guilherme aparecia com muita facilidade nas costas dos defensores do Pereira.  Nos 15 minutos finais o Carapeços esteve sempre mais perto do 3-0, (onde apareciam desmarcados além do Guilherme Silva e Edgar) que o Pereira perto do 2-1. Foi uma vitória justa do Carapeços.

Mas no futebol jogado por ambas as equipas, pensamos que terão que fazer algo mais, se quiserem subir para um lugar confortável na classificação da 1ª divisão, e muito mais se quiserem lutar pelo título, pois ainda só decorreu um terço do campeonato.

Grimancelos 2-0 Lijó

O Grimancelos continua a fazer valer a sua boa organização. Lembramos que na época anterior o Grimancelos ainda ponderou entrar no Popular, mas optaram por esperar um ano e pensar a melhor forma de entrar no popular. O que todos dizem é que o Grimancelos não tem um plantel de grande quantidade de atletas, mas já em qualidade não há a menor dúvida e os resultado até agora falam por si , e ao que parece todos os atletas   foram escolhidos com muita precisão. No dia em que deixar-nos de ter razão cá estaremos nós a engolir o que dissemos nesta altura o que não nos parece que venha acontecer. O Grimancelos ainda não perdeu qualquer jogo esta época e está ao nível dos melhores do Popular e pode ser que venha dai um tubarão da 1ª divisão na próxima eliminatória para serem dissipadas todas as dúvidas. O Várzea na 2ª divisão, mas com equipa de primeira já o provou ao eliminar o Leões, e este Grimancelos já eliminou o Águas Santas nesta mesma competição não se esqueçam. Neste jogo aquilo que nos resta é dizer que Fruteiro colocou o Grimancelos à passagem dos 25 minutos na frente do marcador 1-0 , e com este resultado se chegou ao intervalo. Decorria o minuto 65 quando Marquinho elevou para 2-0. Foi um jogo muito bem conseguido da parte do Grimancelos com um meio campo muito forte e paciente à espera das melhores oportunidades para romper a bem estruturada defesa do Lijó.

Bastuço S. º João 5-0 Creixomil

O Bastuço S. º João, a fazer crer nos números de golos, não teve dificuldades em eliminar o Creixomil da taça, e pode dar outra motivação à equipa vencedora porque no campeonato estão em zona desconfortável nos lugares de descida de divisão. O Creixomil na 2ª divisão apenas venceu por uma vez no campeonato e soma 4 pontos na classificação da série A. O S. º João partia favorito e goleou o Creixomil.

Aos 20 minutos Pato inaugurou o marcador 1-0. Aos 40 minutos o mesmo Pato bisava e colocava o resultado em 2-0. E aos 45 minutos Marquinho fazia o 3-0 com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte o S.º João dilatou a vantagem aos 53 minutos por intermédio de Afonso e Bruninho fechou a contagem em 5-0 aos 62 minutos.   

Remelhe 1- 0 Oliveira

O Remelhe continua na senda das vitórias e venceu desta vez o Oliveira em jogo da taça por 1-0. O golo que valeu a passagem aos 4 de final foi apontado por Fábio Oliveira á passagem dos 60 minutos. A equipa do Oliveira está a passar por uma crise de vitórias, já o Remelhe não perde desde a 1ª jornada estando por isso a fazer uma boa época.

OBS. Sem incidências não podemos fazer melhor.