Realizou-se no passado domingo, a 5ª Jornada da 2ª divisão da série B, e o Grimancelos teve que se aplicar depois de ir para o intervalo a perder 2-0 com o S. º Mamede. Na 2ª parte deu a volta ao marcador e mantém a liderança 100% vitorioso com 15 pontos. O Várzea voltou à competição despois da folga, e goleou o Cambeses por 5-0 e mante-se a exemplo do líder 100% vitorioso ao manter-se de formas isolado o 2º lugar com 12 pontos.  

Marcaram-se 31 golos nesta 5ª Jornada nesta série. Bisaram nesta jornada Francisco do Várzea, Kaskeira do Cristelo e Hélder do Fragoso. Na nossa lista provisória dos melhores marcadores, da  2ª divisão, Gatão do Sequeade cimentou a liderança com 7 golos, Hélder do Fragoso apanhou Ninja do Creixomil e ocupam o 3º e 4º lugares com  5 golos. O 2º Lugar pertence a Dani do Pedra Furada com 6 golos.

Milhazes 2-2 Paradela (equipa da casa vencia 2-0 aos 85 minutos.  

No campo de Milhazes, verificou-se o único empate desta quinta jornada da série B. A AD Milhazes recebeu o GDR “Os Moinhos” de Paradela. Um jogo em que “Os Moinhos” de Paradela queriam conquistar a segunda vitória consecutiva e o Milhazes procurava a primeira vitória após ter conseguido o primeiro ponto na jornada anterior. Numa primeira parte muito disputada, com poucas ocasiões de golo para as duas equipas, foi a AD Milhazes que teve a melhor oportunidade e podia ter-se adiantado no marcador, mas o guarda-redes do Paradela teve em bom plano e fez uma grande defesa.
Na segunda parte a equipa visitante entrou algo adormecida e o Milhazes aproveitou para, de bola parada, adiantar-se no marcador aos 50 minutos com golo de Daniel Cruz, mais conhecido por Dê. O Paradela tentou reagir mas em contra-ataque sofreu o segundo golo da equipa da casa marcado por Francisco Sobral. A partir daí, a equipa visitante foi em busca do golo para relançar o jogo e tentar alterar o resultado e foi sempre a equipa mais perigosa, conseguindo reduzir já perto do final, aos 85 minutos por intermédio de Filipe num desvio ao primeiro poste após cruzamento da esquerda. Continuou o ascendente da equipa visitante e a equipa da casa começou a tentar quebrar o ritmo de jogo, mas no início do tempo de compensação, de bola parada, na conversão de um canto por intermédio de Filipe, Marcelo fez o golo do empate com uma cabeçada certeira. A partir daí o resultado não sofreu alterações e assim o Paradela continua invicto, contudo conquistou o seu quarto empate a 2 golos em 5 jornadas.

Cristelo 4-2 Baluganense (visitantes marcaram primeiro)  

Após a vitória sobre o GD Fragoso, o GDC Cristelo recebia novamente em casa a equipa adversária. Uma boa entrada do Cristelo como era previsível com três boas ocasiões para inaugurar o marcador e numa delas o remate de Joãozinho proporcionou uma grande defesa do guarda redes do Baluganense que enviou a bola para canto. Numa fase de algum nervosismo por parte do Cristelo a A Baluganense CD aproveitou e marcou o golo inaugural por Fábio, podendo quase logo de seguida marcar o segundo mas o remate saiu ao lado. O GDC Cristelo voltou a criar perigo e num lance de contra-ataque Edu isolou Pedro que na cara do guarda redes adversário não tremeu e fez o empate faltando menos de 10 minutos para o intervalo. Na segunda parte o Cristelo entrou com vontade de resolver cedo o resultado e em menos de 20 minutos fez 3 golos todos de contra-ataque rápido, sendo que Kasqueira bisou aos 51 e 55 minutos de jogo e Ivo fez o 4 a 1 aos 62 minutos. Por volta dos 75 minutos um derrube do guarda-redes Diogo, ao sair da baliza, sobre o avançado do Baluganense que seguia isolado ditou a sua expulsão. Por volta dos 80 minutos, a A Baluganense CD marcou o seu segundo golo fechando as contas da partida com nova vitória para o GDC Cristelo.

Várzea 5-0 Cambeses (ao intervalo 2-2)

A ARC Várzea recebeu a ACDR Cambeses e não teve dificuldades para vencer o jogo. Uma equipa muito forte que dominou a partida e não deixou o Cambeses ter oportunidades flagrantes de golo na primeira parte. Dessa forma, a ARC Várzea consegue chegar ao intervalo a vencer por dois golos marcados por Kadete e Vítor. A segunda parte arranca com quase a oportunidade da ACDR Cambeses reduzir o marcador após o árbitro assinalar grande penalidade mas o jogador do Cambeses, Pikolin, encarregado de marcar o penálti atira por cima da baliza. A Várzea continua a pautar o jogo e facilmente consegue chegar aos golos, com Rui Faria a marcar de canto direto e Kiko a bisar fechando o marcador num seco 5 a 0. Ainda perto do fim do jogo, o Cambeses fica reduzido a dez jogadores após expulsão de Costinha que teve uma entrada duríssima sobre o jogador Boda da ARC Várzea. Quarta vitória da ARC Várzea que continua, a par da ADC Grimancelos, invicta e só com vitórias.

S. Mamede 2-3 Grimancelos (líder tremeu ao ter estado a perder 2-0 ao intervalo)  

No complexo Desportivo da Cova de Enchate, a ADCR Águias de São Mamede recebeu a equipa invicta e totalmente vitoriosa da ADC Grimancelos sobre nevoeiro cerrado, mas que não impedia que o jogo se realizasse. Uma primeira parte muito proveitosa para a equipa da casa que consegue chegar ao primeiro golo por parte de José Santos na passagem do primeiro quarto de hora e sensivelmente 10 minutos depois consegue ampliar a vantagem com golo de Cris. O resultado mantém-se sem alteração apesar de boa oportunidade para a equipa visitante até ao intervalo. A segunda parte começa com mais dinâmica por parte dos jogadores de Grimancelos que encostam a equipa visitada no seu meio campo. As Águias de São Mamede pretendiam manter o resultado defendo o melhor possível, mas aos 55 minutos, Tomás Silva reduz o resultado para 2 a 1. Passando pouco mais de 10 minutos, Hugo Sá empate a partida e deixa os jogadores de São Mamede nervosos, mas decididos a reentrar no jogo para recuperar a vantagem, mas é novamente a equipa visitante a marcar, já perto do final da partida, com um golo de Marco Costa que assim consegue a reviravolta do marcador que não se alterará até ao apito final. Quinta vitória da ADC Grimancelos que continua vitoriosa e no primeiro lugar da tabela. Derrota e sobretudo perda de pontos frustrante para a equipa da ADCR Águias de São Mamede que continua no último lugar da tabela classificativa da série B.

Fonte Coberta 3-1 Chorente (Matos ainda fez tremer os da casa ao reduzir para 2-1)  

No campo de Fonte Coberta, a equipa da casa que vinha de uma derrota na jornada anterior recebeu a equipa da AD Chorente que tinha vencido na semana passada. Num jogo bem disputado, a ADRC de Fonte Coberta entrou mais confiante e soube aproveitar as oportunidades e conseguiu dois golos a meia da primeira parte com Hugo Loureiro e Ruben Campos a faturar. A equipa visitada chegava ao intervalo com vantagem justa no marcador. A segunda parte começa da mesma forma, mas é a equipa visitante que chega ao golo por parte do possante avançado Carlos Anselmo aos 55 minutos. No decorrer do resto da partida, o jogo teve alguns lances interessantes e foi Matos que marcou o único golo da segunda parte, o golo da tranquilidade para a Fonte Coberta que voltara assim às vitórias caseiras.

Fragoso 5-2 Silva (ao intervalo 2-2)

No campo 13 de Maio, o GD Fragoso recebeu a equipa do ND da Silva no seu relvado sintético. O GD Fragoso tentava conseguir a primeira vitória no seu novo recinto depois de ter um empate e uma derrota em casa. O jogo foi bem disputado mas a sorte sorriu à equipa caseira que consegue marcar dois golos apontados pelo defesa Eduardo e o avançado, habituados aos golos, Hélder Freitas. Uma boa vantagem para o GD Fragoso pensar em continuar o jogo da mesma forma. No entanto, o ND da Silva entrou para a segunda parte com enorme vontade de lutar pelo resultado e consegue chegar ao empate com golos de João Gomes e Carlinhos quando ainda faltava praticamente 20 minutos de jogo. O jogo apresenta-se difícil nessa altura para os dois lados mas as substituições do Mister Querubim Areias do GD Fragoso deram frutos e a sua equipa torna-se mais perigosa na área do ND da Silva. Aos 85 minutos é assinalado grande penalidade a castigar uma carga sobre o avançado Hélder. Para marcar, é o jogador Diogo Oliveira “Minhoca” recém-entrado na partida que se coloca na marca dos 11 metros mas remata para defesa instintiva do guarda-redes da equipa visitante para desespero dos adeptos da casa. É praticamente nos descontos, quando todos pensavam que o resultado iria ser o empate a duas bolas, que a equipa do GD Fragoso consegue chegar à vantagem e a vitória com 3 golos em pouco mais de 5 minutos, com golo de Minhoca dentro da grande área, Hélder de penálti e João Pedro de fora da área. Um resultado muito dilatado, 5 a 2, para um jogo que esteve mais perto do empate mas que premeia a vontade de vencer dos jogadores do GD Fragoso. Os jogadores do ND da Silva saíram de Fragoso com uma derrota pesada mas que não reflete o bom trabalho que fizeram ao longo dos 90 minutos.

Filipe Neiva