Marcaram-se 21 golos nesta 5ª jornada, e a proeza vai para Zé Carlos do Leocadenses autor de uma manita (5 golos) e o catapultou para a liderança dos melhores marcadores. Bisaram ainda Reko do Leocadenses com 2 cantos diretos, Daniel Guedes do S. º Martinho, e João Lopes do Negreiros.  

Na nossa lista provisória dos melhores marcadores  Zé Carlos é agora o novo líder com 7 golos, Reko do Leocadenses apanhou Rivaldo dos Leões no 2º Lugar e somam ambos 5 golos.

Se o melhor ataque já pertencia ao Leocadenses com mais 8 golos  nesta jornada passou a somar 21. Sem perder após realizada  a 5ª jornada estão 4 clubes que ocupam os primeiros 4 lugares, Leocadenses, Leões da Serra, Águas Santas, e Perelhal. Sem vencer apenas está o Pereira. Na zona de despromoção estão Negreiros, Sº Martinho, Bastuço S. João e Pereira.

Leocadenses 8-0 Palme (Deu para manita e cantos diretos)

Foi uma goleada à antiga que faz com que os pupilos de André Silva andem à procura da justificação para tamanho descalabro. A ausência Monteiro, o verdadeiro impulsionador da equipa não pode ser a única razão. Há dias assim em que tudo corre mal e dias em que corre tudo bem para a equipa adversária neste caso o Leocadenses que também não é todos os jogos em que se marcam dois golos de canto direto e um jogador marcar 5 golos á sua conta pessoal. Mais ainda com mais um pouco de azar para o Palme até podia chegar a uma dúzia, pois oportunidades não faltaram para engordar ainda mais a goleada.

Passamos ao filme perfeito para o Leocadenses e o terror para o Palme. Aos 7 minutos Zé Carlos abria o marcador 1-0. Aos 15 minutos foi Diogo Cunha (Hulk) a elevar para 2-0. Aos 30 Minutos Reko eleva para 3-0 de canto direto. Claúdio manteve a postura de se posicionar no centro da baliza e leva o 4-0 a papel químico pelo mesmo Reko aos 43minutos. Resultado ao intervalo. Lembramos que o Palme neste período da 1ª parte teve duas boas oportunidades de golo que Rafa defendeu, um golo que poderia dar outra motivação aos pupilos de André Silva.

Veio a 2ª parte e o jogo parecia estar mais morno até que começa o festival de Zé Carlos! Aos 60 minutos Zé Carlos eleva para 5-0, aos 70 o mesmo faz o 6-0, o mesmo jogador fez o 6-0 aos 85 e 90 o 7-0 e 8-0.  

Neste jogo Zé Carlos destacou-se ao marcar 5 golos, e faz dele o novo líder dos melhores marcadores com 7 golos. Reko fez dois golos de canto direto e fez ainda três assistências para golo. Coutada não marcou, mas fez também duas assistências para golo. E Hulk que também molhou a sopa.

Foram 8 como podiam ter sido 12, mas o Leocadenses somou apenas 3 pontos, e ao aproveitar o empate entre o Perelhal e leões da Serra que terminou 1-1 aproveitou para se isolar no comando da classificação com 15 pontos, os máximos possíveis. O Palme apesar da derrota está no 8º Lugar com 6 pontos, com os mesmos pontos do 6º Carvalhal.        

Perelhal 1-1 Leões da Serra (André evita derrota dos Leões nos descontos)

Mesmo que indiretamente, o Leocadenses também jogava de olhos postos neste jogo, pois este embate entre candidatos os poderia beneficiar em termos classificativos e foi o que veio acontecer, pois um empate entre estes dois, fez com que o Leocadenses fugisse a ambos ao mesmo tempo no topo da classificação.

O jogo em Perelhal começou com uma entrada forte da equipa da casa nos 15 minutos iniciais com várias aproximações à área do Leões da Serra, sem que criassem grandes oportunidades de golo.  A partir dos 15 minutos os Leões passaram a ter o controlo do jogo fazendo um jogo de posse e o Perelhal mostrando alguma dificuldade em impor o seu jogo. Ao intervalo o 0-0 acabava por ser justo, uma vez que não houve praticamente oportunidades de golo.

 A segunda parte começou praticamente com o golo do Perelhal num livre lateral, o jogador do Perelhal Daniel Coelho apareceu ao segundo poste a fazer o golo e a inaugurar o marcador, estavam decorridos 56 minutos. A partir daí assistiu-se a um domínio completo do Leões da Serra encostando o Perelhal à sua grande área e criando várias ocasiões de golo, criadas sobretudo por intermédio de Rivaldo e Kikas, jogadores que causaram muitos problemas à linha defensiva do Perelhal. O golo do Leões acaba por surgir no último minuto através de uma grande penalidade cometida sobre Rivaldo e convertida por André. O empate ajusta-se, mas haver um vencedor seria os Leões nomeadamente pela boa 2ª parte que fizeram. Em termos de classificação ambos perderam terreno para o Líder Leocadenses. O Leões perderam os primeiros pontos e mantém o 2º lugar com 12 pontos, a 2 do Líder Leocadenses, única equipa só com vitórias.

O Perelhal somou o 3º empate em 3 jogos e soma 9 pontos no 4º lugar.  

Bastuço S. João 0-1 Carapeços (penalti aos 80 dá 1ª Vitória)   

O Carapeços conseguiu a 1ª vitória da época na sua deslocação a Bastuço Sº João.

Ao que conseguimos apurar o Carapeços fez uma boa primeira parte e criou algumas jogadas de perigo, mas a bem escalonada defesa do Sº João não deu chances ao Carapeços em chegar à vantagem. Na 2ª parte o jogo esteve mais equilibrado, e foi num lance em que o Redes de Carapeços foi apanhado um pouco adiantado e o avançado da equipa da casa tenta o chapéu, e foi já na linha de golo que surgiu o defesa central Cunha de cabeça a evitar o golo que daria a vantagem para o Sº João.

Decorria o minuto 80 quando Samuel do Carapeços é derrubado na área e Marco de penalti marcou o único golo da partida. O Carapeços venceu pala 1ª vez nesta época, fora ainda não perdeu nos 3 jogos do campeonato e um da taça, e posicionou-se pela 1ª vez fora da linha de água com 5 pontos, no 10º lugar. O Bastuço Sº João somou a 4ª derrota consecutiva e está no 13º lugar com 3 pontos.    

S. Martinho 3-1 Carvalhal (Daniel Bisou nos primeiros 3 pontos)

O S. Martinho conseguiu os primeiros pontos do campeonato na receção ao Carvalhal

Foi um jogo em que o Carvalhal estava a ter mais caudal ofensivo, mas o J.S.º Martinho na primeira vez que vai a baliza aos 20 minutos chega à vantagem por intermédio de Estevão. O Carvalhal foi à procura do empate e conseguiu-o à passagem dos 30 minutos através de um autogolo. Com este resultado 1-1 se chegou ao intervalo com o Carvalhal por cima.

No início da 2ª parte à passagem dos 55 minutos Daniel Guedes volta a colocar o S. Martinho em vantagem 2-1. O Carvalhal em desvantagem apostou tudo com muito jogadores na área adversária e em contra gole o S. Martinho sentenciou o jogo de novo por intermédio de Daniel Guedes que bisou e sentenciou a partida.  Foi uma vitória justa da equipa que acreditou e lutou mais pela vitória. Com esta vitória o S. Martinho ainda não saiu da zona de perigo, encontra-se no 12º Lugar com 3 pontos. Os mesmos do Bastuço S. João. O Carvalhal desceu de 5º para 6º lugar com 6 pontos, mas tem o Oliveira no 9º Lugar com os mesmos pontos.    

Oliveira 0-1 Águas Santas (penalti aos 70 deu os 3 pontos)

O Águas Santas está a fazer um dos melhores arranques de temporada dos últimos tempos, ainda não perdeu para o campeonato. A única derrota aconteceu no jogo da taça perante um surpreendente, há que o dizer, Grimancelos. Desta vez deslocou-se a Oliveira equipa que se encontrava no meio da tabela, e saiu de lá com os 3 pontos. O golo da vitória foi apontado aos 70 minutos por intermédio de Hélder, o mesmo que foi derrubado pelas redes do Pereira. Foi uma primeira parte bem disputada, onde os pupilos de Carlos Gaiteiro estiveram sempre muito disciplinados taticamente. O Oliveira tentou sempre fazer através de bolas bombeadas para a área, mas em termos gerais foi um jogo com poucas oportunidades de golo, mas muita intensidade nas disputas de bola.

Com esta vitória o Águas Santas aproveitou o empate do Perelhal e isolou-se no 3º lugar com 11 pontos. O Oliveira com 3 derrotas consecutivas caiu para o 9º lugar, mas com os mesmos 6 pontos do 6º Carvalhal.  

Negreiros 3-1 Pereira (Lopes bisou na 1ª vitória)

O Negreiros conseguiu a 1ª vitória no campeonato ao vencer o Pereira por 3-1. Foi um jogo muito competitivo, onde o Negreiros abre o jogo praticamente a ganhar com o golo da vantagem acontecer aos 6 minutos. O Negreiros foi superior na 1ª parte já que além do golo ainda enviou 3 bolas ao ferro da baliza adversária. O Pereira veio com outra disposição na 2ª parte equilibrou o jogo, mas foi o Negreiros a ampliar a vantagem por intermédio de Lopes aos 55 minutos 2-0. O Pereira continuou a acreditar e reduziu para 2-1 aos 80 minutos. Este golo fez tremer o Negreiros e pairou o fantasma dos últimos jogos do Negreiros em que por norma vacilava nos minutos finas, mas desta vez Pinto, marcou o 3-1 aos 87 minutos selando a 1ª vitória.

Com esta vitória o Negreiros passou a somar 4 pontos, mas ainda se encontra abaixo da linha de água no 11º Lugar. O Pereira sem vencer neste campeonato passou a ocupar o último lugar com 2 pontos.

Remelhe 1-0 Macieira (Golo de Tomás valeu 3 pontos)

O Remelhe recebeu e venceu o Macieira por 1-0. O golo que valeu os 3 pontos foi apontado no decorrer da 2ª perta à passagem dos 82 minutos por intermédio de Tomás.

Apesar dos esforços não nos foi possível recolher as incidências desta partida. Pelo que apenas nos gerimos pelo resultado e na classificação o Remelhe passa o Macieira e de 9º passa para 5º lugar isolado com 8 pontos. O Macieira apesar da derrota ainda se mantem no 7º lugar com os mesmos 6 pontos do Carvalhal que segue em 6º lugar.