Deu-se no passado domingo o pontapé de saída das provas da AFPB com a realização da 1ª eliminatória da Taça Cidade de Barcelos. Eram 8 os jogos a realizar, sendo que o Milhazes x Grimancelos será jogado na próxima quinta feira (feriado) pelas 17 horas. Há ainda a registar que a partida entre o Águias de S. Mamede x Santa Eugénia não chegou ao fim, sendo  interrompido pelo juiz da partida por alegar falta de segurança, quando se jogava o minuto 89 com o resultado a registar um empate 1-1.

Dos 6 restantes encontros, só 3 se encontrou o vencedor no tempo regulamentar. O Silva bateu o Silveiros por 3-0 com 2-0 ao intervalo. O Fragoso foi vencer na casa do Carvalhas por 2-0. E o Feitos venceu em casa o Cossourado por 2-0 com 1-0 ao intervalo.

O Paradela venceu na casa do Necessidades por 4-0 no prolongamento.

O Cambeses recebeu e venceu o Chorente por 1-0 no prolongamento.

E por fim o Aborim foi vencer o Baluganense nas grandes penalidades por 4-3, no fim do tempo regulamentar registava-se um empate 2-2.  

Assistimos ao jogo Silva 3-0 Silveiros, jogo realizado em S. Salvador do Campo. O Silva entrou mais forte a jogar bem, com jogadas rápidas pelos flancos, criou algum perigo, mas não conseguiu abrir o marcador. À passagem dos 20 minutos o Silveiros conseguiu sacudir a pressão e já equilibrou um pouco o jogo, mas foi à passagem dos 30 minutos que o Silva inaugurou o marcador, com uma jogada pelo centro a entrar na grande área, a defesa visitante alivia o esférico, e em ressalto sobra para Marco que desferiu um remate indefensável para fazer o 1-0. Aos 40 minutos numa disputa de uma bola aérea o juiz da partida achou que o defesa fez carga sobre o avançado do Silva, e Adélio na marca dos 11 metros não perdoou ao dilatar a vantagem para 2-0.

O Silveiros tentou na segunda parte alterar o rumo dos acontecimentos, com a entrada de jogadores jovens e de técnica bem apurada, mas o coletivo não funcionou como devia e gorava-se as tentativas de chegar com êxito à baliza adversária. O Silva era sempre perigoso e por volta dos 75 minutos o avançado João Paulo que tinha sofrido o penalty na 1ª Parte, numa jogada individual pela esquerda de fora para dentro driblou um adversário e com uma trivela fez um golo de lhe tirar chapéu, selando assim a vitória por 3-0. João Paulo que foi na nossa opinião o melhor jogador em campo.

As equipas que seguem para a 2ª eliminatória realizar a 5 de novembro de 2023 vão ter como adversários. O Silva vai receber o Carapeços. O Fragoso desloca-se ao Várzea, o Aborim desloca-se ao Lijó, o Cambeses desloca-se ao GDR Campo, o Paradela desloca-se ao Pereira.

O Creixomil aguarda o desfecho do inquérito Águias x S. Eugénia para saber quem vai defrontar. O Águas Santas aguarda pelo seu adversário que vai sair do jogo Milhazes x Grimancelos a realizar na próxima quarta feira.