1ª Jornada da Série A da 2ª Divisão
Foi no campo Joaquim Faria do GDR “Os Estrelas” de São Pedro que os adeptos da casa puderam festejar a maior goleada do fim-de-semana, de todas as divisões do campeonato da AFPB, no jogo frente a equipa da ADCR Silveiros. Uma primeira parte praticamente equilibrada acaba com o marcador a apontar empate a um golo, com golos de Armindo logo no início da partida e de Hugo Silva aos 39 minutos a empatar. Mas a segunda parte foi de sentido único, onde o Estrelas aproveitou as oportunidades para chegar ao terceiro golo antes do Hugo Silva bisar (ou auto-golo). “Os Estrelas” aproveitam o balanceamento ofensivo do Silveiros que procurava o empate para aumentar a vantagem e Flávio Martins sentenciou o jogo com o sexto e último golo da partida. Silveiros soma a segunda derrota nas competições da AFPB, “Os Estrelas” destacam-se na classificação com os quatro golos de diferença.
O Grupo Desportivo de Feitos recebeu a equipa recém-chegada do Necessidades Futebol Clube e não teve problemas em mostrar a sua experiência para vencer o jogo. Uma primeira parte ligeiramente dividida, mas sempre com maior perigo para a baliza da nova equipa do campeonato, e o golo surge nos momentos finais pelo Rafael Alexandre. No início da segunda parte, o veterano da casa André Silva marca o segundo. A seguir o Necessidade FC vê-se a jogar sem um jogador por expulsão e sofre mais dois golos. Novamente o André Silva em destaque e o Miguel Ribeiro a fechar o marcador nos 4 a 0.
No relvado sintético recém colocado do Lijó, realizou-se o segundo jogo da segunda divisão em sintético (o jogo Fragoso-Paradela é o outro jogo em sintético) onde a equipa caseira mostrou aos adeptos que tem de aproveitar a experiência de treinar em relvado sintético para ser superior ao adversário. Um jogo com praticamente sentido único onde o Creixomil teve algumas dificuldades em parar a equipa da casa. O resultado ao intervalo apresentava a maior capacidade do Lijó com dois golos praticamente de rajada de Dany e Pedro Lima e o terceiro apontado por José Gomes. A segunda parte equilibrou-se e antes do apito final, o jovem Tiago Silva marcou o golo de honra da equipa visitante.
ARC Cossourado recebeu ND “Aguias do Neiva” e venceu num jogo bastante frenético nos últimos minutos frente a uma das equipas que mais pontuou na época passada e possivelmente favorita a subida. Com um jogo bem disputado, o n.º 9 do Cossourado Toninho inaugura o marcador após conversão do castigo máximo, uma falta muito discutida obviamente pela equipa visitante. Na segunda parte, praticamente sempre debaixo de chuva, a decisão do encontro só acontece nos descontos com golo de Zé após canto aos 92 e Sílvio Cruz, que tinha provocado o penalti na primeira parte, reduz aos 95.
ARC Sequeade recebeu o GDR Campo e superiorizou-se para levar de vencido o jogo. Um golo solitário aos 40 minutos do novo jogador do Sequeade Alex Júnior foi suficiente para vencer e ficar com os 3 pontos da partida.
No último jogo que apresentamos, o único empate da série A da 2ª divisão. O jogo realizado no campo de jogos de Pedra Furada entre o GD Pedra Furada e o ND Santa Eugénia, debaixo de chuva, teve mais pendor ofensivo da equipa visitante. A intenção do ND Santa Eugénia era clara, chegar a vantagem o mais rápido possível e assim aconteceu com o golo de França nos minutos iniciais da partida. Numa primeira parte bem disputada com algumas oportunidades de golo, mas a falta de finalização ditou o resultado ao intervalo prevalecendo o golo madrugador da equipa visitante. Na segunda parte, as equipas equilibraram-se e o Pedra Furada consegue chegar ao empate por Daniel Esteves de apenas 20 anos. Até ao fim, nada mais aconteceu e assim se registou o único empate desta série.
Filipe Neiva