2ª Divisão – Serie B 1ª Jornada

 

Grimancelos, equipa recém-chegada ao campeonato da AFPB, vence novamente em jogos oficiais fora de casa. Desta vez, o ADC Grimancelos foi ao renovado campo do GDR Campo vencer sem contestação o Núcleo Desportivo da Silva com dois golos e mais uma vez sem sofrer golos. Os golos acabaram por acontecer já nos últimos minutos do jogo ditando a vitória talvez mais inesperada da jornada.

O Carvalhas jogou novamente em casa e desta vez não vacilou. Depois da derrota caseira na 1ª eliminatória da Taça de Barcelos e com memória da pesada derrota contra o Chorente em 2019, a equipa do FC Carvalhas entrou com muita garra e com objetivo bem definido. Dicas foi o jogador mais feliz do jogo marcando dois golos e Sousa também marcou e com isto o Carvalhas FC fica na 1ª posição da classificação, 3 golos e nenhum sofridos.

O jogo no campo da Cova de Enchate em Vilar do Monte opondo o ADCR Águias de São Mamede ao ARC Várzea começou a dar ideia que seria uma goleada pesada para a equipa da casa tal foi a capacidade ofensiva do Várzea que chegou a estar a vencer por três golos sem resposta a meia hora do jogo. No entanto o São Mamede não desistiu e com golo de Mano foi para o intervalo com esperança de voltar à luta e dar a volta ao resultado. Vilas Boas, jovem avançado da equipa da casa, marcou o segundo da sua equipa dando ainda mais motivação para chegarem ao empate. Mas a partir daí o resultado não se alterou, premiando a entrada forte do Várzea.

Fonte Coberta recebeu o Milhazes e não teve vida fácil. Duas equipas determinadas a fazer um bom jogo e vencer, mas nem sempre isso foi possível e refletiu-se no campo com um jogo mais complicado. Tozé abre o marcador de penalti mas a vitória só chega nos últimos minutos com golo de Jordan. O Milhazes lutou com as armas que tem chegando ao empate na primeira parte pelo jovem médio Branquinho. A vitória sorriu a equipa caseira ao minuto 85, fazendo com que o Fonte Coberta partilha o primeiro lugar da classificação com Várzea, Grimancelos e Carvalhas.

Primeiro empate do dia, O ACDR Cambeses recebeu o A Baluganense CD no seu campo, alteração solicitada pela direção do Baluganense devido aos estragos causados pelas chuvadas da passada sexta-feira e que impossibilitariam a utilização do campo para a primeira jornada. Baluganense apresenta-se com uma equipa bastante mista entre juventude e experiência, tendo talvez o jogador mais jovem a estrear-se na história da AFPB, Marino entrou em campo com 15 anos. Assistiu-se a um bom jogo de futebol com momentos interessantes na primeira parte que acaba com o golo de Silva a dar vantagem antes do intervalo ao ABCD. Na segunda parte, a equipa da casa carregou e conseguiu dar a volta ao resultado com golos de Eduardo e Pikolin. Faltam 15 minutos para o fim da partida e para o Baluganense tentar pelo menos o empate. Assim foi e conseguiu com um golo de livre muito bem marcado pelo Tiaguinho que poderia ter tido mais sorte na cobrança de outro livre no último minuto da partida mas a bola foi bater estrondosamente na barra.

No último jogo desta crónica, o Grupo Desportivo de Fragoso recebeu o GDR “Os Moinhos” de Paradela, sendo o confronto entre as duas únicas equipas da Série B com relvado sintético. E com um tempo ligeiramente chuvoso, relvado sintético novo, a bola rola com muito mais velocidade do que num pelado. As duas equipas encontravam-se pela nona vez na história e queriam vencer o jogo, daí ter sido um jogo bem disputado de parte a parte, com alguns momentos de bom futebol e outros menos conseguidos. A primeira parte fica marcada pelo golo de Hélder do GDF num lance trabalhado no meio campo com passe a desmarcar o avançado fragosenses que rematou junto ao poste. Na segunda parte, o jogo continua com a mesma intensidade e o Paradela chega ao empate de penalti, falta a castigar o central do GDF que terá derrubado o Filipe, avançado do Paradela. O mesmo assegura-se de cobrar o penalti e não falha. O Paradela consegue adiantar-se no marcador graças a um auto-golo do capitão Duarte. A partir daí o GD Fragoso carrega com intenção de empatar o jogo, forçando a equipa do Paradela a recuar e jogar no contra-ataque. Com insistência, Hélder bisa na partida, já nos descontos, numa jogada dentro da pequena área dando o empate a sua equipa.

Filipe  Neiva