Realizou-se no passado domingo a 1ª Jornada do Popular de Barcelos.Na primeira divisão, e dado o nome das equipas na maior parte delas com alguns pergaminhos, previa-se equilíbrio neste campeonato jogado com 14 equipas, e bastou a 1ª jornada para se notar essa previsão.

Em termos gerais, e face ao que vimos no final da época passada, vimos o Perelhal vencedor da taça e vencedor da Supertaça não ir além de um empate sem golos na sua casa com a equipa do Águas Santas. Vimos o Leocadenses campeão a ir vencer fora o Remelhe por um conclusivo 3-0. Vimos o Carapeços finalista da taça ir empatar ao vice-Campeão Negreiros por 2-2.

Os resultados desta jornada foram na generalidade equilibrados com a exceção do jogo Remelhe 0-3 Leocadenses, e fez com que este jogo decidisse o 1º e último classificado após esta 1ª jornada por se tratar da equipa com melhor ataque, verso pior defesa! O nosso site não colocou as equipas nessa ordem por se tratar da forma automática do sistema. Para a história fica os marcadores dos golos. Hulk abriu o ativo em Remelhe aos 27 minutos, 0-1. Aos 45 Zé Carlos elevou para 0-2 resultado com que se chegou ao intervalo. E aos 65 minutos Reko carimbou o resultado final ao apontar o 0-3.

Mas será que o resultado traduz o que se passou em campo? Não terá sido um resultado enganador este resultado expressivo? Ao que conseguimos apurar o Leocadenses entrou melhor, foi mais eficaz, e chegou ao 2-0. Depois da preciosa vantagem de 2-0 e já na 2ª parte, o Leocadenses recuou as linhas e nesse período o Remelhe instalou-se no meio campo adversário e criou algumas jogadas de perigo, o suficiente para merecer reduzir para 1-2. Não o conseguiu e ao sofrer o 0-3, aí sim, foi a machadada final nas aspirações do Remelhe, quebrando por completo a motivação dos jogadores em discutir o resultado.   

O jogo que nos parece ter sido o melhor da jornada, foi o Negreiros 2-2 Carapeços, por ter sido um jogo de parada e resposta com golos e incerteza do resultado final até ao fim. O hino ao futebol foi o momento em que em 8 minutos se marcaram 3 golos. Entre os 20 e os 28 minutos.

Jason inaugurou o marcador aos 20 minutos 1-0. Jorge Gomes empata 1-1 aos 25 minutos, e o mesmo Jason bisou aos 28 minutos colocando o resultado 2-1 com que se chegou ao intervalo. O golo quer deu o empate ao Carapeços foi já no decorrer da 2ª parte decorria o minuto 65. Foi seu autor Araújo.

Sem incidências desta partida, pela margem mínima (1-0) o Leões da Serra venceu o Macieira. O Golo que deu a vitória foi apontado por Rivaldo aos 65 minutos.    

O Oliveira foi vencer o S. Martinho por 2-0. Os golos aconteceram já muito perto do final da partida. Rafael Ferreira inaugurou o marcador aos 80 minutos, e já no cair do pano (90 m) Ferraz carimbou a vitória por 2-0 para o Oliveira.  

A 4ª Vitória nesta 1ª Jornada pertenceu ao Bastuço Sº João perante o Palme por 2-0 resultado feito na 1ª parte. Júnio Monteiro abriu o marcador com um golaço de livre do meio campo aos 25 minutos, e Bruno Barbosa dilatou o resultado para 2-0 aos 40 minutos. Lembramos que a equipa da casa desperdiçou duas grandes penalidades. Uma com o resultado 1-0 na 1ª parte e outra no decorrer da 2ª parte com o resultado em 2-0.  

Falta referir os empates entre o Perelhal e Águas Santas 0-0, e do Pereira Carvalhal 0-0, partidas que não temos quaisquer incidências, nem golos assinalar.

Para terminar face a estes resultados não podemos embandeirar em arco as vitórias nem valorizar muito as derrotas. Grão a grão enche a galinha o papo. Há quem diga que o primeiro milho é para dos pardais! Tal como avaliar a qualidade de um jogador não é num jogo nem dois que se faz a sua avalização. Vamos esperar pelo menos até à 7ª jornada para avaliar o que nos parece ser o verdadeiro valor das equipas, para saber os mais candidatos a ser campeão e os mais candidatos a descer de divisão; São 4!