Terminou a 1ª volta e com todos os clubes com o mesmo número de jogos, com a exceção de 4 clubes que tem um jogo em atraso, mas que não interferem com os primeiros 5 classificados, chegamos à conclusão que se o campeonato tivesse terminado o Perelhal e o Macieira passavam diretos à fase de apuramento para o campeão, e Águas Santas e Leões da Serra, fariam parte da 1ª divisão da próxima época. Nesta série o 3º classificado Leões da Serra ao ser o pior dos 3ºs lugares não passaria à fase seguinte para o apuramento do campeão. Soma 21 pontos. Nas series A e C os 3º classificados somam 26 e 27 pontos, Os Leões com menos um jogo só poderia fazer no máximo 24 pontos (atenção que no final do campeonato, a diferença dobra, o que quer dizer que tem que haver uma diferença superior a 6 pontos! Entre as séries A e C para a B! Porque acabam por beneficiar porque tem mais 2 jogos! Atualmente só há a diferença de um jogo! Da mesma forma acontece com o 5º classificado! O Cristelo soma atualmente 17 Pontos e poderia fazer no máximo 20 pontos. Os 5º classificados das series A e C somam 22 e 26 pontos! E o Cristelo não faria parte da 1ª divisão da próxima época.

Contas feitas Perelhal e Macieira disputariam a fase de apuramento do campeão e Águas Santas e Leões da Serra juntavam-se ao Perelhal e Macieira para fazer parte da 1ª Divisão da próxima época. 

Não foi surpresa o Líder Perelhal ir vencer a casa de OS Estrelas. Surpresa apenas será a diferença pelo tão desnivelado resultado de 5-1: Foi um jogo em que cedo o Perelhal se adiantou no marcador e dominou até chegar ao resultado final. O Perelhal é líder com 31 pontos soma apenas 1 empate em 11 jogos disputados. E é a única equipa invicta do Popular! Sim O Macieira também ainda não perdeu para o campeonato, mas perdeu ao ser eliminado da taça na 1ª eliminatória. O Perelhal estava na fase seguinte para o apuramento do campeão. Os Estrelas ficariam na 2ª divisão. Somam 14 pontos no 7º Lugar. O Lugar da 1ª divisão está nos 22 pontos.

O Águas Santas aproveitou a 2ª Folga dos Leões ao ir vencer a Cambeses por 2-0, ultrapassou os Leões e chegou ao 3º lugar com 22 pontos. Um 3º lugar que daria apenas acesso a participar na 1ª divisão da próxima época, porque é atualmente o pior 3º classificado das 3 series, os 22 pontos que no máximo lhe dariam 25 por ter menos um jogo, seriam inferiores aos 26 e 27 dos 3ºs classificados da series A e C. O Cambeses somou a sua 10ª derrota em 11 jogos e ainda não venceu esta época para o campeonato.

O Macieira juntamente com o Perelhal ainda não perderam neste campeonato, nesta jornada foram vencer o Núcleo da Silva por 2-0, um adversário que vinha de uma boa serie de bons resultados. Macieira juntamente com o Perelhal são as equipas mais regulares esta época, são na nossa opinião as mais fortes candidatas ao título. O Macieira cimentou o 2º lugar com 25 pontos, e passaria à fase seguinte para o apuramento do campeão. O Núcleo desperdiçou uma grande oportunidade de se aproximar dos lugares de acesso à 1ª divisão da próxima época, soma 17 pontos no 6º lugar com os mesmos pontos do Cristelo, mas insuficientes para ficar na divisão maior.  

O Cristelo com os Leões na mira dado que estes folgaram duas jornadas consecutivas, olharam para a classificação e perceberam que daí poderia tirar proveito e foram vencer o Cossourado com o golo da vitória 1-2 a ser apontado de grande penalidade mesmo no final da partida. O Cristelo com esta vitória igualou o Núcleo da Silva com 17 pontos, mas ainda insuficientes para estar num lugar que lhe desse acesso á primeira divisão os 17 pontos do 5º lugar são inferiores aos 22 do Fonte Coberta da serie A, e dos 26 pontos do S. João, tem menos um jogo mas no máximo poderia somar 20 pontos. O Cossourado está a fazer um campeonato menos bom esta época, e o seu 10º lugar com 8 pontos e menos um jogo em atraso não lhe dá muitas esperanças de recuperar um lugar de 1ª divisão da próxima época.

Por fim analisamos a vitória do Fragoso perante a equipa do Carvalhas Pena bisou e colocou os lobos novamente na senda das vitórias. O Fragoso ocupa o 9º Lugar com 11 pontos, o lugar da 1ª divisão está cifrado nos 22 pontos. O Carvalhas está ainda pior, só venceu na 1ª jornada e encontra-se no penúltimo lugar com apenas 4 pontos.       

Todos os resultados e marcadores da serie B

Estrelas 1(Tiago Cardoso)-5 Perelhal (Chora 2, Adélio, Leandro e Chico) 

Cambeses 0-2 Águas Santas (Manhiça e Hélder)  

Fragoso 3 (Pena 2, Ervilha) -1 Carvalhas (Simoca)

Silva 0-2 Macieira (Afonso e Nuno Novais)

Cossourado 1 (Toninho) -2 Cristelo (André Tiago)