Realizou-se no passado Domingo a 12 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. Na série B o Perelhal é de longe a equipa mais regular deste campeonato, somou a sua 9ª Vitória (7ª consecutiva) em 10 jogos, e contabiliza 1 empate. Está invicto tal como o Macieira desta mesma série, precisamente a equipa que lhe impôs o empate em casa 2-2! Desta vez venceu em casa o Cambeses por 4-1, depois de ver o seu adversário chegar ao empate 1-1 de grande penalidade: Os 6 pontos de vantagem sobre o Macieira 2º, dá-lhe uma almofada confortável para estar na fase seguinte. O Cambeses só somou 1 ponto neste campeonato e está no último lugar.

Foi uma cabazada de 8-0 em época Natalícia que o Macieira goleou a equipa do Cossourado. Todos sabemos o potencial da equipa do Macieira, mas esta diferença não espelha a diferença de qualidade entre ambas as equipas. Foi um dia muito mau para a equipa do Vale do Neiva. O Macieira está invicto neste campeonato, tal como o Perelhal da mesma série, e o Remelhe da série A. Macieira que com esta vitória ultrapassou os Leões da Serra e passou a ocupar o 2º lugar com 22 pontos. O Cossourado está no 10º Lugar com 8 pontos.

O Águas Santas recebeu e venceu a equipa do Fragoso por 3-2. Aos 12 minutos a equipa do Fragoso vencia por 2-0. E daí em diante o Águas Santas jogou com menos um por expulsão do seu guarda-redes. Apesar da equipa da casa jogar em inferioridade numérica, conseguiu dar a volta ao resultado e vencer por 3-2. Com esta vitória o Águas deu um passo importante ao consolidar o 4º Lugar com 19 pontos. O Fragoso mantém o 9º Lugar com 8 pontos e longe de poder alcançar o principal objetivo (Primeiros cinco classificados).

O Núcleo da Silva mudou de treinador mas mantém os seus objetivos. Para isso foi vencer o Carvalhas por 2-1, e esteve a vencer por 2-0. A equipa agora treinada por Adelino Costa descolou dos Estrelas que folgou, e está agora isolada no 5º Lugar com 17 pontos. Um lugar que pode dar acesso à 1ª divisão, escrutínio a fazer no final de todos os jogos realizados.  O Carvalhas está no 11º Lugar com 4 pontos fora da luta dos 5 primeiros lugares.  

O Cristelo recebeu e venceu o Sequeade por 4-1 e volta a sonhar em entrar na luta pelos cinco primeiros lugares. Está no 7º Lugar com 14 pontos, a 3 do 5º lugar ocupado pelo Núcleo da Silva.

O Sequeade manteve o 8º lugar com os seus 12 pontos e terá que fazer mais para poder entrar na luta dos primeiros cinco classificados.

Nota final. Tal como nas outras séries o novo ano não trouxe nada de novo, com os mesmos candidatos aos principais objetivos. Do 1º ao 5º classificado ainda podem aspirar em chegar à fase seguinte, para chegar aos primeiros 5 classificados o leque alaga-se a mais 3 equipas! Cristelo, Sequeade e Estrelas. 

Foram apontados 73 golos nesta 12ª Jornada sendo que 26 foram marcados nesta série onde apenas foram realizados 5 jogos!

Na lista dos melhores marcadores Hélder do Águas Santas com o seu golo marcado, surge legível com 8 golos na lista dos melhores marcadores, mas ainda longe do líder Gaio com 13 golos. Já Nuno Sousa do Macieira com o Hat-Trick chegou ao 4º lugar com 9 golos. Bisaram nesta jornada, Kiko do Perelhal, João Gomes do Silva , e Kaskeira do Cristelo, mas todos eles sem fazer parte do TOP 10.      

Resultados e marcadores da 12ª jornada serie B

Perelhal 4 (Hugo, Kiko 2, Chora) -1 Cambeses (Nuno Silva)

Águas Santas 3 (Hélder,Manhiça e Marco) – 2 Fragoso (Pena e Hélder)

Carvalhas 1 (Miguel Costa) -2 Silva (João Gomes)

Macieira 8 (Nuno Sousa 3) Rike, Nuno Novais, Raul, Daniel, AG)

Cristelo 4 (Kaskeira 2, Rato e Tiago) - 1 Sequeade (Ricardo Fernandes)