Realizou-se no passado Domingo a 12 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. Na série  C o Pereira recebeu e venceu o Silveiros por 4-0, mas foi preciso passar a jogar com 10 por expulsão de Nuno Campinho que a equipa da casa inaugurou o marcador já com muitos minutos decorridos na 2ª parte. Nos últimos 10 minutos da partida o Pereira dilatou o resultado de 1-0 para 4-0.  Com esta vitória o Pereira continua na liderança com 27 pontos os mesmos do Leocadenses que segue em 2º Lugar. Já o Silveiros está em penúltimo lugar com 5 pontos.

O Leocadenses foi ao vizinho Feitos vencer por 4-1. Com esta vitória o Leocadenses continua a par do Pereira na liderança com 27 pontos, mas ao folgar na próxima jornada pode na pior das hipóteses cair para 4º lugar a não ser que o Carvalhal vença o Pereira e Bastuço e Negreiros vençam ambos os seus jogos e pode neste caso cair para 5º lugar. Já o Feitos soma a sua 7ª derrota, e está no 11º Lugar com 6 pontos.

O Negreiros recebeu o Bastuço S.º João, adversário direto na luta pelo pódio, e venceu por 4-1. Aos 25 minutos a equipa da casa inaugurou o marcador. No reatamento o Sº João ainda reduziu para 2-1, mas com mais 2 golos o Negreiros assegurou os 3 pontos. Com esta vitória o Negreiros ultrapassou o Bastuço na classificação e subiu ao 3º lugar com 25 pontos. O Sº João desceu para 5º lugar com 23 pontos, sendo também ultrapassado pelo Carvalhal na classificação.

O Carvalhal foi às Fontainhas vencer o Creixomil por 3-1. O Carvalhal marcou no 1º Minuto 0-1. Manu ainda restabeleceu a igualdade 10 minutos depois 1-1, o empate só durou 2 minutos tempo do Carvalhal voltar à vantagem e ainda viria apontar o 1-3 já muito perto do final da partida. Esta vitória leva o Carvalhal ao 4º Lugar, passando o Bastuço Sº João, mas vai ter que se deslocar a Pereira na próxima Jornada. Já o Creixomil está no 10º Lugar com 7 pontos.

O Aborim voltou às vitórias depois de estar 5 jogos sem vencer, recebeu o vizinho Baluganense e venceu por 3-0. Com esta vitória o Aborim subiu ao 7º lugar com 11 pontos e pode encurtar distâncias caso vença o jogo que tem em atraso com o Creixomil depois do Conselho de Justiça lhe ter dado razão e diferiu repetir o jogo, que o Conselho de disciplina tinha diferido a derrota por 3-0. Com toda uma 2ª volta pela frente ainda estão a uma distância considerável para entrar na luta pelos melhores 5 classificados. O Baluganense somou a 9ª derrota e está no último lugar com 4 pontos.     

Por fim analisamos o empate 2-2 entre o Pedra Furada e o Lijó. O Pedra Furada esteve sempre atrás do prejuízo, ao recuperar no marcador 0-1, 1-1,1-2 2-2. O Lijó desperdiçou uma grande oportunidade de atacar os primeiros lugares, passou a somar 21 pontos no 6º lugar, está no entanto na luta por um lugar, se mais não seja para fazer parte do leque das equipas que vão fazer parte da 1ª divisão. Já o Pedra Furada apesar de estar a fazer bons jogos, começa a ficar muito distante dos primeiros, pois soma apenas 10 pontos, com 15 pontos a separar os lugares de promoção.  

Foram apontados 73 golos nesta 12ª Jornada sendo que 25 foram marcados nesta série B.

Na lista dos melhores marcadores Manu do Creixomil viu fugir o Luís e o Gaio mas ocupa um honroso 3º lugar com 10 golos. Menos 2 e menos 3. Hugo Ferreira do Negreiros destaca-se no 5º lugar com 9 golos.  Destaque ainda para Ruizinho do Aborim e Filipe Campinho do Pereira, que bisaram nesta jornada.

Resultados e marcadores da 12ª jornada série C

Feitos 1 (Ruca) - 4 Leocadesnes (Marco, Fábio Rodrigues, Moura e Reko)

Negreiros 4 (Lipinho, Hugo ,Gigio,Lopes) -1 Sequeade (Afonso Borges) 

Aborim 3 (Ruizinho 2, e Guel) -0 Baluganense.

Creixomil 1 (Manu) -3 Carvalhal (Ricardo Azevêdo,Cláudio,e Bilinho)

Pereira 4 (Filipe Campinho 2,Isac,e Tomás)- 0 Silveiros.

Pedra Furada 2 (J.Costa e Dê)- Lijó 2 (Rafa Miranda e Loureiro)