Realizou-se no passado Domingo a 12 ª jornada do Campeonato Popular de Barcelos. Na série A, o Carapeços foi vencer a Paradela por 2-1, com 1-0 ao intervalo, sofre o empate 1-1 aos 85 e já sobre os 90 fez o 2-1 final. Com esta vitória o Carapeços na liderança, dilatou a vantagem sobre o Oliveira de 1 para 3 pontos ao passar a somar 27 pontos, mas folga na próxima jornada. O Paradela mantém o 9º Lugar com 12 pontos mas está longe de lutar por um lugar na 1ª divisão.

 O Oliveira somou o 2º jogo sem vencer ao empatar em Fonte Coberta 1-1. A equipa da casa esteve em vantagem, mas Russo já perto do final da partida evitou a derrota ao fazer o tento da igualdade. O Oliveira mantém o 2º lugar com 24 pontos, menos 3 pontos que o Carapeços, mas pode igualar o Carapeços na liderança se vencer na próxima jornada. O Fonte Coberta leva já 5 jogos sem vencer e caiu para 7º Lugar com 19 pontos.

O Palme somou a sua 3ª vitória consecutiva ao vencer em casa o Chorente por 5-1. Com esta vitória o Palme manteve o 3º Lugar com 23 pontos, e encurtou distâncias para o 2º Oliveira que soma 24 pontos. O Chorente está no 11º Lugar com 7 pontos.

 O Remelhe, a única equipa da série A sem derrotas, foi vencer o GDR Campo a Carapeços (campo emprestado) por 2-0 com um golo em cada parte, e com esta vitória alcança a sua melhor classificação da época ao chegar ao 4º Lugar com os mesmos 21 pontos do S. Martinho. O GDR Campo está a perder a chama das primeiras jornadas e não saiu do 10º lugar com 10 pontos. 

Extraordinário está o Águias do Neiva que leva já 7 jornadas (6 jogos) sem perder. Este domingo derrotou um adversário direto S. Martinho por 4-2, num jogo com pelo menos 3 penaltis, sendo que o lance que dá o 1º penalti para o Águias e 1-0, o guarda-redes do S. Marinho foi expulso, aos 10 minutos de jogo. Com menos um jogador o S. Martinho ainda chegou ao 2-2, mas o Águias do Neiva conseguiu dilatar o resultado para 4-2, num jogo onde os ânimos estiveram exaltados, e onde não esteve fácil de dirigir por parte da equipa de arbitragem. Com esta vitória o Águias está fortemente na luta do acesso à 1ª Divisão da próxima época. Soma 20 pontos no 6º lugar, só 1 ponto os separa do 4ºe 5º lugares. O S. Martinho apesar derrotado desceu ao 5º lugar com os mesmos pontos do Remelhe que passou a ocupar o 4º lugar. Está tudo em aberto.

O Várzea foi vencer a Milhazes por 1-0. Mas não teve vida fácil já que terminou o jogo com 9 elementos, devido a expulsão de dois dos seus jogadores.Com esta vitória o Várzea passou a somar 18 pontos, e ainda está na luta a 3 pontos dos lugares que dão acesso à 1ª divisão. O Milhazes somou a sua 10 ª derrota e está no penúltimo lugar com 3 pontos.

Como nota final, a mudança de ano não trouxe alterações significativas, os candidatos são os mesmos. Do 1º ao 8º lugar luta-se por passagem à fase seguinte e pelo acesso à 1ª divisão da próxima época. Dai para baixo são 5 os clubes com cada vez menos possibilidade de lutar pela 1ª divisão da próxima época. 

Foram apontados 73 golos nas 3 séries, sendo que apenas 20 se marcaram nesta série A.

Tal como acontece com clubes candidatos, na lista dos melhores marcadores também acontece com os mesmos protagonistas na luta por este troféu. São dois os jogadores desta série que estão nos dois primeiros lugares. Gaio do Palme com um Hat-Trick superou o Luís do S. Martinho que bisou! E passou a liderar com 13 golos. Luís contabiliza 12 golos.  Destaque ainda para Miguel Vilas do Remelhe, e Queirós do Águias do Neiva que também bisaram nesta jornada mas não são legíveis no TOP 10 dos melhores marcadores.

 Resultados e marcadores da 12ª jornada serie A

Palme 5 (Gaio 3, Tiago, e Duda – 1 Chorente (Serginho) 

Fonte Coberta 1 (Márito) -1 Oliveira (Russo)

Milhazes 0 -1 (Várzea (Wilson)

Águias do Neiva 4 (Loureiro, Queirós 2, Gomes) -2 J. São Martinho (Luís 2)

GDR Campo 0 - Remelhe 2 (Miguel Vilas 2)

Paradela 1 (Vítor Carvalho) - Carapeços 2 (Jorge Gomes e Zé Andrade)