Realizou-se na manhã de domingos ás dez todos os jogos da 21ª Jornada a 20ª Jornada.

Focados na série A, O Carapeços venceu em casa o Fonte Coberta por 5-2, manteve a liderança e ainda aumentou de 2 para 5 pontos a diferença sobre o 2º Palme, beneficiando da derrota destes perante o Remelhe por 2-1. O Carapeços soma 47 pontos, mas ainda não assegurou matematicamente a presença na 1ª divisão! O Palme soma 42 pontos no 2º Lugar. Mantendo ainda uma diferença para o 3º (com 38 pontos) Oliveira (que folgou) de 4 pontos. O grande vencedor desta jornada foi o Remelhe que ao vencer o Palme por 2-1, ultrapassou o Águias do Neiva na classificação e chegou ao 4º lugar pela 1ª vez, um lugar automático de acesso à 1ª divisão, beneficiou ainda da derrota do Águias do Neiva em Campo por 3-0. S. Martinho ao empatar em casa com o S º Mamede e Fonte Coberta ao perder em Carapeços, estão a afastar-se do 5º lugar que ainda pode dar acesso à 1ª divisão da próxima época.

Mantém-se para já apenas o Chorente, Milhazes e S. Mamede despromovidos à 2ª divisão da próxima época.        

Marcaram-se 59 golos nesta jornada 21, sendo que a série A foram apontados 18 golos.

O destaque nesta série A vai para Queirós do Remelhe, e Jorge Gomes do Carapeços únicos jogadores a bisar, mas nenhum surge no TOP 10 dos melhores marcadores. Com Gaio do Palme sem marcar à  5 jogos consecutivos, O Líder é Lopes do Bastuço  Sº João que com um Hat-Trick em Carvalhal  passou a somar 20 golos na liderança deixando o 2º classificado Luís do Sº  Martinho (o melhor da série A)  mais longe no 2º Lugar com 16 golos.   

 Nota: A nossa lista dos melhores marcadores é provisória, a da AFPB pode ter algumas pequenas diferenças. Já retiramos um golo ao Fábio Gaio do Palme para acertar com a contabilidade do Site da AFPB. No entanto contactado um dirigente do Palme este assegurou que as nossas contas estavam certas pelas fichas do jogo, e que a falha estará na AFPB e que já foram tomadas as providencias para fazer essa correção. 

Carapeços 5(Jorge Gomes 2, Ricardo, Nakata,Araújo) -2 Fonte Coberta ( Rubinho e Márito)

O Carapeços partiu favorito para este jogo ao jogar em casa, e contou com uma falha grave do redes do Fonte Coberta para inaugurar o marcador, o lance iniciou  com uma bola metida longa pelo defensor do Carapeços Ricardo, fazendo esta cair na pequena área, o redes calculou mal deixando a bola bater na sua frente, e esta passou-lhe por cima, e não ficou como é obvio bem na fotografia. Estavam passados apenas 2 minutos de jogo 1-0. Mas o Redes não era o único culpado porque aos 5 minutos já o Carapeços aumentava para 2-0, depois de Araújo entrar em diagonal pela direita e rematou cruzado e rasteiro para o 2-0. Com o setor recuado do Fonte Coberta a meter água por todo o lado, Jorge Gomes na área aproveita uma recarga, depois de uma bola rematada por Samuel, para elevar para 3-0, estavam decorrido s 15 minutos. Com um Fonte Coberta completamente à nora, o Carapeços teve sempre o jogo controlado e ainda poderia ter dilatado o resultado antes do intervalo.

Com tantas facilidades o Mister do Carapeços Sérgio Gameiro fez duas alterações ao intervalo. Retirou um médio Postiga e um central Azevedo. Ao que conseguimos apurar foram os dois jogadores a pedirem para sair. O Fonte Coberta alterou e apresentou-se melhor na 2ª parte, e o Carapeços ao fazer deslocar um lateral para a posição central e a continuar a jogar com três defesas, passou abrir brechas na defesa e o Fonte Coberta ameaçou por duas vezes para reduzir para 3-1 aos 70 minutos por intermédio de Bruninho num bom remate cruzado ao poste mais distante das redes do Carapeços. O Carapeços tinha a sua equipa partida, todos queriam jogar na frente, destapavam atrás, mas criavam superioridade numérica na frente e chegaram ao 4-1 aos 75 minutos por intermédio de Nakata, depois do Redes ter largado uma bola que parecia controlada. O Fonte Coberta continuava a aproveitar o adiantamento dos jogadores de Carapeços e voltou a reduzir aos 80 minutos desta vez por intermédio de Márito para 4-2. 5 minutos depois, porque o Carapeços só via a baliza do Fonte Coberta, chegou ao 5-2, depois de uma boa jogada pela direita e a sair cruzamento rasteiro e aparece na área o matador Jorge Gomes a fazer o 5-2 final. Lembramos ainda que o redes do Fonte Coberta que não esteve bem em 2 golos, mas acabou depois por se redimir e evitou por 3 ocasiões golos do Carapeços ao a fazer defesas impossíveis. O Carapeços foi superior ao Fonte Coberta, e facilitou na 2ª parte. Vitória justa do Carapeços, que fica muito próximo de garantir de forma automática a 1ª divisão e a 2 vitórias de garantir o play OFF. O Fonte Coberta terá que lutar juntamente com S. Martinho e Águias do Neiva por um melhor 5º lugar.      

Remelhe 2 (Queirós 2) -1 Palme (Paulo César)

Este era o melhor jogo da série A, onde se defrontavam o 2º Palme e o 5º Remelhe.

O jogo era de estrema importância para ambas as formações, mas mais para o Remelhe, já que o Palme está ainda confortável no 2º lugar. No entanto a equipa do Palme queria obviamente vencer, mas tem um grande contratempo ao ficar reduzido a 10 unidades à passagem dos 20 minutos, devido acumulação de cartões de um seu jogador num curto espaço de tempo. Apesar disso, ainda conseguiu inaugurar o marcador por intermédio de Paulo César aos 25 minutos. Mas o Remelhe, agora orientado por Paulo Gomes ainda restabeleceu a igualdade 1-1, por intermédio de Queirós antes do apito do árbitro para o intervalo.

O jogo parecia estar destinado ao empate, mas a 5 minutos dos 90, Queirós bisou e carimbou uma vitória importante para o Remelhe, que leva pela 1ª vez estes ao 4º lugar, porque ainda beneficiou da derrota do Águias do Neiva em São Salvador do Campo. O Remelhe soma 37 pontos, e ficou apenas a 1 ponto do Oliveira que esta no 3º lugar, mas os 38 pontos não são suficientes para ser um dos 2 melhores terceiros, porque o Perelhal da série B soma 39 (menos 2 jogos) e o Pereira e Leocadenses somam 42! O Palme com 42 pontos (mais 4 que o 3º Oliveira) depende apenas de si para conseguir o 2º lugar.  

GDR Campo 3 (Mouro,Nuno Maciel,Santas)-0 águias do Neiva

O GDR Campo continua a fazer estragos no seu renovado Recinto Desportivo. Vai já no seu 4º jogo consecutivo a jogar em casa, e venceu os últimos 3 jogos! Lembramos que o GDR Campo trocou a ordem dos jogos da 1ª para a 2ª volta devido às obras do seu campo. Desta vez recebeu e venceu o Águias do Neiva por 3-0 com 2-0 ao intervalo. Com esta derrota o Águas do Neiva  passa ao 5º lugar que ainda tem vantagem para ser um dos melhores 5º classificados para fazer parte da 1ª divisão da próxima época. O GDR Campo soma 23 pontos no 10º Lugar, e mesmo jogando mais 4 jogos em casa e um fora (em Remelhe) é impossível chegar a um lugar na 1ª divisão da próxima época, porque pode fazer no máximo 38 pontos. O Águias do Neiva  soma 35!    

Sº Martinho 0-0 S. Mamede 

Foi um pouco surpreendente este empate do S. Martinho com o último classificado o S. Mamede, ainda para mais em sua própria casa! Efeitos da mudança de treinador do S. Mamede! Que ao não ter cão caça com gato? Pelo menos conseguiu o seu 1º jogo sem sofrer golos!

Não temos incidências desta partida e já sabemos que o S. Mamede é último classificado. Já o rombo nas ambições do S. Martinho é bem maior. Porque desperdiçou uma grande oportunidade de se aproximar do 4º e 5º classificado! O S. Martinho está no 7º lugar com 31 pontos e fica a 4 pontos do Águias do Neiva que é 5º e pode dar acesso à 1ª divisão da próxima época.

Várzea 4 (Kiko,Grilo,Miguel,Fortunato) -0 Chorente

O Várzea voltou ás vitórias depois de estar 4 jogos consecutivas sem vencer, Desta vez recebeu e venceu o Chorente por 4-0 com 2-0 ao intervalo. O Várzea  abriu o marcador aos 7 minutos por intermédio de Grilo. 1-0. Aos 43 minutos foi a vez de Kiko elevar para 2-0 com que se chegou ao intervalo. Decorria já o minuto 89 quando Miguel elevou para 3-0. O 4-0 final foi apontado por intermédio de Fortunato aos 91 minutos. O Várzea está no 8º Lugar com 26 pontos, como máximo pode chegar aos 41 pontos, mas bastará ao Águias 7 e ao Remelhe 4 para fazer desta aproximação quase impossível.

Paradela 1 (Miranda)-0 Milhazes

Por fim analisámos a vitória do Paradela sobre o Milhazes por 1-0. O golo que valeu a vitória e os 3 pontos ao Paradela foi apontado por intermédio de Miranda à passagem dos 40 minutos. O Paradela voltou às vitórias depois de estar 3 jogos sem vencer. Soma 26 pontos no 9º lugar está ainda a 9 pontos do 5º Águias do Neiva uma distância muito difícil de recuperar.  O Milhazes juntamente com Chorente e S. Mamede já estão despromovidos.

Resultados e marcadores da 21ª Jornada série A

Várzea 4 (Kiko,Grilo,Miguel,Fortunato) -0 Chorente

Sº Martinho 0-0 S. Mamede 

Remelhe 2 (Queirós 2)-1 Palme(Paulo César)

Carapeços 5(Jorge Gomes 2, Ricardo, Nakata,Araújo) -2 Fonte Coberta ( Rubinho e Márito)

Paradela 1(Miranda) -0 Milhazes

GDR Campo 3(Mouro,Nuno Maciel,Santas)-0 águias do Neiva