As questões que mais provocam controvérsias são a discussão do apuramento do melhor 3º e 5º classificados, porque o 3º define quem passa ao play-off para apuramento do campeão e o pior 5º classificado define quem vai disputar a 2ª divisão.

As equipas que disputam as séries A e C com mais 2 jogos que as equipas da série B, tem vantagem de somar mais pontos na classificação da fase regular. Os dois primeiros classificados de cada série não são postos em causa, já que independentemente dos pontos conquistados passam automaticamente ao play off de apuramento do campeão, o mesmo não se aplica aos dois melhores 3ºs classificados das 3 séries, e aos dois melhores 5º classificados (das 3 séries) que garantem a presença na 1ª divisão na época 2023-2024.

Depois da nossa publicação, houve muitos comentários na nossa plataforma do Facebook,  de forma construtiva para dar uma solução  a este problema de última hora, e o melhor  comentário que nos parece ser o mais viável, será fazer a média de pontos conquistados por cada equipa nos  seus jogos realizados (24 & 22)