A época do Popular de Barcelos 2022-2023 leva já duas semanas de competição. No dia 18 de Setembro entraram em cena 12 equipas a disputar a pré eliminatória da taça Cidade de Barcelos, e no passado domingo jogou-se a 1ª Jornada, mas 4 equipas ficaram de folga devido ao calendário ser ímpar em duas séries, e uma terceira série que mesmo não sendo ímpar terá que se enquadrar em paralelo em jornadas até ao final do campeonato.

Esta primeira jornada já deu para apalpar o pulso às variadíssimas equipas, falta saber agora na prática o que Palme na série A ,  Perelhal e Cossourado na série B e  Negreiros da Série C tem para nos apresentar .

Das 4 equipas a entrar em cena, três delas (Negreiros, Perelhal e Palme) militavam na 1ª divisão na época 2019-2020 que não chegou ao fim devido à pandemia Covid 19  . Na Séria A o Palme estreia-se em casa perante o Fonte Coberta que já soma 3 pontos. Na série B o Cossourado estreia-se em casa recebendo os Leões da Serra que vem de um empate caseiro da 1ªjornada, e o Perelhal recebe o Águas Santas que também se apresenta com 3 pontos.

Na série C para não variar o Negreiros também joga em casa e recebe o Aborim que se apresenta com 3 pontos conseguidos na 1ª Jornada.   

Extra equipas estreantes. Destacamos ainda  o jogo da série A  Sº Martinho x Carapeços, onde a equipa da casa vem de uma vitória em Paradela e o Carapeços de um empate caseiro com a equipa do Remelhe. O Oliveira x GDR Campo também é um jogo interessante. O Oliveira vem de uma vitória conquistada em Abade do Neiva, e o GDR Campo foi arrancar um empate ao Várzea.

Na série C destacamos o Bastuço a receber o Pereira em Viatodos, duas equipas que vem de uma vitória na 1ª Jornada.