Neste domingo 25 de Setembro foi dado o pontapé de saída do Campeonato Popular de Barcelos 2022-2023, com as 3 séries da fase regular, para no final serem jogados os jogos de apuramento do campeão, a exemplo do que sucedeu na época passada.

Este modelo tem os dias contados, pois este figurino foi adaptado devido à pandemia , e só se voltou a jogar este modelo esta época,  porque não foram acauteladas as medidas que foram tomadas neste início de época, para definir quem fica na 1ª divisão e quem desce para jogar em 2 séries na 2ª divisão. Nesta série A da 1ª jornada marcaram-se 16 golos, só duas equipas ficaram a zero, mas não houve goleadas. Serginho do Chorente com 3 golos destaca-se na lista dos melhores marcadores, mas tem a companhia de Lopes do Bastuço e Manu do Creixomil no topo da tabela. Luís do Sº Martinho foi o único a bisar

Carapeços 1 (Marco) -1 Remelhe (Ronaldo)

Nesta 1ª Jornada defrontaram-se o Carapeços detentor do título, e o Remelhe equipa que foi eliminada pelo próprio Carapeços no jogo dos ¼ de Final na época passada. Adivinhava-se um jogo equilibrado e foi o que veio acontecer.

Assistimos a este jogo, e saímos com a certeza que foi uma grande partida de futebol, onde a incerteza do resultado se arrastou até ao último minuto, não fosse esse minuto que daria o empate ao Remelhe.

Esta equipa do Remelhe sofreu muitas baixas, com a saída de muitos jogadores no mercado de verão, quem pensava que estávamos perante um Remelhe fragilizado, desenganem-se, pois este Remelhe não está nada inferior ao da época passada, até arriscamos a dizer que até está melhor.

No Carapeços nada de novo, é o mesmo plantel da época passada, com apenas a entrada de um reforço, uma equipa com muita veterania, mas que não deixa de estar ao mesmo nível da época passada, e este jogo deu para perceber que estão aqui duas equipas candidatas a lutar pelo título.

Neste jogo o Remelhe entrou melhor nos primeiros 10, 15 minutos, instalando-se no meio campo do Carapeços, no entanto não foram criadas oportunidade de golo. O Carapeços conseguiu equilibrar a partida, e terminou a 1ª parte um pouco por cima, tendo até duas boas oportunidades de inaugurar o marcador.

Na etapa complementar, o Remelhe tenta novamente entrar forte, com o seu maior impulsionador Vilas a desequilibrar nos flancos, mas o reduto defensivo de Carapeços tapava a zona central da sua área, e o Remelhe tinha dificuldades em fazer o remate fatal.

O Carapeços mesmo sem ter o domínio a meio campo, de cada vez que subia criava perigo, e teve seguramente 4 oportunidades e se adiantar no marcador, mas o poste por duas vezes e o redes com 3 gigantes defesas foi retardando o golo que se adivinhava para o Carapeços. Golo que viria acontecer por volta dos 80 minutos de jogo por intermédio de Marco Silva, num remate à entrada da área. Estava aberto o marcador. O Carapeços ainda teve a oportunidade de matar o jogo, Com Nakata a falhar na cara do redes. A partir daqui foi o Remelhe a carregar nos últimos minutos à procura do empate, empate que foi conseguido ao minuto 90, na melhor jogada de ataque da equipa visitante. O Irrequieto e dinâmico Vilas, era um diabo à solta, conseguiu entrar pela esquerda, cruzou rasteiro e atrasado para o coração da área, onde apareceu na passada Ronaldo mandando uma bomba para dentro da baliza, estava feito o empate 1-1,com apenas 2 minutos para jogar dos descontos.

 Em jogo jogado o Remelhe justificou o empate. Mas também era justo a vitória do Carapeços, já que foi esta equipa que mais oportunidades criou durante o jogo.

Para quem não viu o jogo, podem-no comparar ao da final entre o Carapeços e Leões da época passada, e não é de estranhar porque os treinadores eram os mesmos, só que houve mais oportunidades criadas neste jogo, nomeadamente por parte do Carapeços.

O nosso destaque neste jogo vai para 3 jogadores que foram sem sombra de dúvidas enormes. Vilas do Remelhe que jogou a um ritmo diabólico nos dois flancos os 90 minutos, O redes do Remelhe porque que foi o responsável por evitar que o Carapeços saísse com uma vitória folgada neste jogo. E do Carapeços Postiga, um senhor a meio campo, ganhando os duelos e a sair a jogar como ninguém. Qual deles o melhor em campo?

Por fim, para um grande jogo, uma grande equipa de arbitragem. Um árbitro à inglesa, que deixava jogar, sem marcar falta ao mínimo toque. Deve-se a ele também beleza do espetáculo, uma partida com muito tempo útil de jogo, com poucas paragens. Na ação disciplinar também foi largo, mas para ambos os lados. O popular precisa destes bons árbitros, e este esteve bem acompanhado pelos seus fiscais de linha. Excelente arbitragem.

Paradela 0 -2 Sº Martinho (Luís)

Este jogo em Paradela previa-se equilibrado apenas e só pelo que ambas as equipas tinham feito na época passada. A vitória no entanto sorriu aos visitantes com dois golos do avançado Luís Azevedo. Não podemos opinar sobre a justiça do resultado, porque não estivemos presentes. Sabemos que no plantel do S.º Martinho não houve grandes alterações, onde a equipa técnica continua a mesma. Já no Paradela sabemos que saíram alguns jogadores, e houve a troca de treinadores com a saída de Carlos Gaiteiro e a entrada de Adelino Costa para o comando técnico. O Sº Martinho é um dos líderes com 3 pontos, e é para já um bom começo, onde apesar da luta pelo título, há ainda que lutar pelo menos por um dos melhores 5º lugares para ter acesso à 1ª divisão da próxima época.  

Várzea 1 (Rui Faria) -1 GDR Campo (Mike)

Este resultado foi meia surpresa se levar-nos em conta que o GDR campo voltou à pressa à atividade, um pouco semelhante também à pressa em que estão a decorrer as obras no seu recinto. Pressa tinham ainda os jogadores do GDR Campo em chegar ao golo, e foram mesmo os primeiros a chegar à vantagem, foi Mike a coloca o GDR Campo em vantagem através de uma grande penalidade. O Várzea só viria a conseguir o empate através de Rui faria já no decorrer da 2ª parte restabelecendo o empate de 1-1 final.

A procissão ainda vai no adro, mas o GDR Campo está a surpreender pela positiva, depois de se ter apurado para a próxima eliminatória da taça. Já o Várzea teremos que esperar para ver se vai continuar ao nível da época passada, a entrada não foi a esperada, mas estamos ainda na 1ª jornada.

 

Águias do Neiva 0 -1 Oliveira (Russo)

Ao que parece pelo resultado, não se tratou de uma vitória fácil da equipa do Oliveira, que partia favorita para este jogo a realizar em terras do Abade do Neiva. Não temos referências desta partida, muito menos da justiça resultado. O golo do Oliveira foi apontado pelo bem conhecido avançado Russo. O Oliveira equipa que atingiu o play off da época passada, é um das líderes juntamente com Sº Martinho, Chorente e Fonte Coberta. O Águias do Neiva, terá com toda a certeza uma melhor prestação em comparação ao da época passada.

Milhazes 1 (Briosa) -4 Chorente (Serginho 3,João)

Neste jogo também aconteceu surpresa, pois a equipa do Chorente é uma das equipas que voltou à atividade, depois de estar ausente a época passada.

Daniel Cardoso é o Mister que já treinou o Milhazes, e na última época esteve ao serviço do Silveiros. Conseguiu uma vitória neste jogo, um resultado que não conseguia à muito tempo.

Sem incidências desta partida, apenas destacamos os três golos de Serginho, um avançado que sabemos que tem rótulo de golo. Pelo Milhazes marcou Briosa Ex. Perelhal, um mágico do futebol, a deixar a sua marca.

O Chorente é um dos líderes do campeonato, e mesmo que não seja favorito ao título, há este ano um melhor 5º lugar para lutar pelo acesso à 1ª divisão da próxima época.  

Fonte Coberta 3 (Hélder, Rúben (Rubinho) e Dida) -1 Sº Mamede (Miguel Mano)

Não foi surpresa esta vitória do Fonte Coberta, já que acompanhamos o mercado de verão, e estamos cientes que esta equipa se reforçou muito. O S.º Mamede vendeu cara a derrota, e terá que esperar por um jogo em casa, para começar arrepiar caminho nada fácil numa série muito forte. O Fonte Coberta é um dos lideres da série A , e sim sabemos

Série A Marcadores 1ª Jornada

Carapeços 1(Marco)-1 Remelhe (Ronaldo)

Paradela 0 -2 Sº Martinho (Luís)

Várzea 1(Rui Faria)-1 GDR Campo(Mike)

Águias do Neiva 0 -1 Oliveira (Russo)

Milhazes 1(Briosa)-4 Chorente (Serginho 3,João)

Fonte Coberta 3 (Hélder, Rúben (Rubinho) e Dida) -1 Sº Mamede

da ambição desta equipa em lutar no acesso ao play off  com equipas como o Carapeços , Remelhe, e Oliveira, entre outras.