Domingoàsdez (Horas) foi dia do pontapé de saída do Popular de Barcelos com a realização dos jogos da Pré Eliminatória da taça de Barcelos. Esta pré eliminatória consiste em apurar as 32 equipas que vão fazer parte da 1ª eliminatória. As 10 equipas piores classificadas da época passada, mais 2 que regressaram, casos do GDR Campo e Chorente completaram as 12 que foram a jogo no passado domingo, e seis delas ficaram obviamente pelo caminho. 

Sº Mamede 0-1 Cambeses (Picó)

Em Vilar do Monte defrontaram-se Sº Mamede & Cambeses. Antevia-se um jogo equilibrado, e foi o que veio acontecer com o golo de Picó a fazer toda a diferença, carimbando desta forma o passaporte para a fase seguinte.

Este jogo teve como curiosidade juntar duas mulheres Presidentes. Carla Figueiredo a representar o Sº Mamede e Carina Moreira a representar o Cambeses, um encontro que não passou despercebido à nossa lente, onde as duas posaram para a fotografia da praxe. Carina Moreira segue em frente na taça e vai ter novo duelo com mais uma mulher. Trata-se da Joana Silva, Presidente do Milhazes, equipa que vai receber o Cambeses na próxima eliminatória da taça a 23 de Outubro de 2022.

Aborim 1-2 Lijó (Teixeira Thiago Silva)

Este era o jogo cabeça de cartaz desta pré eliminatória. Não tanto pelo que ambas fizeram na época passada, mas sim pelo que se passou no mercado deste verão, onde notamos muitos e bons reforços a entrar nestas equipas, passando ainda pelo Staff técnicos.

Foi até com alguma surpresa que vimos o Lijó a ter 2 golos de vantagem apontados por Teixeira e Thiago Silva. O Aborim acabaria por reduzir, mas já não foi a tempo de evitar a eliminação precoce na taça de 2022-2023. O Lijó segue em frente e vai receber o Pereira em jogo da 1ª eliminatória.

Fonte Coberta 2-0 Águias do Neiva (Hélder e Dida)

Neste jogo o Fonte Coberto jogava em casa e era à partida favorito. O Águias do Neiva reforçou-se e mudou de treinador, mas o Fonte Coberta foi o campeão do mercado ao contratar seguramente um onze novo e de grande qualidade, em relação à época passada. Esta supremacia em termos práticos não foi tão grande, se levar-nos em conta o resultado ficar pelos 2-0. Mas fica uma ressalva que não podemos opinar sobre se foi justa ou se o resultado peca por escasso, dado que não assistimos ao jogo. O Fonte Coberta segue em frente, valeram os golos de Hélder e de Dida, e na próxima eliminatória (1ª) vão receber o N. Silva.   

Creixomil 2-2 Santa Eugénia (4-2 após prolongamento)

Também nas fontainhas se previa um jogo equilibrado, e o resultado acaba por justificar esse equilíbrio, já que o resultado era de 2-2 ao fim do tempo regulamentar, e foi só no prolongamento que o Creixomil se superiorizou ao chegar ao 4-2 final. O Creixomil segue em frente e vai continuar dentro de portas para receber o Remelhe na próxima eliminatória, um adversário bem mais forte, mas não há vencedores antecipados.

GDR Campo 2-0 Feitos  

O GDR Campo voltou à atividade, e quase do zero, já que este clube levou uma volta dos pés à cabeça. O jogo foi no campo do Roriz, já que o Recinto do GR Campo está em obras, mas a um ritmo impressionante. A meta da conclusão das obras aponta para o final de Dezembro. Se falar-nos no plantel, este também é quase todo novo, com muita juventude. Apesar desta renovação, o GDR Campo levou de vencido o Feitos, com os golos de Coelho e Zeca a fazerem o resultado final. O GDR Campo segue em frente, e vai a Sequeade disputar a passagem aos 16 Avos de Final.

Chorente 5 (Dias, João, Bertinho, Serginho 2) -1 Silveiros

O Chorente goleou o Silveiros por 5-1. O Jogo foi realizado no campo do Pedra Furada. O Chorente inaugurou o marcador por intermédio de Dias, João elevou para 2-0, Bertinho fez o 3-0. O Silveiros reduziu para 3-1 , Serginho bisou ao apontar o 4-1 e o 5-1 fixando o resultado final.  O Mister Daniel Cardoso derrotou a sua ex equipa da época passada e segue em frente na taça. E volta a jogar em casa (emprestada) desta vez para defronta o Palme em jogo da 1ª Eliminatória.

Todos os resultados

Sº Mamede 0-1 Cambeses

Aborim 1-2 Lijó

Chorente 5-1 Silveiros

Fonte Coberta 2-0 Águias do Neiva

Creixomil 2-2 Santa Eugénia (4-2 após prolongamento)

GDR Campo 2-0 Feitos