O que vai Precisar:

  1. Computador com sistema operativo Windows;
  2. Ligação à Internet;
  3. Leitor de cartões de cidadão como este por exemplo, que está à venda e com stock na worten de Barcelos;
  4. Aplicação AFPB Inscrições para computadores Windows que pode descarregar no seguinte link: https://afpbarcelos.pt/software/setup.exe;
  5. Aplicação Autenticação.gov para computador que pode descarregar no seguinte link: https://www.autenticacao.gov.pt/cc-aplicacao;
  6. Scanner ou telemovel para digitalizar os exames médicos caso estes estejam em suporte papel.

Passo 1:

Instalar as aplicações Autenticação.gov e AFPB Inscrições. A instalação é extremamente simples e rápida, só tem de seguir as instruções do instalador.

Passo 2:

Ligue o leitor de cartões ao computador.

Passo 3:

Abrir ambas as aplicações Autenticação.gov e AFPB Inscrições. Na AFPB Inscrições terá que fazer login com o email e password do Clube. Se não tem conhecimento das credenciais do clube tem de pedir entrando em contacto com a AFPB.

Passo 4:

Abra o Backoffice da AFPB no seu navegador preferido, faça login com o email e password do clube, a mesma que utilizou na aplicação AFPB para computadores.

Passo 5:

Insira o cartão do jogador a inscrever no leitor de cartões.

Passo 6:

No menu do lado esquerdo do backoffice clique em "Inscrição" e depois no canto superior direito clique em "Nova Inscrição". Depois certifique-se que o "Pin Code" nesta página é o mesmo número que aparece na aplicação AFPB Inscrições que instalou anteriormente.

Passo 7:

Depois de confirmar que o Pin Code é o mesmo clique em Obter. Deverá aparecer um popup da aplicação Autenticação.gov a pedir o "PIN da Morada" do cartão de cidadão. Este PIN regra geral são quarto zeros, se não for é porque a pessoa dona do cartão o alterou. Sem este PIN não é possível inscrever.

Passo 8:

Se tudo correr bem segundos depois de inserir o PIN da morada vai ser reencaminhado para a ficha de inscrição de atleta, onde terá de completar todas as informações pessoais bem como o respetivo exame médico. Atenção que o número de telemóvel tem mesmo de ser o do atleta, não podem usar o mesmo numero para todos.

Passo 9:

O atleta vai receber um SMS a pedir confirmação da inscrição. O Atleta tem de responder ao SMS de acordo com as instruções que são dadas. Um segundo SMS vai ser enviado a confirmar a inscrição com o numero da licença que foi atribuído. E na lista de atletas no backoffice o atleta vai mudar de estado vermelho para amarelo. Mais tarde vai mudar para verde assim que alguém da AFPB aprovar a inscrição.

 

Para atletas estrangeiros sem cartão de cidadão, a inscrição terá de ser feita junto da AFPB na Sede ou por Email, com outros documentos de identificação como passaporte, acrescido de documentação que comprove que o atleta reside no concelho de Barcelos.

Se tiver alguma dúvida pode comentar. Vamos atualizar este artigo se for necessário esclarecer mais algum passo com mais detalhe.