Realizaram-se no passado fim-de-semana sábado e Domingo os jogos da 2ª Mão dos quartos-de-final para o apuramento do campeão. Passaram Carapeços e Macieira (dois primeiros classificados dos seus grupos A e B) e Leões das Serra e Leocadenses, segundos classificados dos seus grupos B e A. Todos os 3 clubes apurados da fase regular do Grupo B, Oliveira, Pereira e Remelhe ficaram eliminados. Assim como o Perelhal, 3º classificado do grupo A.

Em primeiro lugar dar os parabéns aos vencedores e dar também os parabéns aos vencidos. Porque as eliminatórias estiveram tão equilibradas, que até ao último minuto nada estava garantido.

Macieira 0-0 Perelhal (1º Mão 0-0 (GP 5-3)

No passado sábado o Macieira recebeu o Perelhal, e neste jogo as equipas tinham que desfazer a igualdade sem golos do jogo da 1ª mão. Mas ao fim do tempo regulamentar o 0-0 persistiu e o jogo teve que ir para as grandes penalidades. Na lotaria ou por mérito, nos penaltis o Macieira levou a melhor 5-3. Parabém ao Macieira pela passagem, e parabéns ao Perelhal, que saiu de cabeça erguida, equipa 3ª classificada do Grupa A, mas que se bateu de igual para igual, perante o melhor classificado dos 3 Grupos.

O Macieira desaloca-se a Carapeços no próximo fim-de-semana, em jogo da 1ª mão das meias-finais.

Oliveira 3-1 Leocadenses (1º Mão 1-3) (GP 4-5)

Em Oliveira a equipa da casa recebia o Leocadenses, que vinha com vantagem na eliminatória de 3-1 do jogo da 1ª mão. A eliminatória ficou ainda mais complicada para a equipa do Oliveira, ao ver o Leocadenses a inaugurar o marcador à passagem dos 25 minutos por intermédio de Coutada. O Oliveira não deitou a toalha ao chão e viria a empatar o jogo 1-1, antes do intervalo por intermédio de Gleidson. Na etapa complementar o jogo já caminhava para o final, quando o Oliveira fez 2 golos de rajada (ambos apontados por Mike) e empatou a eliminatória 3-1. Seguiu-se as grandes penalidades. E o Leocadenses venceu por 4-5.

A exemplo de todos, foi mais um jogo que parecendo haver favoritismo do Leocadenses, dada a vantagem que trazia da 1ª mão, afinal acabou por se disputar a eliminatória até ao último minuto. Por mérito ou a lotaria dos penaltis deram passagem ao Leocadenses, assim como podia pender para a equipa do Oliveira. Parabéns à equipa vencedora o Leocadenses, e parabéns à equipa do Oliveira, equipa com uma claque de adeptos fantásticos, equipa que chegou ao final da fase regular sem derrotas, mas a derrota por 3-1 em Vilar do Monte pesou para a sua eliminação.

O Leocadenses vai receber no próximo fim-de-semana os Leões da Serra em jogo da 1ª Mão das mais finais.

 Leões da Serra 1-0 Pereira (1ª Mão 0-0)

Aqui defrontavam-se os segundos classificados do Grupo B e C  

Adivinhava-se aqui um jogo equilibrado. Ambas habituadas à relva, as equipas vinham de um resultado sem golos na 1ª mão, e um golo para uma equipa poderia fazer a diferença. O único golo do jogo aconteceu aos 60 minutos por intermédio de David, e colocou os Leões da Serra a disputar um lugar na final. Sem incidências desta partida, limitamo-nos a dizer que, foi mais jogo disputado até ao último minuto, pois um golo para o Pereira nos últimos 30 minutos também lhe podia dar vantagem na eliminatória. Parabéns à equipa vencedora Leões da Serra, e parabéns à equipa do Pereira que saiu desta eliminatória de cabeça erguida.

Os Leões da Serra deslocam-se a Vilar do Monte no próximo fim-de-semana para defrontar o Leocadenses em jogo da 1ª mão.    

Carapeços 2-0 Remelhe (1ºMão 1-2)

Assistimos ao jogo Carapeços 2-0 Remelhe, e vimos o Carapeços a ficar apurado para ir disputar as meias-finais, assim como podia ter sido o Remelhe a passar de tanto que foi o equilíbrio de princípio ao fim.

O Remelhe foi muito superior na 1ª parte, tendo dominado o jogo em todos os sentidos, defendendo bem, fazendo pressão alta, ganhou os duelos no meio campo, e saia bem a jogar com futebol apoiado para o ataque. Esta equipa treinada por Serginho transpira futebol puro, futebol bem jogado, jogadores de qualidade, e um coletivo muito forte. Resta-nos acrescentar que para este futebol que a enchente de adeptos das duas equipas presenciaram, também viram muita parra e pouca uva, porque o Carapeços treinado pelo Mister Sérgio Gameiro, montou bem a sua equipa, com jogadores com caraterísticas completamente diferentes das do Remelhe, e só jogou aquilo que o Remelhe deixou. No entanto, quando dizemos muita para e pouca uva, foi porque o Remelhe dominava o jogo, mas teve muitas dificuldades em entrar no último terço do terreno do jogo, onde o Carapeços, conseguiu fechar os espaços na zona central, deixando apenas os flancos um pouco a descoberto e foi por ali que o Remelhe criou algumas jogadas de ataque e mais dificuldades.

Apesar do domínio do Remelhe, no momento de bisar baliza, raramente o fizeram com precisão, mas não deixaram de estar sempre mais perto do inaugurar o marcador. O momento do jogo aconteceu por volta dos 40 minutos, com o Remelhe a fazer uma boa jogada pela esquerda, a bola é metida para o bico da grande área, onde apareceu um jogador a rematar por alto, e quando se gritava golo, O Guarda-redes do Carapeços Eduardo com uma palmada, faz uma soberba, defesa desviando a bola ainda a bater na trave e ainda ressalta para um jogador do Remelhe, apanhado em fora de jogo e gorou-se aqui a melhor oportunidade para o Remelhe aumentar a vantagem na eliminatória. E foi então onde o Carapeços foi lá à frente também com uma boa jogada, e conseguiu rematar para proporcionar uma boa defesa ao guarda-redes do Remelhe, na sequência do canto apontado do lado direito do ataque de Carapeços a bola caiu ao 2º poste, e sem marcação surgiu Nakata, sem precisar de saltar, encostou de cabeça para dento da baliza para o 1-0. Pouco depois o árbitro apitou para o intervalo.    

Na 2ª parte o Carapeços em vantagem recuou a equipa, deixando pouco espaço entre linhas, deixando apenas Jorge Gomes e Nakata na frente, preocupando-se apenas em defender e tentar sair para o contra ataque. O Remelhe, tentou fazer o que fez na 1ª parte, mas o Carapeços com a equipa mais junta, retirou o espaço para que o Remelhe criasse grande perigo, e o Carapeços de cada vez que conseguia sair, mais por intermédio do lateral Marco do lado esquerdo, ia criando perigo, obrigando o Guarda Redes do Remelhe a fazer boas defesas, e a bola ainda beijou os postes da sua baliza por duas ocasiões. As substituições resultaram em pleno para o Carapeços, pois assentaram que nem uma luva ao virem refrescar sua equipa, enquanto as substituições do Remelhe, não vierem acrescentar nada de novo, numa fase em que nos pareceu que toda a equipa quebrou fisicamente, dado o esforço despendido na primeira parte. Entrou-se nos 7 minutos de descontos dados pelo árbitro, e talvez no 2º minuto um jogador do Carapeços caiu na área, o árbitro prontamente apontou para a marca de grande penalidade, que Marco converteu para o 2-0 Final. Em suma o Carapeços na 2ª parte teve mais oportunidades de fazer o 2-0, que o Remelhe de chegar ao 1-1.

O Carapeços recebe no próximo fim-de-semana o Macieira em jogo da 1ª mão das meias-finais.

Arbitragem.

Foi das melhores equipas de arbitragem que vimos esta época, uma equipa em que os jogadores do popular não estão muito habituados a ver apitar. Um árbitro que deixava jogar, não se deixando levar de quem berrava mais alto! Com outro árbitro seriam marcadas pelo menos mais 10 ou 15 faltas divididas pelas duas equipas, em maior número para a equipa do Remelhe, que devido à agressividade do jogo, os jogadores eram desarmados por vezes ao toque na bola e contacto físico ao mesmo tempo, e o árbitro mandava jogar. O árbitro usou sempre o mesmo critério, e disciplinarmente esteve impecável ao amarelar os jogadores das duas equipas. Quando ao penalti damos o benefício da dúvida ao árbitro, porque este estava muito em cima do lance, um árbitro que acompanhou sempre os lances de perto. Este lance favoreceu mais o Carapeços porque garantia desde logo, pelo menos os penaltis, caso o Remelhe ainda chegasse ao 2-1, enquanto o Remelhe, caso não fosse marcado o penalti, bastava um golo, nos escassos 5 minutos finais para passar a eliminatória. Em suma passou o Carapeços, como podia passar o Remelhe, alguém tinha que ficar pelo caminho. Não foi pelo árbitro que o Remelhe perdeu, porque o único lance capital do jogo foi o penalti, e o Carapeços passava a eliminatória com 1-0.