Na nossa opinião, as equipas das três séries, que acabaram por interferir mais na luta do pódio de cada série, são elas. O Negreiros, Sequeade, Paradela e Bastuço da série A. O Carvalhal, Águas Santas e Cristelo da série B. Palme, Várzea e S. Martinho série C.

Começamos pela equipa que mais sentiu este afastamento da passagem à fase Final, o Carvalhal. Os Pupilos de Piloto tiveram uma entrada irregular no campeonato, foram recuperando na tabela, mas só chegou ao 3º lugar à 18ª Jornada, quando atingiu os 34 pontos, mas nessa altura, já tinha menos 4 pontos que o Remelhe 3º da série C, e menos 2 que Perelhal atual 3º da série A. À 20ª Jornada apanhou o Perelhal com os mesmos 40 pontos, mas nas duas últimas jornadas, houveram duas vitórias para cada um, e a igualdade de 46 pontos, pontos acabou por beneficiar a equipa do Perelhal, pela diferença de golos, entre os marcados e sofridos.

Passamos ao Águas Santas, 10ª equipa que mais pontos somou (41) a seguir ao Carvalhal.

Os pupilos de António Costa, o mister que pegou na equipa à 9ª Jornada, travou um duelo interessante com a equipa do Carvalhal. Foram sempre estas duas equipas (com a exceção do Fragoso que ocupou a 3º Posição à 3ª Jornada) que foram alternando o 3º e 4º lugar até ao fim. O Águas Santas terminou no 4º Lugar com 41 pontos, menos 5 que o Carvalhal. O Águas Santas fez parte dos três primeiros só com vitórias à 2ª Jornada, perdeu essa posição para o Fragoso à 3ª jornada, recuperou-o à 4ªJornada, e voltou a perde-lo à 7ª Jornada para o Carvalhal. Recuperou-o na jornada seguinte, e voltou a recuperá-lo à 13º jornada, e voltou a perde-lo em definitivo para o Carvalhal à 18ª Jornada até ao final. Uma boa prestação deste Águas Santas neste campeonato.

Passamos ao Negreiros, a 11ª equipa mais bem pontuada das três séries com 40 pontos.  

Os pupilos de Cristiano fizeram um excelente campeonato, e o duelo pelo 3º lugar foi travado com o Perelhal. Apesar de entrada em falso na 1ª jornada com um empate, à 3ª jornada fazia parte do pódio com a equipa do Carapeços e Leocadenses todos com 7 pontos. À 4ª Jornada chegou mesmo a isolar-se no 2º Lugar com os mesmos pontos do líder Carapeços. Caiu entre a 5ª e 7ª jornada, mas voltou a recuperar o 3º lugar, à 8ª jornada, mas à 9ª jornada já tinha perdido o 3º Lugar para o Perelhal. À 16ª jornada voltou ao pódio, mas só por uma jornada. A derrota em casa com o Leocadenses 3-1, à 17ª Jornada acabou ser fatal e desde ai manteve o 4º Lugar até final. Grande prestação deste Negreiros.

Passamos ao Palme, 12ª equipa mais bem pontuada das três séries com 39 pontos.

Os pupilos de André Silva fizeram uma época espetacular, e ficou com algum amargo de boca em não ter entrado na luta direta pelo 3º lugar da série. O Palme esteve ao nível dos melhores com apenas 3 derrotas, menos que o Perelhal que se apurou com 4 derrotas. Fora venceu 7 vezes, tantas como o Remelhe da sua série, e mais que o Oliveira que sé venceu 5 vezes! O calcanhar de Aquiles, foi mesmo os jogos em casa, onde apenas venceu 3 vezes! Em 11 jogos em casa pedia-se mais. Na nossa opinião, apesar da irregularidade dos jogos em casa, o Palme fez uma excelente prestação neste campeonato.

Passamos ao Paradela, 13ª equipa mais bem pontuada das três séries com 38 pontos.

Os pupilos de Carlos Gaiteiro apesar de terem feito uma época muito regular, nunca conseguiu, assumir-se como verdadeiro candidato a entrar no pódio. O Paradela terminou em 5º Lugar da sua série com 38 pontos, mas a regularidade desta equipa foi andar no 6º lugar desde a 12ª Jornada até à 21ª: A sua melhor classificação foi ocupar o 3º Lugar, apenas e só por uma jornada, foi à 6ª jornada que entrou pela única vez no pódio. O Paradela sofreu 8 derrotas, sendo 2 vezes com Carapeços e Leocadenses e Perelhal, e ainda 1 vez com Negreiros e Sequeade. Tudo somado, foi no confronto com os seus adversários diretos que perdeu a carruagem do comboio que os poderia levar ao play Off.   

Passamos ao Cristelo, 14ª equipa mais bem pontuada das três séries com 38 pontos.

Foi com o Mister Augusto Silva ao leme, que o que o Cristelo alcançou o 5º lugar na tabela.

A entrada no campeonato foi um pouco em falso, ao ponto de à 7º Jornada ter afundado até ao 10º Lugar. A partir daí foi sempre a recuperar, e chegou à sua melhor classificação à passagem da 16ª Jornada ao 5º Lugar. Posição que sempre manteve até ao final.

O seu ponto forte foi vencer os jogos com as equipas que nunca entraram nas contas do pódio, tendo apenas vencido o Carvalhal, e empatado com os Leões, equipas que terminaram no pódio, não conseguindo vencer o próprio Águas Santas, equipa que terminou em 4º lugar.  

Resumindo. Se tivesse vencido mais jogos com adversários diretos, poderia ter entrada na luta pelo pódio. Foi uma boa prestação, mas poderia ter sido melhor.

Passamos ao Várzea, 15ª equipa mais bem pontuada das três séries com 37 pontos.

Este 5º Lugar tem sempre algo de especial, não é por ter-nos mais apatia por este ou outro clube, foi mais por ver como o Várzea renasceu das cinzas, depois de mais de uma década sem ter o  futebol sénior em atividade. O Várzea montou uma máquina de marketing mobilizadora, e conseguiu fazer um brilharete neste seu regresso ao popular. O Várzea com o Mister Nuno Rodrigues ao leme, arrancou forte no campeonato, e conseguiu a sua melhor classificação ao fim de 3 Jornadas, ao ocupar o 3º lugar, da 7ª jornada até à 12ª ocupou o 7º lugar, e ali foi alternando entre o 7º 6º e 5º Lugar. A sua melhor classificação de sempre, foi ter chegado ao 4º Lugar à 20ª jornada. Lugar que viria a perder para o Palme à 22ª jornada, terminado no 5º lugar.

Passamos ao Sequeade, 16ª equipa mais bem pontuada das três séries com 36 pontos.

 O Sequeade é provavelmente a equipa mais conservadora do popular de Barcelos. Não temos dados suficientes, para podermos avançar há quantos anos está o Mister Adérito Ferreira à frente desta equipa, mas são muitos. E tiramos-lhe o chapéu, porque esta equipa do Sequeade acaba por ser sempre na maior parte, uma equipa regular. Provavelmente foi até com este treinador que a equipa desceu de divisão mas voltou no ano seguinte à 1ª, e voltar a ocupar o seu lugar nos melhores do campeonato. Apesar desta regularidade, ainda lhe falta estofo para se bater de igual para igual com os seus adversários diretos, e é fora de casa onde na maioria das vezes esta equipa não conseguiu passar a onda. Não somou pontos com o Carapeços, não ganhou ao Negreiros. O seu maior destaque foi impingir a única derrota ao Leocadenses. A sua melhor classificação foi à 2ª e 4ªjornada onde chegou ao 4º Lugar, e o seu lugar predileto foi ocupar a 5ª posição da 11ª à 21ª Jornada o 5º Lugar, tendo apenas cedido esse lugar para o Paradela na última jornada. Terminado no 6º Lugar.   

Passamos ao Sº Martinho, 17ª equipa mais bem pontuada das três séries com 35 pontos.

Esta equipa do Sº Martinho a exemplo do Águas Santas, foi uma boa surpresa. Entrou no leque das equipas de 1ª, ao ter terminado no 6º Lugar. Não era fácil entrar no pódio numa série onde estava Oliveira e Pereira e sobretudo Remelhe. No entanto, esta equipa comandada por Miguel Pereira arrancou muito forte, e chegou ao 3º Lugar até à 7ª jornada. Andou ali depois numa troca entre o 3º e 4º Com o Remelhe, e à 12ª jornada volta o 3º Lugar. Mas voltou ao 4º lugar na jornada seguinte 13ª, e aguentou o 4º lugar até 18ª jornada onde caiu para 5º e de seguida ao 6º lugar. E por ali ficou até final.

Passamos ao Bastuço, 18ª equipa mais bem pontuada com 32 pontos.

Por fim chegamos à equipa de Bastuço, equipa que se junta ao Várzea S. Martinho e Águas Santas, com sendo uma das boas surpresas deste campeonato, terminado num honroso 7º Lugar. Foi com o Mister David Borges do princípio ao fim, que o Bastuço entrou no leque das 18 melhores equipas, num universo de 36 equipas, deixando para trás equipas como Fragoso, Silva e Cossourado, clubes que nos habituaram a ver mais das vezes com presenças na 1ª divisão. A equipa não começou bem a época, tendo andado pelo 9º Lugar à passagem da 8ª jornada. A sua melhor classificação foi ter chegado ao 5º Lugar à 10ª jornada, mas foi uma exceção, já que os seus lugares foi oscilar entre 8º e 7º lugar, que ocupou à 16ª jornada e o manteve até final.

Para terminar e por outras palavras, estas eram as equipas que voltariam a fazer parte da 1ª divisão, se fosse retomado o modelo antigo com 18 equipas na 1ª e 18 equipas na 2ª divisão, se fosse levado em conta o ranking das classificações finais no campeonato na fase regular.

Foi na séria A, onde houve mais divisão entre os melhores e os piores. A séria A meteu 7 equipas no Ranking das melhores 18. A série B meteu 5 equipas, e a série C com 6 equipas!

OBS. Sabendo nós que há aqueles mais atentos que se apegam a um erro de cálculo para nos criticar em comentários ao artigo, e não em mensagem privada para que possamos corrigir, isto para dizer que pode haver nas nossas contas algum erro de cálculo, se o fizemos não foi propositado, como devem imaginar. Isto é uma recolha feita na hora da escrita, e não é fácil fazer todas estas contas em curto espaço de tempo, e como devem imaginar não temos o dia todo para isto, porque somos amadores, a exemplo da maioria das equipas onde não recebem para jogar, dirigir ou treinar, é feito pela nossa parte por paixão ao popular. Sabem quanto tempo demorou a elaborar este artigo? Boas férias para estes magníficos atletas destas equipas frisadas, para Outubro à mais!