Esta 16ª jornada veio esclarecer mais as dúvidas sobre os candidatos em passar à fase seguinte, a derrota do S. Martinho deixa-o em 4º a 7 pontos do 3º Remelhe, nada está perdido, mas não será fácil para equipa de Miguel Pereira recuperar, toda esta desvantagem quando faltam apenas 6 Jornadas para final.

E é desse jogo que vamos começar por fazer análise geral desta 16ª jornada sem empates. 16 Equipas venceram. 16 Equipas perderam! É uma curiosidade, se levar-nos em conta que houve jogos com um certo equilíbrio.

Foi escasso, mas bastou um golo apontado por Regalas à passagem da meia hora de jogo para que o Oliveira somasse a sua 11ª Vitória sobre a equipa do Sº Martinho, mantendo a sua invencibilidade a par do Macieira também líder da serie B. A equipa de Ricardo Araújo soma 38 pontos resultante de 11 Vitórias e 5 empates, e bastará 3 vitórias para garantir a sua passagem ao Play-Off. O Sº Martinho ficou em 4º Lugar a 7 do 3º com poucas possibilidades de disputar o Play Of.

O Pereira depois da escassa vitória na jornada anterior pela margem mínima (1-0), voltou às goleadas e foi vencer Vilar do Monte o Sº Mamede com uma goleada de 4-0. Os pupilos de Zé Raio tiveram a contrariedade de sofrer de Autogolo o tento que deu a vantagem ao adversário aos 41 minutos, e o equilíbrio manteve-se até ao intervalo, com o resultado de 0-1.

Na 2ª parte a equipa do Pereira puxou em definitivo dos seus galões e dilatou o resultado para 0-2 à passagem dos 60 minutos por intermédio de Huguinho. O 0-3 chegou aos 85, foi seu autor Zezinho. O 0-4 final chegou ao cair do pano com Isaque a marcar de calcanhar e selar em definitivo a vitória para os pupilos de Carlos Silva.

O Pereira mantém o 2º lugar com 37 pontos, a 1 ponto do Líder Oliveira. Já o Sº Mamede somou a 13º Derrota e tem a segunda pior de3fesa do campeonato com 55 golos sofridos.

Passamos à equipa do Remelhe que à partida não teria dificuldades em vencer o lanterna vermelha Silveiros, e as previsões não defraudaram os adeptos, com uma goleada à antiga por 9-0. Uma goleada onde apenas Tiago Oliveira bisou, Jardel, Ferreira, Filipe Santos, Gonçalo, Ronca e Vilas fizeram todos o gosto ao pé.

O Remelhe além da vitória beneficiou da derrota do seu perseguidor S. Martinho, e tem agora uma diferença de 7 pontos, para assegurar o 3º Lugar, que lhe vai dando o estatuto de estar elegível para passar à fase seguinte, mas ainda com grandes possibilidades de chegar à liderança, pois tem apenas menos 2 pontos que o 2º Pereira e a 3 pontos do Líder Oliveira, e na próxima jornada vai haver o embate entre Pereira & Oliveira e pode beneficiar desse resultado. O Silveiros continua lanterna vermelha e é a única equipa que ainda não venceu nesta época.

Passamos ao Palme que se deslocou ao vizinho Feitos, com o mar no horizonte, umas das melhores vistas que se pode abranger desde um campo de jogos do popular de Barcelos, e venceu por 3-1. O Palme inaugurou o marcador estavam passados 23 minutos, sendo Tiago Silva o seu autor, e com esta magra vantagem 0-1 se chegou ao intervalo.

Na 2ª parte o pistoleiro Fábio Gaio encarregou-se assaltar os 3 pontos em definitivo, ao elevar para 0-2 aos 60 minutos e 0-3 aos 90 minutos. Nos descontos o Feitos apontou o seu tento de honra , desconhecemos o seu autor. O Palme encontra-se em 5º lugar mas ainda longe do último lugar do Pódio com 27 pontos, mas tem o 4º Lugar apenas a 1 ponto. O Feitos está em queda livre e somou a sua 8ª derrota consecutiva.

O Várzea está no leque dos clubes bem classificados, e com esta vitória sobre o Carvalhas por 3-0 ficou a somar 27 pontos no 6º Lugar mas com os mesmos pontos do 5º Palme, o que quer dizer que pode ainda subir 2 degraus até ao 4º Lugar, ocupado pelo S.º Martinho que está apenas a 1 ponto.

O golo que deu vantagem ao Várzea surgiu ais 13 minutos por intermédio de Rui Faria 1-0. O 2-0 foi apontado por Vilaça aos 34 minutos. Resultado ao intervalo.

Na 2ª parte foi Grilo a fazer o 3-0 aos 60 minutos. O Carvalhas vinha de uma vitória moralizadora, mas não foi capaz de travar o Várzea no seu reduto. Está no 8º Lugar com 17 pontos.

Por fim destacamos a vitória do Cossourado no derby em Balugães, perante o Baluganense por 1-0. O golo que valeu os 3 pontos foi apontado por Zeca no cair do pano da 1ª Parte. Na 2ª parte o Baluganense desperdiçou uma grande penalidade à passagem do minuto 68, que lhe poderia dar o empate com 30 minutos ainda por jogar.

O Cossourado somou a 6 vitória, curiosamente 5 foram fora de casa, em casa só somou uma vitória à 3ª Jornada e já não vence em casa fez 4 meses!  O Cossourado soma 23 pontos e encontra-se no 7º Lugar com 23 pontos. O Baluganense manteve o 10º Lugar com os seus 13 pontos.

Série C Golos. Em Falta Feitos 1,

Remelhe 9-0 Silveiros (Jardel,Ferreira,Filipe Santos,Gonçalo,Ronca, Vilas, Ronaldo,Tiago Oliveira 2)

Baluganense 0-1 Cossourado (Zeca)

Sº Mamede 0-4 Pereira (AG,Huguinho, Zezinho,Isaque)

Oliveira 1(Leandro) - 0 Sº Martinho

Feitos 1-3 Palme (Fábio Gaio 2,Tiago Silva)

Várzea 3-0 Carvalhas (Rui Faria,Vilaça,e Grilo)