Esta 18 ª Jornada veio confirmar a passagem do Macieira ao Play- Off. O jogo da jornada anterior está ainda em fase de inquérito, e por isso teve que esperar mais uma semana para ser o 1º clube a conseguir o apuramento à fase seguinte. Macieira é um dos líderes invicto. O outro é o Oliveira. Não houve confrontos diretos e vamos passar análises dos jogos.
Macieira 6 (Fábio,Raul, Ricardo, Nuno Novais 2, Bruno Barros) -0 Á. Neiva
Era uma questão de tempo para este super Macieira carimbasse em definitivo o passaporte para o Play- Off. O próximo objetivo é segurar a vantagem para lhe garantir o 1º Lugar desta série, que ficou ainda mais perto, depois do empate do Vice líder Leões em Milhazes, e se a decisão do jogo da jornada anterior, onde ainda decorre o inquérito, lhe for favorável, fica com o 1º lugar de bandeja e bem merecido.
Neste jogo recebia o Águias do Neiva que apesar de ser a lanterna vermelha, tinha vindo a melhorar defensivamente, onde não perdia por muitos. Desta vez não resistiu a força deste Macieira que é demolidor no ataque, onde passou a somar 54 golos, mas ainda tem o Pereira (noutra série) como melhor ataque da prova com 57 golos!
Para facilitar esta vitória do invicto Macieira, Fábio inaugurava o marcador aos 5 minutos. Seguiu-se depois alguma acalmia com o 2-0 a surgir aos 25 minutos, sendo seu autor Raúl. E o jogo foi para o intervalo. Com o passar do tempo até parecia que goleada não estava nas cogitações dos dois clubes, até que a 15 minutos do final surge o 3-0 por intermédio de Ricardo Ferreira aos 74 minutos. 5 Minutos depois, aos 79, já Nuno Novais (melhor marcador da equipa) assinava o 4-0. 5 Minutos depois Nuno Novais bisava e assinava o 5-0. O 6-0 e resultado final, foi apontado por Bruno Barros já na entrada dos descontos. Do Macieira está tudo dito a não ser assinalar esta passagem à fase seguinte em vésperas do aniversário do Mister António Carvalho. As Águias do Neiva nesta sua reentrada no popular ainda voam baixinho, mas as bases podem ficar mais bem sólidas, a pensar na próxima época.
Cristelo 0-0 Leões
Os Leões da Serra jogavam em Cristelo, uma equipa que vinha subindo na tabela nesta fase do campeonato, e mesmo não dependendo apenas de si, uma derrota do Carvalhal e o empate do Águas Santas (como aconteceu) caso vencesse este jogo em Cristelo poderíamos ter os Leões apurados, o que quer dizer, que na próxima jornada basta aos Leões fazer o mesmo resultado do Carvalhal e fica automaticamente apurado para a fase seguinte. O jogo não passou do nulo e dividiram os pontos entre si. Os leões da Serra são vice líderes, e o Cristelo manteve o 5º Lugar com 28 pontos.
Lijó 1 (Gabriel) -3 Carvalhal (Bruno Fernandes, Leandro Carlos Brito)
O Carvalhal nesta fase, em cada jogo é uma final. Um resultado negativo pode afastar os pupilos de Piloto para fora da fase seguinte.
A partida caminhava já para a meia hora de jogo, quando Bruno Fernandes inaugurou o marcador em Lijó para a equipa de Carvalhal 0-1. Mas o jogo não foi para o intervalo sem que a equipa da casa restabelecesse o empate 1-1, foi Gabriel a empatar a partida aos 43 minutos.
Na 2ª parte o Carvalhal entrou com tudo, e voltou à vantagem aos 50 minutos por intermédio de Leandro, 1-2. O 1-3 foi apontado por Carlos Brito à passagem dos 72 minutos. O Carvalhal mantem intactas as aspirações na passagem ao Play Of. Já esteve 6 pontos de um dos terceiros, e ficou agora apenas a 2 pontos do Perelhal da Série A que soma 34 pontos. O Carvalhal soma 32 pontos. O Lijó somou a 6ª derrota consecutiva, desceu ao 10º Lugar com 15 pontos, em troca com o Fonte Coberta que passou a somar 16, e Os Estrelas já estão a modere-lhe os calcanhares com os mesmos 15 pontos.
Águas Santas 0-0 Milhazes
O Águas Santas ao empatar em casa com o Milhazes a zero hipotecou praticamente a possibilidade de vir a ser um dos terceiros melhores classificados. A Luta do Águas Santas era com o Carvalhal na luta pelo 3º Lugar e essa luta vai continuar na próxima jornada, na qual o Carvalhal vai receber o Águas Santas. Qualquer resultado que não seja da equipa da casa, pode hipotecar a passagem do 3º lugar deste grupo à fase seguinte, tudo depende do que vier a fazer o Perelhal e Negreiros na série A, já que o Remelhe na série C tem uma vantagem ainda maior, já que soma 38 pontos. Até ao lavar dos cestos é vindima e matematicamente tudo é possível, uma vez que estão ainda 12 pontos em disputa. Já o Milhazes de Costinha com este ao leme, apenas perdeu no seu primeiro jogo como treinador da equipa, e depois daí leva já 5 jogos sem perder, somado 3 vitórias de 2 empates. Costinha pegou na equipa no penúltimo lugar com 10 pontos, subiu degrau a degrau, e já está no 6º lugar com 21 pontos, o que quer dizer que fez mais pontos em 6 jogos que o anterior treinador fez em 13!
Fragoso 2 (Neiva e Xu) -2 F. Coberta (Hélder e Mineiro)
Um bom jogo parece ter acontecido em Durrães no qual o Fragoso em casa emprestada empatou a 2-2 .
O Fonte Coberta inaugurou o marcador aos 17 minutos por intermédio de Hélder, resultado com que se chegou ao intervalo. Na 2ª parte O Fragoso chegou ao empate 1-1, estavam decorridos 62 minutos, Neiva foi o seu autor. Aos 85 minutos o Fonte Coberta voltou à vantagem por intermédio de Mineiro, mas no último folego Xu conseguiu restabelecer de novo a igualdade 2-2. Com este resultado ambas as equipas mantiveram os seus lugares na tabela. O Fragoso em 8º Lugar com 19 pontos, o Fonte Coberta no 10º Lugar com17 pontos.
Estrelas 3 (Armindo,2 Xavi)-1 P. Furada (Sereno)
Por fim analisamos a vitória de Os Estrelas perante o Pedra Furada, e a chapa 3 com que o esta equipa marcou ao Líder Macieira, jogo que se encontra em inquérito e não sabemos se os golos contam. Para dizer que continuam com veia goleadora ao vencer o Perda Furada por 3-1.Não temos quaisquer incidências desta partida, nem a marcha do marcador. Os Estrelas com menos um jogo estão no 9º Lugar com 18 pontos, o Pedra Furada está no 7º Lugar com 20 pontos. Pedra Furada que perdeu pela 4ª vez consecutiva, depois de ter feito uma forte recuperação , voltou a cair na tabela.