Foi uma jornada 18 muito especial nesta Série A. Onde os 6 primeiros classificados (os mais fortes candidatos) se defrontaram entre si. Sequeade 5º Recebeu o Carapeços 1º. O Paradela 6º Recebeu o Leocadenses 2º, e o Negreiros 4º Recebeu o Perelhal 3º classificado. O fator casa acabou por não favorecer, pois nenhuma equipa conseguiu vencer em casa. Mais, nesta jornada nenhuma equipa conseguiu vencer em casa. O Aborim juntou-se ao Carapeços e Leocadenses ao vencer fora o Santa Eugénia. Os restantes jogos deram empate nas restantes 6 equipas.

Sequeade 0-1 Carapeços (Nakata)

Vamos começar pelo Líder Carapeços, que tinha a difícil missão de se deslocar ao campo de Sequeade, um terreno onde tinha deixado os 3 pontos para o Bastuço que ali jogou em campo emprestado na jornada anterior e venceu por 1-0. Quando dissemos que o Carapeços matou o borrego, foi porque tivemos que recuar até à época 2014-2015 para encontrar a última vitória do Carapeços neste terreno. Uma vitória por 2-1 com 1-1 ao intervalo. Mister Canário era o Treinador. Época em que o Carapeços se sagrou campeão.

Não temos as incidências da partida, e apenas sabemos que o golo foi apontado por Nakata à passagem do minuto 78, e deu a vitória ao Carapeços por 1-0, a 14ª desta época. Com esta vitória o Carapeços manteve a liderança com 44 pontos, e poderá porque não depende apenas de si vencer o próximo jogo em casa com o Creixomil, para assegurar a passagem à fase seguinte. . O Sequeade com esta derrota fica com missão muito difícil, apesar de estar apenas a 4 pontos do 3º Perelhal, mas ainda tem o Negreiros a 3 pontos no 4º Lugar.

 Paradela 1 (Amorim) -2 Leocadenses ( Reko e Coutada)

O Leocadenses também tinha uma missão difícil na sua deslocação a Paradela. Uma equipa que vinha com 6 vitórias consecutivas! Paradela que ainda ambicionava lutar pelo 3º lugar. Mas dois golos de bola parada deram uma preciosa vantagem ao Leocadenses ao intervalo. Reko inaugurou o marcador de grande penalidade, e Coutada de livre direto fez o 2-0. No início da 2ª parte Amorim ainda reduziu para 1-2, mas não o suficiente para evitar a vitória do Leocadenses, que manteve o lugar de vice líder, a 3 pontos do Carapeços, e sem depender apenas de si, pode garantir a passagem à fase seguinte, se vencer o seu jogo em casa na próxima jornada com a Santa Eugénia, e esperar que o Carvalhal perca o seu jogo, pois garantia um dos melhores terceiros classificados. O Paradela com esta derrota, mesmo que matematicamente seja possível, ficou praticamente arredado da luta pela passagem à fase seguinte.

 Negreiros 1 (Lopes) -1 Perelhal (Huguinho)

Passamos ao jogo mais importante, mas não decisivo, pois ainda faltam 4 jornadas e 12 pontos em disputa, mas não tenhamos dúvidas que o Perelhal deu um passo muito importante para se apurar para a fase seguinte com o empate conseguido na casa do Negreiros, equipa que só a vitória interessava para conseguir recuperar o 3º lugar. O Negreiros até começou bem ao inaugurar o marcador aos 43 minutos por intermédio de Lopes, e foi com essa preciosa vantagem de 1-0 para o intervalo. Na 2ª parte à passagem dos 55 minutos Huguinho restabeleceu a igualdade 1-1 para o Perelhal. Um empate que não sofreu alteração até ao fim. Com este empate o Perelhal segurou o 3º Lugar com 36 pontos, mas não se pode descuidar, porque o Carvalhal atual 3º da série B soma 34 pontos, e pode haver um volte face quanto ao pior 3º classificado. Remelhe com 38 está melhor posicionado para passar como o melhor 3º lugar das três séries. O Negreiros apesar de enfrentar um calendário aparentemente mais difícil que o Perelhal (recebe Carapeços e desloca-se a Sequeade) ainda não atira a toalha ao chão, porque a 1 ponto do Perelhal e com vantagem em entre si em caso de igualdade pontual, ainda é possível passar ao Play-off.

Silva 3 (Adélio 2, João Gomes)-3 Bastuço (Pato 3)

Passamos ao jogo das equipas que seguiam os candidatos. Silva 8º recebeu o Bastuço 7º e assim ficou a classificação no final do jogo, porque as equipas empataram 3-3. Pelo Silva marcou João Gomes e Adélio Bisou, e pelo Bastuço Pato não fez por menos e assinou o único Hat-Trick da desta Jornada 18. O Bastuço está em franca recuperação, não perde à 4 jornadas, onde venceu por 3 vezes e empatou este jogo. O Silva somou o 4º Jogo sem vencer.

Santa Eugénia 2 (André e Queirós) -3 Aborim (Paulo, Xavier e Mika)

Destacamos ainda a vitória do Aborim 9º classificado em Santa Eugénia 11º classificado por 3-2. Lamentamos que da parte destas equipas não nos cheguem os golos ao minuto, para daqui fazer a marcha do marcador. Por vezes somos acusados de não dar destaque a certas equipas mais pequenas, mas a verdade é que da parte destes também não nos fazem chegar conteúdo nenhum, para que possamos fazer uma análise um pouquinho mais detalhada. Pelo Santa Eugénia marcaram André e Queirós, pelo Aborim marcam Paulo, Xavier, e Mika. O Aborim somou a sua 5ª Vitória da época. O Santa Eugénia somou a 13ª derrota.

Creixomil 2 (Zé Miguel e Hélder Leal) -2 Cambeses (Ferreira e Pikolim)

Por fim analisamos o jogo entre Creixomil 10º a receber o Cambeses último classificado. O Creixomil foi madrugador ao inaugurar o marcador aos 10 minutos por intermédio de Zé Miguel 1-0. Aos 20 minutos Hélder Leal dilatou para 2-0, Resultado ao intervalo. Na 2ª parte tudo se inverteu a papel químico! Aos 58 minutos já o Cambeses tinha o jogo empatado 2-2, com golos de Ferreira, e de Pikolim. O Histórico Creixomil está num modesto 10º Lugar com 7 pontos e apenas venceu uma vez neste campeonato. O Cambeses também venceu uma vez e está no último lugar com 6 pontos..