Na série B a 17ª jornada ficou manchada nos descontos, com o árbitro a não terminar a partida entre o Macieira e os Estrelas devido a uma agressão a um Juiz de Linha. Fora isso os favoritos venceram todos, e espera-se novidades para a próxima semana, porque Macieira e Leões estão na iminência de carimbar o passaporte para o Play Off  .

Começamos pelo jogo polémico que apesar do estatuto de uma e outra equipa o equilíbrio no jogo durou até ao fim.

Frente a frente, estava o Macieira Líder, que estava a uma vitória de carimbar o passaporte para o Play Off , e do outro lado estava Os Estrelas, que não estava ali apenas para participar na festa. O zero a zero estava quase condenado a ir para o intervalo, mas Vicente conseguiu inaugurar o marcador aos 42 minutos para o Macieira. Mas se o equilíbrio durou até ali, Os Estrelas não se fez de rogado e empatou por intermédio de Xavi  em cima do intervalo 1-1. Há passagem dos 60 minutos, Os Estrelas passaram mesmo para a frente do marcador ao fazer o 1-2 por intermédio de Armindo. Aos 70 o Macieira restabeleceu a igualdade 2-2 por intermédio de Bruno Miranda. Aos 84 minutos Os Estrelas voltaram à vantagem 2-3 por intermédio de Carlos. Aos 90minutos Nuno Novais restabeleceu de novo a igualdade 3-3. Já nos descontos, dos 6 minutos dados pelo árbitro! Há quem diga que faltavam 2, há quem diga que estava no minuto 98. O Macieira chega ao 4-3, instalou-se a polémica com o bandeirinha do lado da bancada a ser agredido. Segundo relatos dos queixosos alegam que o Guarda-redes teria sido carregado dentro da pequena área, daí reclamavam falta e o golo não deveria ser validado, o árbitro assim não entendeu e apontou o centro do terreno, instalando-se de seguida a confusão. Não podemos garantir nada sobre estes relatos, pois o conselho de disciplina tomará a decisão despois de consultar os relatórios do árbitro e Delgado ao jogo. Que fique claro, que não estamos ser juízes neste caso. À espera da decisão, o Macieira adiou por alguns dias a confirmação na sua passagem à fase seguinte, e se não for antes basta ganhar o próximo jogo.

Os Leões da Serra receberam e venceram pela margem mínima o Fragoso por 1-0. O golo foi apontado por Rui Dias. Os Leões passaram a somar 43 pontos no 2º Lugar, e bastará uma vitória no próximo jogo em Cristelo para garantir a passagem à fase seguinte. Os Leões em igualdade pontual com Águas Santas e Carvalhal atuais 3º e 4º Classificados tem vantagem no confronto entre si. O Fragoso a fazer juízo no resultado pela margem mínima, parece ter melhorado com a chegada de Israel ao comando técnico da equipa.

O Águas Santas também jogava cartada importante em Fonte Coberta, sabendo que só a vitória interessava, se quisesse manter a luta pelo 3º lugar. O jogo caminhava para o intervalo quando Daniel no seguimento de um canto inaugurou o marcador para o Águas Santas aos 42 minutos. Na 2ª parte decorria já o minuto 62 quando o Fonte Coberta restabelece a igualdade 1-1 por intermédio de Hélder Araújo. Quatro minutos depois (66) já o Águas passava de novo para a frente do marcador 1-2, desta vez por intermédio de Hélder Ribeiro. Aos 85 minutos através de uma grade penalidade, Hélder Ribeiro bisou e colocou o resultado final em 1-3. Com esta Vitória o Águas mantém a luta pelo 3º lugar, está em 4º mas com os mesmos 31 pontos do Carvalhal. Este desempate, se não for antes, poderá ser desfeita no jogo da 19ª Jornada onde o Carvalhal recebe o Águas Santas. A diferença destes dois clubes para os 3º Lugares das restantes séries estão em 4 pontos, mas a diferença já foi maior!

Analisamos agora o jogo Pedra Furada Cristelo, onde os visitantes teimam em não deitar a toalha ao chão pelo 3º lugar. O Cristelo depois de goleado na semana passada pelo Macieira 6-0, foi a casa do Pedra Furada vencer por 4-0. Com os golos a serem marcados por João Moreira e Pena e João Moreira a Bisar. O Cristelo está no 5º Lugar e soma 28 pontos. O Pedra Furada somou por derrotas os últimos 3 jogos e encaixou 8 golos nos dois últimos. Está no 6º Lugar com 20 pontos.

O Carvalhal sem margem para perder mais pontos se quisesse manter acesa luta pelo melhor 3º lugar, foi Abade do Neiva defrontar o Águias e saiu de lá com uma vitória por 2-0.

O Golo inaugural surgiu aos 16 minutos por intermédio de Camocha. Resultado ao intervalo.

O 0-2 para o Carvalhal surgiu quase no cair do pano, foi seu autor Bilinho. Com esta vitória o Carvalhal mantém a luta pela passagem ao Play Off , está no 3º lugar com 31 pontos, um 3º lugar que ainda está a 4 pontos  dos terceiros das restantes duas séries, mas a diferença já foi maior. O Carvalhal tem o Águas Santas com os mesmos pontos no 4º Lugar, mas tem a vantagem de receber o Águas na 19ª Jornada, mas atenção, o empate serve ao Águas, já que na primeira volta venceu o Carvalhal por 2-0!

Por fim analisamos a vitória do Milhazes perante o Lijó por 3-2. O Lijó ainda foi a vencer para o Intervalo um golo de cabeça de Bitinha Ferrari , 0-1 .

Na 2ª Parte o Milhazes restabeleceu a igualdade 1-1. Mas aos 70 minutos Cahada, de novo de cabeça colocava de novo o Lijó em vantagem 2-1. Mas nos 20 minutos finais, o Milhazes deu a volta ao marcador e venceu por 3-2.  Golos de Passos , Queirós e Pena. O Milhazes de Costinha depois de perder o 1º Jogo no comando da equipa, leva já 3 vitórias e 1 empate nos últimos 4 jogos, e tem disparado na tabela, estando agora no 7º Lugar com 20 pontos. O Lijó somou a 5ª derrota consecutiva, mas manteve o 10º Lugar com 15 pontos.    

Série B 17ª Jornada, Marcadores

Águias do Neiva 0-2 Carvalhal (Camocha e Bilinho)

Milhazes 3 (Passos Queirós e Pena) -2 Lijó (Bitinha e Cachada)

F.Coberta 1( Hélder)- 3 A.Santas (Daniel e Hélder Ribeiro 2)

Leões 1 (Rui Dias) -0 Fragoso

P. Furada 0-4 Cristelo (João Moreira, Pena Jorge 2)

Macieira x Estrelas (não chegou ao fim)