Realizaram-se no passado Domingo, todos os jogos referentes à 8ª Jornada do Popular de Barcelos. Começamos por analisar os jogos da série A. O maior destaque vai para a 1ª Derrota do Fonte Coberta em casa com o Carapeços, não foi pela derrota em si, já que prevíamos um maior equilíbrio onde uma vitória pela margem mínima poderia surgir para cada um dos lados, mas não estávamos à espera por uma diferença de 6-0 com que o Carapeços saiu de lá vencedor. Apesar da derrota o Fonte Coberta continua líder com 18 pontos. Tem agora 1 ponto de vantagem sobre o Oliveira (2º) que folgou nesta jornada e do Carapeços (3º Com mais um jogo), ambos somam 17 pontos. Outra goleada aconteceu em Pedra Furada onde o Várzea foi golear o Chorente por 7-0. Numa jornada onde na série A se marcaram 25 golos. Só nestes 2 jogos marcaram-se 13 golos, mais de metade dos golos de todos os jogos (25 da série A).  Jogo de extrema importância aconteceu em Palme. Onde resultou um empate entre o Palme e Remelhe a duas bolas. Um resultado que não foi benéfico para nenhuma das equipas, porque com a divisão de pontos (1) ambas se atrasaram na perseguição aos da frente. Apesar disso são duas equipas que estão em condições de estarem no leque de equipas com possibilidade de se mais não seja lutar por um lugar na 1ª divisão da próxima época. O Remelhe é a par do Oliveira as duas equipas sem derrotas nesta série A. Perelhal e Macieira da Série B e Leocadenses da série C, completam as 5 equipas invictas passadas que estão 8 jornadas. Ultrapassamos o primeiro terço do campeonato, e ainda não podemos arriscar muito nas equipas e os seus objetivos. Mas para já vemos Fonte Coberta, Oliveira, Carapeços a lutar por um lugar na 2ª fase, e depois temos Palme, Remelhe, Sº Martinho e Águias do Neiva, bem posicionado para atacar o 4º e 5º lugar que podem valer a presença na 1ª divisão. GDR Campo Paradela e Várzea completam o leque que tem possibilidades de entra na luta. Mais condenados a fazer parte na 2ª divisão, estão Chorente, Milhazes e Sº Mamede. Marcaram-se 62 golos nesta 8ª Jornada, provavelmente a mais produtiva desta época. Destaque para o jogador Bessa do Várzea porque foi autor de um Poker no jogo em Chorente e só jogou na 2ª parte. Bisaram ainda Luís do Sº Martinho, e Salgado do Carapeços que jogou apenas os últimos 35 minutos! Na lista dos melhores marcadores Luís do Sº Martinho e Gaio do Palme apanharam Lopes do Bastuço SºJoão  na liderança e passam a somar os três 8 golos. Bessa do Várzea com o Poker conseguido chegou ao 8º Lugar com 5 golos.      

Fonte Coberta 0-6 Carapeços (Samuel, Postiga, Diogo, Salgado 2. Nakata)

Começamos pelo jogo da jornada no qual o Fonte Coberta líder só com vitórias (6) recebia o Carapeços 3º classificado. O jogo terminou em goleada, e pelas nossas fontes chega-nos a informação que a equipa da casa viu-se forçada a adaptar um jogador a central, depois da saída do lesionado Tiago Oliveira! Esta tese tem lógica, mas ao mesmo tempo o Carapeços já tinha demonstrado desde o início da partida que tinha noção que estava proibido de perder mais pontos, dada a sua posição de estatuto na tabela classificativa de vice-campeão, no entanto a partida só começou a ter golos à passagem dos 27 minutos, com Samuel abrir o marcador. Aos 32 Postiga elevou para 0-2, e com este resultado se chegou ao intervalo. Na 2ª parte voltou haver equilibro até aos 70 minutos, altura em que o Carapeços eleva para 3-0 por intermédio do Jovem central Diogo. Aos 75 minutos Salgado com 20 minutos em campo fez o 4-0. Aos 75 Nakata elevou para 5-0 e Salgado bisou aos 90 ao apontar o 6-0 final. Com esta vitória o Carapeços cimentou o 3º lugar com 17 pontos, os mesmos do Oliveira que segue em 2º com menos um jogo. O Fonte Coberta perdeu a invencibilidade, mas não perdeu a liderança, soma 18 Pontos, tem os mesmo jogos (7) do Oliveira e menos um que o Carapeços 3º classificado.   

Chorente 0-7 Várzea (Bessa 4, Rui Faria, Miguel e Wilson)  

Passamos à 2ª Goleada da jornada, e graças à boa colaboração, também temos a marcha do marcador. O Chorente vinha a fazer alguns jogos em que teve algum acerto defensivo, mas neste jogo voltou ao passado, e por isso é a equipa com mais golos sofridos da prova.

O golo inaugural da partida aconteceu à passagem dos 5 minutos por intermédio de Miguel, 1-0. Aos 37 minutos Rui Faria apontou o 2-0 com que se chegou ao intervalo.

Na 2ª parte Bessa entrou em campo e foi um animal à solta. Aos 53 Bessa eleva para 3-0, aos 65, para 4-0, aos 77 para 5-0 e aos 80 para 6-0! Para fechar a goleada apareceu Wilson a fazer o 7-0 final. Sem mais incidências desta partida tudo aponta que o jogo teve na 2ª parte sentido único à baliza do Chorente, e a vitória do Várzea não sofre contestação. O Várzea depois do empate na jornada anterior com líder Oliveira, voltou às vitórias, está agora no 9º Lugar com 9 pontos, a 3 pontos de um lugar cinzento (5º Lugar) que pode dar presença na 1ª divisão da próxima época. O Chorente está em 11º lugar com 4 pontos.

Palme 2 (Gaio e Pimenta) -2 Remelhe (Ronaldo e Rafa)  

Este era outro jogo de extrema importância para ambos os emblemas, já que ambos tem objetivos ambiciosos para esta época em curso.

Começou melhor o Remelhe ao colocar-se em vantagem à passagem dos 14 minutos por intermédio de Ronaldo 0-1. O Palme não ficou abalado com o golo sofrido e foi à procura da igualdade, e o suspeito do Costumo Gaio restabeleceu a igualdade à passagem dos 28 minutos 1-1. O Palme ainda embalado com o golo do empate, consegue mesmo fazer a reviravolta ao marcador já muito perto do final da 1ª parte (41 minutos). Desta vez foi Pimenta a fazer o 2-1.

Na etapa complementar o Remelhe como lhe competia foi à procura do empate e consegui-o à passagem dos 57 minutos, sendo o marcador do golo Rafa 2-2. Ainda com mais de 30 minutos para jogar o resultado não se alterou até final.

Estas duas equipas tem dado provas de responder às adesividades nos jogos. O Palme tem bom futebol, e sobressai a boa forma física dos seus atletas. Já o Remelhe, também tem respondido bem nas desvantagens nos jogos, e parece que o empate não os faz arriscar mais ainda! São 5 empates em 7 jogos e apenas venceu por 2 vezes, mas sobressai que os Pupilos de Barrega ainda não perderam neste campeonato. Oliveira, Macieira, Perelhal e Leocadenses completam o leque dos invictos deste campeonato. O empate não foi benéfico para nenhuma das equipas porque 1 ponto para cada equipa não os fez subir na tabela! O Remelhe até se viu ultrapassado pelo Águias do Neiva e pelo Sº Martino, caindo para o 7º lugar com 11 pontos. Fica a 1 ponto da linha cinzenta (5º Lugar) O Palme manteve o 4º lugar com 14 pontos e fica a 3 pontos dos segundos Carapeços e Oliveira.  

Águias do Neiva 2 (Bruno Gomes e Tiago Indi)-1 GDR Campo ( João Maciel)

Este era um jogo que não era de titãs, mas era um jogo onde se previa o equilíbrio, olhando ao que ambas as equipas tem feito até aqui. E o resultado pela margem mínima parece dar-nos razão. O Águias do Neiva inaugurou o marcador aos 30 Minutos por intermédio de Bruno Gomes 1-0. Resultado ao intervalo. Na 2ª Parte à passagem dos 65 minutos o Águias do Neiva aumentou a vantagem para 2-0 por intermédio de Tiago Indi 2-0. O GDR Campo reduziu por intermédio de João Maciel à passagem dos 83 minutos 2-1.  Com esta vitória o Águias deu um salto muito significativo na tabela, ao passar de 8º para o 6º lugar, ultrapassando o próprio GDR Campo e o Remelhe na tabela, soma 12 pontos e está com os pontos da linha cinzenta que pode dar ou não a fazer parte da 1ª divisão da próxima época. O GDR Campo mesmo derrotado desce ao 8º Lugar, soma 10 pontos e fica a 2 pontos da tal linha cinzenta.   

Sº Mamede 1 (José Santos) -3 Sº Martinho (Estevão, Luís 2)

O Sº Martinho partia favorito para este jogo em Vilar do Monte e acabou por vencer por 3-1.A equipa da casa as Águias de Sº Mamede, clube que nos orgulha porque está presente em (quase) todas as edições do Popular. Pode não ser um clube de grandes agitações, mas é um clube em que admiramos pela coragem que move todos os seus diretores.

Não temos incidências da marcha do marcador deste jogo e limitamo-nos a fazer análise dos dados que nos enviam.  Assim sendo, temos a dar destaque ao marcador do golo inaugural Estevão, um jovem de 16 anos que já fizemos referências nos nossos canais das redes sociais, mais concretamente no Facebook domingoadez. Feitas as contas as Águias de Sº Mamede voam baixinho na procura dos primeiros pontos. Já o Sº Martinho voa mais alto e com esta vitória está na tal zona cinzenta em que nós a rotulamos de zona que pode dar ou não presença na 1ª divisão da próxima época, porque só os 2 melhores 5ºs Classificados tem direito a ficar na divisão maior.

Milhazes 0-1 Paradela (Vítor Fernandes)

Mais um jogo que se previa equilibrado sem favoritos, dado que os bons resultados não tem acompanhado estas duas equipas nesta presente temporada.  

Cada clube gere-se com a sua receita anual, e quando não há loucuras procura-se sempre fazer o melhor, e o importante é marcar presença no popular.Os objetivos principais não estão ao alcance de todos, mas no entanto estamos no 1º terço do Popular e atá ao final ainda pode haver uma injeção de moral em todo este staff e chegar mais longe quem sabe lutar por um lugar de 1ª divisão na próxima época. Neste capítulo o Pardela ganhou moral, depois da entrada de Manuel Faria para o comando técnico do Paradela no passado dia 18. A verdade seja dita, não se pode dar todo o mérito ao novo treinador só com  a mensagem da palestra, temos que avaliar daqui a mais algumas jornadas. Mesmo assim o Paradela entra no leque de equipas que está apenas a 3 pontos da tal zona cinzenta (pode dar acesso à 1ª divisão) com 9 pontos. Já o Milhazes da Simpática Presidente Joana Silva, os atletas tem que levantar a moral quando se tem à frente uma Presidente de contas certas.

Fica registado que o golo da vitória foi apontado por Vítor Fernandes à passagem dos 20 minutos.

  Resultados e marcadores da 8ª Jornada série A

Chorente 0-7 Várzea (Bessa 4, Rui Faria, Miguel e Wilson)  

Sº Mamede 1 (José santos) -3 (Estevão, Luís 2)

Palme 2 (Gaio e Pimenta) -2 Remelhe (Ronaldo e Rafa)  

Fonte Coberta 0-6 Carapeços (Samuel, Postiga, Diogo, Salgado 2. Nakata)

Milhazes 0-1 Paradela (Vítor Fernandes)

Águias do Neiva 2 (Bruno Gomes e Tiago Indi)-1 GDR Campo ( João Maciel)