Realizou-se neste fim-de-semana a 7ª jornada do Popular de Barcelos. Na série A o destaque vai para o Fonte Coberta, que fruto da vitória em Paradela passa a ser o novo líder, destronando o Oliveira que vinha liderando desde a 1ª jornada, mas a cedência de um empate no Várzea fê-lo descer ao 2º lugar. O Carapeços manteve o 3º lugar mesmo tendo cedido um empate caseiro com um concorrente direto o Palme. GDR Campo, Remelhe e Sº Martinho venceram e encurtaram distâncias para os lugares que dão acesso à passagem seguinte e lugares de disputar a 1ª divisão na próxima época. Sº Mamede é último e ainda não pontuou. Foram apontados 59 golos nesta jornada, sendo que 24 aconteceram nesta série A, uma das melhores jornadas em golos, talvez a mais produtiva. Nos marcadores desta jornada destacamos os bis de Ronca do Fonte Coberta, de Camocha do Remelhe, Luís e André Rego do Sº Martinho, e Santas do GDR Campo. Luís do Sº Martinho está no leque dos 4 jogadores com 6 golos. A liderança pertence ao avançado Lopes do Bastuço Sº João com 8 golos, e com 7 golos seguem Gaio do Palme e David dos Leões.     

1-Carapeços 1 (Samuel) - Palme 1 (Gaio)  

Assistimos ao jogo Carapeços x Palme, jogo disputado no Sábado, jogo antecipado devido ao Carapeços ter agenda religiosa no domingo de manhã, sendo tradição assistir à eucaristia e de seguida uma romagem ao cemitério em homenagem a todos os sócios falecidos. O Carapeços festejou 34 anos, na mesma semana onde o Palme festejou 28 anos.

O jogo não se pode dizer que foi uma partida bem jogada, onde houve mais luta física pela posse de bola sem jogadas com princípio meio e fim. O Carapeços desperdiçou uma grande oportunidade logo aos 10 minutos com o estremo Marco na cara do Guarda-redes a rematar à figura. Volvidos 15 minutos Romeu em boa posição na área sem marcação volta a rematar à figura do Redes do Palme, depois de um bom cruzamento vindo do ataque pela direita. Estas foram as melhores oportunidades de golo do Carapeços, e até ao intervalo o redes do Palme Cláudio  ainda teve que intervir por mais uma ou duas vezes com defesas apertadas. O Palme apesar de também ter algumas incursões no ataque nunca colocou o redes do Carapeços à prova.

No início da 2ª parte a mesma luta no meio campo manteve-se, com o Carapeços a teimar jogar sempre em futebol apoiado envolvendo algumas tabelinhas mais pela direita do ataque, mas teve sempre no Guarda-redes Cláudio uma barreira difícil de ultrapassar. Há passagem dos 70 minutos o Palme numa bola metida para as costas da defesa do Carapeços desmarca um seu jogador na direita, já dentro da área faz remate cruzamento onde Gaio surge ao 2º poste a encostar para o golo da vantagem. Foi um golo contra a corrente do jogo? Foi sim! Porquê? Porque foi a única vez que o Palme rematou enquadrado com a baliza.

O Mister do Carapeços em desvantagem apostou tudo e colocou mais jogadores na frente descurando a defesa. E o Palme já nos descontos poderia fazer o 2-0 quando um seu jogador se isolou, mas escorregou já na área e permitiu o desarme, tendo este ficado caído, e o árbitro mandou seguir. No seguimento da jogada deu canto a favor do Carapeços, quando ao árbitro parou o jogo para se aperceber da lesão do jogador este levantou-se e ainda não tinha chegado ao meio campo, e do canto nasce o golo do empate para o Carapeços 1-1 sendo Samuel a cabecear para a baliza. Um balde de água fria para o Palme, mas um golo que colocou justiça no resultado.

O golo aconteceu aos 100 minutos? Sim! Mas nos 7 dados pelo árbitro ainda houve algumas paragens no jogo, foi descontos sobre descontos, e não cronometramos as paragens.

Mesmo não jogando bem o Carapeços foi superior, criou seguramente 8 oportunidades de golo, uma delas com bola na trave num jogo em que o guarda-redes do Palme Cláudio teve que fazer grandes defesas, tendo sido o melhor em campo. Do outro lado o Guarda-redes do Carapeços Luís não fez qualquer defesa que se possa dizer de golo cantado. Com este empate o Carapeços manteve o 3º lugar com 14 pontos e o Palme segue em 4º com 13 pontos e menos um jogo! Estão ambos em lugares de promoção, de passar à fase seguinte e de assegurar um lugar na 1ª divisão.   

2-Várzea 1 (Miguel) -1 Oliveira (Ferraz)  

O Líder tinha uma saída difícil no terreno do Várzea, mas mesmo assim lançou-se no ataque e conseguiu colocar-se em vantagem através de uma grande penalidade cobrada pelo Jogador Ferraz aos 30 minutos. Uma vantagem que durou até aos 87 minutos altura em que Miguel restabeleceu a igualdade para a equipa do Várzea. 1-1 Foi o resultado final. Não temos incidências desta partida, e limitámo-nos a fazer contas das quais o Oliveira ter perdido a liderança para o Fonte Coberta, equipa que passou somar por vitórias todos os seus 6 jogos disputados, somando 18 pontos. O Oliveira ainda não perdeu, contínua invicto, somou o seu 2º empate em 7 jogos, e passa ao 2º lugar com 17 pontos. O Várzea está em 9º Lugar com 6 pontos, tendo somado o 3º empate em 6 jogos.

3-Paradela 1 (Xavier) - 4 Fonte Coberta (AG, Ronca 2, Milhazes)

O Fonte Coberta só com vitórias deslocou-se ao terreno do Paradela, e o início do jogo não foi fácil, pois viu a equipa da casa a passar para afrente do marcador logo aos 10 minutos por intermédio de Xavier. Foi já mesmo a terminar a 1ª parte que o Fonte Coberta chegou à igualdade por intermédio de Milhazes. Na 2ª parte tudo ficou mais fácil com o Fonte Coberta a fazer a reviravolta no marcador, sendo Ronca o autor do 1-2 aos 57 minutos. À passagem dos 75 minutos de Autogolo  o Fonte Coberta dilata para 1-3. Aos 77 minutos Ronca bisa ao fazer o 1-4 final. Com os ouvidos no jogo do Várzea souberam do golo destes no cair do pano, um golo que os colocou na liderança. O Fonte Coberta está a fazer um inicio de época histórico, talvez único em toda a sua existência com 6 vitorias consecutivas que o faz líder da série A , e que promete ser o mais forte candidato ao titulo. É Líder 18 pontos, e deixa o 2º Oliveira a um ponto. O Paradela somou a 2ª derrota consecutiva e está no 10º Lugar com 6 pontos.       

4-Remelhe 5 (Camocha 2, Cléber, Cenoura e Rafa)- 2 Águias de Sº Mamede (Miguel Costa e Gleidson)

O Remelhe recebeu o último classificado e não teve dificuldades em vencer por margem folgada.

Não temos da parte destas duas equipas quem nos informe ao minuto em que surgem os golos em tempo real. E torna-se difícil desenvolver análise deste jogo. Nem tão pouco sabemos a marcha do marcador nem resultado ao intervalo. Sabemos sim que o Remelhe com esta vitória passou a somar 10 pontos em 6 jogos disputados, e está a 7 pontos do lugar que lhe dá acesso direto à passagem da fase seguinte, e a 3 pontos do lugar que dá direito a fazer parte da 1ª divisão da próxima época (o 5º lugar não e certo ) . O Sº Mamede somou o seu 7º jogo e sétima derrota e não soma qualquer ponto, estando isolado no último lugar.  

5- J. São Martinho 5 (Luís 2, Rego 2,Riky) -1 Chorente (Serginho)  

O Sº Martinho voltou às vitórias perante o Chorente e por margem folgada com goleada.

Também aqui neste jogo não temos colaboradores a informar os golos em tempo real, e não podemos sequer dizer os minutos e marcha do marcador, resta-nos dizer que o Sº Martinho com esta vitória subiu ao 7º Lugar com 9 pontos em 6 jogos realizados. O Chorente com esta derrota manteve o 11º Lugar com 4 pontos.  

6-Milhazes 0-2 GDR Campo (Santas 2)

Por fim destacamos a vitória do GDR Campo em Milhazes por 2-0 com Santas a bisar na partida.

Este jogo veio provar a equipa sensação do GDR Campo, que ainda não jogou no seu reduto que se encontra em obras, e tem jogado sempre fora de casa. Dois golos de Santas fizeram o resultado. E também vem provar o mau momento da equipa do Milhazes que somou a 4ª derrota consecutiva. Também aqui não tivemos informação em tempo real, e não podemos sequer dizer a que minuto foram apontados os golos. O GDR Campo deu mais um passo em busca de garantir um lugar na 1ª Divisão, soma 10 pontos em 7 jogos e encontra-se em 5º lugar com os mesmos pontos do Remelhe. O Milhazes soma 3 pontos e está no 12º Lugar.    

Resultados e marcadores da 7ª Jornada série A

 Várzea 1(Miguel)-1 Oliveira (Ferraz)  

J. São Martinho 5 (Luís 2, Rego 2,Riky) -1 Chorente (Serginho)  

Remelhe 5 (Camocha 2,Cléber,Cenoura e Rafa)-2Águias de Sº Mamede(Miguel Costa e Gleidson)

Carapeços 1 (Samuel) - Palme 1 (Gaio)  

Paradela 1 (Xavier) - 4 Fonte Coberta (AG, Ronca 2, Milhazes)

Milhazes 0-2 GDR Campo (Santas 2)